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O Dia, a Noite e os Fusos Horários.

Hellen Silvestre Coimbra, Marcio Alves da Silva, Tereza Lavina Guimaraes dos Santos

Resumo

De acordo com a definição de tempo civil, lugares de longitudes diferentes têm horas diferentes, porque têm meridianos diferentes. Inicialmente, cada nação tinha a sua hora, que era a hora do seu meridiano principal. Por exemplo, a Inglaterra tinha a hora do meridiano que passava por Greenwich, a França tinha a hora do meridiano que passava por Paris. Como as diferença de longitudes entre os meridianos escolhidos não eram horas e minutos exatos, as mudança de horas de um país para outro implicavam cálculos incômodos, o que não era prático. Para evitar isso adotou-se o convênio internacional dos fusos horários. Cada fuso compreende 15º (= 1 h). Fuso zero é aquele cujo meridiano central passa por Greenwich. Os fusos variam de 0h a +12h para leste de Greenwich e de 0h a -12h para oeste de Greenwich. Todos os lugares de um determinado fuso têm a hora do meridiano central do fuso. Nessa atividade exploraremos a relação entre o dia claro, a noite e os fusos horários. Realizando demonstração com a realização de atividade prática , desenvolvemos um experimento didático, simples de ser construído, que usa materiais de baixo custo, disponíveis no comércio.

Noções Científicas

  • A sucessão dos Dias e das Noites;
  • Como funcionam os Fusos Horários e sua relação com o meridiano de Greeenwich;
  • O Sistema Terra – Sol e a linha do Equador Terrestre;
  • Ponto referencial para estabelecimento do marco zero.

    Habilidades

  • Desenvolver atitude investigativa;
  • Compreender as diferenças de dia claras, noite e como acontecem os fusos horários;
  • Narrar e debater as situações imaginarias relacionadas ao Sistema Terra – Lua;

    Introdução

    Em quanto nós estamos na escola elaborando a atividade proposta, como as pessoas estão do outro lado do mundo? Será de noite, ou de dia? Como será conversar com alguém que mora do outro lado do mundo? Mas porque isso acontece?Essas e muitas outras questões iremos responder depois que descobrimos a relação entre o Sol, o dia e o fuso horário. Este experimento, sendo tridimensional, torna mais simples a explicação por parte do professor e de fácil compreensão e visualização por parte dos alunos.

    Materiais

  • Globo terrestre escolar;
  • Massa de modelar;
  • Lâmpada;
  • Plug com soquete para ligar a lâmpada
  • Tabela de o horário (anexo).

    Montagem


    Figura 1 - Globo terrestre escolar para demostrar a inclinação do Planeta Terra.

    Clique para ampliar
    Figura 2 - Lâmpada e tomada para Simular o Sol.

    Situação-Problema

    Porque temos horários diferentes em todo o mundo?

    Hipóteses

  • O que é Fuso Horário?
  • O que é ponto referencial?
  • Qual a relação entre o Sol e o Dia?

    Procedimentos do Professor

    Fazer uma discussão sobre, o porquê tem horários diferentes em todo o mundo;

    Encontramos uma apresentação(em anexo) que traz de forma criativa, a aplicação dos fusos horarios, pode ser utilizado em forma de apresentação no computador da escola ou impresso.

    Apresentar a tabela de fuso horário e explorar a leitura.

    O professor deve neste momento apresentar o globo terrestre escolar que já possui a inclinação adequada.

    Formando então um sistema o Sol, representada pela lâmpada e a terra, representada pelo globo terrestre. A exploração do sistema montado deve ser mediada pelo professor, seguido da escolha de dois pontos que tenham 24 horas de diferenças marcados com pequenas bolinhas feitas com massinha de modelar para que o aluno possa entender o que acontece com as diferenças de horários.

    Juntamente com os alunos e utilizando a tabela de fuso horário, analisar o que está acontecendo.Porque existe essa diferença de horário? Após a analise e demonstração da maquete o professor deve solicitar ao aluno ao término da atividade simule uma conversa com alguém do outro lado do mundo.

    Observações e Resultados

    A atividade proporcionaou aos alunos a oportunidade de compreender como ocorre as diferenças de horarios em todo o mundo de maneira simples.

    Sendo a atividade palpavel e de visualização tridimensional o aluno pode entender com maoir facilidade o conteudo aplicado.

    A interação entre os alunos enriqueceu a atividade e a troca de experiencias.

    Formas de Registro

    O registro da atividade será através de uma estória com o tema:Meu amigo mora no outro lado do mundo!!Solicitar aos alunos que façam uma estória contando como seria conversar com alguém que esta a 24 horas de diferença de fuso horário.

    Organização da Classe

    Atividade em trios.

    Informações Adicionais

    O video encontrado é extremamente didático e de fácil entendimento. Pode ser utilizado na forma de video ou impresso. http://www.atividadeseducativas.com.br/atividades/1824_fusos.swf

    Dados adicionais

    Autores:  

    Hellen Silvestre Coimbra, Marcio Alves da Silva, Tereza Lavina Guimaraes dos Santos

    Tema Gerador:  

    Dia e Noite

    Nível:  

    Ensino Médio

    Duração:  

    3 aulas

    Tópicos:  

    Sistma Terra - Sol, Fuso Horário.

    Termos Científicos:  

    Longitude, Meridiano de Greeenwich, Fuso horário.

    Área:  

    astronomia

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