Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa

Metodologia de Ensino de Ciências 1

Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

PRECISA-SE DE UM AMIGO

24/05/2013 23:59:55

ESTOU ENVIANDO UM ARTIGO DE BULLYING NA ESCOLA

Tarefas de avaliação

Luís Paulo Piassi 22/05/2009 20:48:43

Elaborar atividades:

Em grupo:

  • Recursos de mídia
  • Simulações, analogias, etc.
  • Estudo do meio

    Individual:

  • Recursos de mídia
  • Simulações, analogias, etc.
  • Estudo do meio

    Fradman Sampaio Bertucci (29/05/2009): Ai! meu Deus do Céu! Como fazer, aonde clicar para inserir as atividades? Eu testei de tudo...cliquei em todos os links a esquerda....

    Fradman Sampaio Bertucci (29/05/2009): Login>>>metodologia do ensino de Ciencias>>> Atividades de Ciencias da Natureza>>> cadastrar novo item.... eeeeee Abraços

    Marcos Santos Barbosa (11/07/2009): Alguém sabe como excluir um item?

    Fradman Sampaio Bertucci (14/07/2009): eu tentei excluir um pdf nao consegui ainda...

  • Prova de Metodologia

    Luís Paulo de Carvalho Piassi 12/05/2009 14:01:03

    A prova de Metodologia de Ensino de Ciências 1 será no dia 19 de junho das 19:30h às 21:30h. A prova será individual e sem consulta e terá três questões, relativas à leitura dos textos abaixo indicados.

     

    Novos Rumos Para o Laboratório Escola de Ciências
    A. Tarciso Borges . pp. -

    Este trabalho discute o papel das atividades práticas no ensino deciências e revê como o laboratório escolar de ciências tem sido usado.Discute os pressupostos sobre a natureza do conhecimento quesuportam esses usos e os equívocos a que conduzem. Descreve algumasalternativas potencialmente mais relevantes e pedagogicamenteinteressantes que temos estudado, em contraste com os tipos deatividades fortemente estruturadas tradicionalmente utilizadas pelosprofessores. Em particular, defende a adoção d...

     

    Pluralismo Metodológico no Ensino de Ciências
    Carlos Eduardo Laburú, Sérgio de Mello Arruda, Roberto Nardi Ciência & Educação 9(2) 2003. pp. 247-260

    Inspirados numa leitura epistemológica feyerabendiana, este trabalho sugere uma abordagem metodológica pluralista para o ensino das ciências. Defendemos que esse estratagema didático seja potencialmente mais eficaz para a aprendizagem, na medida em que procura dar conta do espectro de questões que se apresentam na sala de aula.

     

    Almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental
    Lúcia Helena Sasseron, Anna Maria Pessoa de Carvalho Investigações em Ensino de Ciências 13(3) 2008. pp. 333-352

    Com o intuito de começar o processo de Alfabetização Científica nas séries iniciais do Ensino Fundamental, propomos um ensino de Ciências que leve os alunos a trabalhar e a discutir problemas envolvendo fenômenos naturais e as implicações que o conhecimento destes pode acarretar à sociedade e ao ambiente. Para tanto, apresentamos um estudo qualitativo realizado após a aplicação de uma seqüência didática de Ciências em uma 3ª. série do Ensino Fundamental. A seqüência foi planejada com o objetivo ...

    Fradman Sampaio Bertucci (10/07/2009): CXieenca ama amai a mao

    Fradman Sampaio Bertucci (10/07/2009): Professor! Como faz para excluir ( quero trocar) o arquivo .pdf que inclui na atividade do site??

     
     

    O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

     

    EFLCH
    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

     

    EACH
    Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Financiamento e apoio:


    UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
    Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados

    EFLCH
    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

     

    EACH
    Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Financiamento e apoio:


    UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
    Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados