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Duração do Dia em Varias Partes do Planeta

Eloiza H. W. Hieda, Geraldo Majela da Silva, Alexandre Cachone Pinto, Ricardo A. Viana de Lacerda, Artur R. Viana Lacerda

Autores

Eloiza H. W. Hieda, Geraldo Majela da Silva, Alexandre Cachone Pinto, Ricardo A. Viana de Lacerda, Artur R. Viana Lacerda

Resumo

Mostrar aos alunos que em um mesmo dia,em difentes partes do planeta,o dia tem uma duração bem diferente da que ele vivencia no seu dia-a-dia. Através de uma pesquisa na internet,em grupos, usando sites previamente informado aos alunos, como por exemplo: http://infotempo.uol.com.br. Eles devem comparar a duração do dia nos diferentes hemisférios.Após a pesquisa os alunos deveram discutir o que provoca essa diferença.

Noções Científicas

  • Inclinação do eixo da Terra;
  • Duração do dia;
  • Estações do ano.

    Habilidades

  • Identificar regularidades no movimento Terra e do Sol;
  • Comparar resultados;
  • Elaborar gráfico.

    Introdução

    Pesquisar a duração do dia em diferentes partes do planeta na mesma época, para comparar e identificar as varias possibilidades existentes. O aluno irá perceber que o motivo dessa diferença - duração do dia - se dá por conta da inclinação do eixo da Terra juntamente com sua posição no globo.

    Materiais

    PCs com acesso à internet (Sala Ambiente de Informática);

    Situação-Problema

  • O dia tem a mesma duração em todo planeta?
  • Por que dessa diferença?
  • Qual a relação da duração do dia com as estações do ano?

    Experiências dos Alunos

  • Comparar os resultados e indicar em gráficos a diferença encontrada, usando também um globo para melhor visualizar essa diferença.
  • Como foi escolhido 8 cidades sendo 4 em cada hemisfério, foi feito um gráfico que mostrou a duração do dia em cada cidade, que foi possivel perceber a influência da inclinação do eixo, onde posteriormente, com o auxílio do globo terrestre ficou claro o entendimento desse fenômeno.

    Observações e Resultados

  • O fato de pesquisar usando a Sala Ambiente de Informática aumentou o estímulo dos alunos. O entendimento do assunto em questão foi alcançado, como também outros assuntos relacionados com a inclinação do eixo como por exemplo: As estações do ano e sua duração.

    Formas de Registro

  • Pesquisa pela internet;
  • Construir gráficos;
  • Registrar as conclusões do grupo.

    Organização da Classe

  • Grupos de até 4 alunos.

    Vídeo

    No video é possivel obter uma boa visualização do assunto pelos alunos.

  • Dados adicionais

    Grupo de Usuários:  

    151991984,227116288,21476249,87412275,102185724

    Tema Gerador:  

    Dia e Noite

    Nível:  

    Ensino Médio

    Duração:  

    3 aulas

    Tópicos:  

    Duração do dia,Inclinação da Terra

    Área:  

    Astronomia

    Tema:  

    Duração do dia

    Tópico:  

    Sol,Terra e Dia

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