Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Representando Constelações

Ricardo A. Viana de Lacerda, Artur R. Viana Lacerda, Eloiza H. W. Hieda, Geraldo Majela da Silva, Alexandre Cachone Pinto

Clique para ampliar

Autores

Ricardo A. Viana de Lacerda, Artur R. Viana Lacerda, Eloiza H. W. Hieda, Geraldo Majela da Silva e Alexandre Cachone Pinto

Resumo

Esta atividade foi proposta para observação do mapa celeste, comparar algumas constelações e ainda elaborar gráficos através de sistema de coordenadas.

Noções Científicas

Os alunos deverão ter noção de distâncias astronômicas, letras do alfabeto grego, as cores das estrelas, noção espacial 3D, distância relativa.

Habilidades

Artística e motora para construção do móbile. Pesquisa dos dados sobre as constelações, via internet. Conversão de escala de medida: ano-luz/metro. Utilização de planilha eletrônica.

Introdução

Astronomia e Astrologia nasceram e se desenvolveram juntas, e contra a vontade de muitos radicais continuam juntas se complementando em um lindo namoro. A Astrologia é a arte e ciência do estudo dos astros em relação a vida na Terra, enquanto que a Astronomia é a "ciência que estuda e descreve as qualidades físicas, movimentos e ciclos dos astros e as leis físicas validas entre eles. A Astronomia moderna oferece informações preciosíssimas sobre as características físicas, movimentos e ciclos do Sol, Lua e planetas num grau de detalhe que chega a satisfazer ao espírito mais curioso. O conhecimento do Sol, Lua, planetas e estrelas que oferece a Astronomia Moderna ajudam em muito a compreensão dos significados astrológicos dos planetas e seus ciclos. O avanço nos cálculos e métodos de observação permite conhecer o posicionamento dos planetas em diversos sistemas de referência (zodíacos) o que permite uma pesquisa detalhada e diversificada da relação dos planetas e seus ciclos com a vida na Terra.

Materiais

  • Mapas das constelações
  • Tabelas constando dados necessários para montagem dos móbiles
  • Papel cartão(azul)
  • papel sulfite:azul, branco, amarelo, laranja e vermelho, para confecção das estrelas
  • papel milimetrado
  • linha de costura
  • agulha de costura
  • fita crepe ou adesiva
  • régua
  • lápis.

    Montagem

  • Pesquisa na internet sobre as principais constelações, ex: Órion, Cruzeiro do Sul,do Zodíaco, etc.
  • Dividir a classe em grupos e cada grupo será responsável pela confecção de uma constelação, elaborando o gráfico do sistema de coordenadas e posteriormente calculando a distância de cada estrela em relação a Terra. Lembrando que cada estrela deverá ser representada de acordo com o seu tipo espectral.

    Clique para ampliar
    Figura 1 - Coordenadas da Constelação de Escorpião

    Clique para ampliar
    Figura 2 - Móbile da Constelação de Escorpião

    Clique para ampliar
    Figura 3 - Móbiles expostos no laboratório

    Situação-Problema

    As estrelas que constituem uma dada constelação estão à mesma distância em relação ao planeta Terra? Por que algumas aparentam maiores e outras menores?

    Hipóteses

    As estrelas mais brilhantes estão mais próximas do nosso planeta, enquanto as menos brilhantes estão mais distantes. As estrelas apresentam apenas uma cor e todas possuem a mesma temperatura.

    Instrumentos Para Testar as Hipóteses

    Pesquisar em sites da internet sobre as estrelas que compõem a constelação do seu grupo e comparar a cor com a temperatura.

    Experiências dos Alunos

  • Observação celestial do Cruzeiro do Sul, Três Marias
  • Elaboração de gráficos utilizando sistema de coordenadas
  • conversão de escalas de medida
  • pesquisa on-line.

    Procedimentos do Professor

  • Sondagem da turma lançando questões sobre o que a turma entende por constelação; do que é formada uma constelação; quais constelações os alunos conhecem.
  • Definir os grupos e dividir os temas.
  • Solicitar pesquisa on-line sobre as características de cada constelação, inclusive a distância em ano-luz, tipo espectral de cada estrela, por que cada uma possui cor característica.
  • Revisar como elaborar o gráfico de sistema de coordenadas
  • Orientar a confecção de estrelas feitas com tiras de papel sulfite
  • Revisar escalas de medida e montagem do móbile.

    Observações e Resultados

    Os alunos observaram que as estrelas possuem cores diferentes e esta característica define se são quentes ou frias, ainda perceberam que cada estrela que constitui a constelação, está a diferente distância em relação às demais.

    Acordo Coletivo

  • Confecção do móbile e posterior exposição no laboratório.
  • comparação das diferentes medidas de distância da estrela em relação a Terra, conforme a escala escolhida pelo grupo.

    Formas de Registro

    Anotações da pesquisa on-line, confecção dos móbiles e relato das observações durante a atividade.

    Organização da Classe

    Divisão da turma em 7 grupos e cada grupo deverá montar um móbile de uma constelação(sorteio).

    Informações Adicionais

    Apresentação das letras do alfabeto grego para identificar as estrelas.

    Bibliografia

    Caderno do Aluno: Física - 1ª série - Volume 3.

    Referências

  • www.astrothon.com
  • www.google.com.br

    Dados adicionais

    Grupo de Usuários:  

    151991984,227116288,21476249,87412275,102185724

    Tema Gerador:  

    Astronomia

    Nível:  

    Ensino Fundamental II

    Duração:  

    3 aulas

    Tópicos:  

    Estrelas, constelação, tipos de constelação.

    Termos Científicos:  

    Magnitude estelar, sistema de coordenadas, alfabeto grego, ano-luz

    Área:  

    astronomia

    Tema:  

    estelar

    Tópico:  

    estrelas

  •  
     

    O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

     

    EFLCH
    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

     

    EACH
    Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Financiamento e apoio:


    UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
    Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados