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Marte uma Nova Forma de Aprender

Katia Regina Varela Roa, Angelita Lima, Adriana, Sandra Reis, Mirian, Marcio

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Resumo

A atividade pode ser aplicada no ensino fundamental II na disciplina de ciência e no ensino médio na disciplina de física, mas nada impede de ser trabalhar essa atividade de forma interdisplinar,pois aborda outras áreas do conhecimento. Procura-se desenvolver em sala algumas questões de exploração espacial, analisando em especial o planeta Marte e levar o nosso aluno a conhecer fontes de informações e formas de obter informações relevantes, sabendo interpretar notícias científicas.

Ao longo da atividade o nosso aluno pode começar a perceber o papel da ciência e da física nas explorações espaciais e qual a sua importância para evolução do conhecimento científico.

A partir da leitura de imagems fotograficas ,propomos as seguintes situações problemas:Qual o lugar que representa essas fotos?Como as fotos forma tiradas?

Noções Científicas

  • velocidade e gravidade.
  • missões espaciais.
  • composição química do planeta.
  • imagens espaciais

    Habilidades

  • Desenvolver a norma culta da língua Portuguesa e fazer uso das linguagens científicas.
  • Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais.
  • Selecionar,organizar,relacionar,interpretar dados e informações representados de diferentes formas,para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
  • Relacionar informações,representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas ,para construir argumentação consistente.
  • Compreender a Física presente no mundo vivencial e nos equipamentos e procedimentos tecnológicos.Descobrir como funciona determinados aparelhos espaciais e de uso comum.
  • Dimensionar a capacidade crescente do homem favorecida pela tecnologia.

    Introdução

    os professores da rede pública elaboraram uma atividade para trabalhar reportagem de caráter científico contido na revista Sientific Americam ,com alunos do ensino fundamental II e médio. Inicialmente a atividade com os alunos foi realizada pela leitura de imagem, para resolução da seguinte situação problema: “Qual o local que está sendo apresentado as fotos?”

    Após as respostas a essa situação foi proposta uma segunda situação problema: “Como são tiradas fotos em outros planetas tal como Marte ?”. Essas duas situações problemas levaram os alunos ao estudo e pesquisa sobre Marte. A compreensão sobre Marte e as pesquisas espaciais realizadas a Marte foi demonstrada pelos alunos através de historinhas em quadrinhos que retratam o planeta Marte e suas características através dos estudas realizados pelas sondas espaciais que foram a Marte.

    Materiais

  • Imagens retiradas na internet,apresentadas em power point.
  • folhas de sulfite
  • mídia (Data show )
  • computador

    Montagem

  • pesquisar na internet ou nas revistas fotos sobre o planeta Marte

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    Figura 1 - imagem de Marte:vikinglander2-2


    Figura 2 - imagem de Marte:vikinglander1-2

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    Figura 3 - imagem de Marte:vikinglander1-3

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    Figura 4 - imagem de Marte:vikinglander2-1


    Figura 5 - imagem de Marte:vikinglander2-1

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  • Preparar as fotos para mostrar aos alunos(pode ser feita a apresentação das fotos numa sala de informática,uma sala com data-show(apresentação em power point)ou imprimir as fotas e coloca-las num ponto da sala).
  • Prepar uma pesquisa das missões a Marte para ajudar os alunos a responder como as fotos foram tiradas.

    Situação-Problema

    De onde são as fotos apresentadas e como são tiradas as fotos?Por quê tem missões em Marte?>De onde são as fotos apresentadas?

    Como são tiradas as fotos em Marte?

    Por que tantas missões a Marte?

    Por que Marte é considerado planeta vermelho?

    Se Marte é planeta vermelho por que os marcianos são verdes?

    Hipóteses

  • As fotos são de desertos de Marte.
  • As fotos foram tiradas por sondas espaciais que estão explorando Marte.

    Instrumentos Para Testar as Hipóteses

    Pesquisa dos alunos sobre Marte e imagens do planeta.

    Experiências dos Alunos

    Aos alunos serão apresentados cinco fotos e eles terão que identificar de onde são as fotos e como serão tiradas.

    As respostas são anotadas em uma folha conforme a ordem da apresentação das fotos, depois de entregue essas anotações ao professor, deve ser explanada aos alunos sobre as missões a Marte e o porquê das missões e qual a necessidade das fotos de Marte.

    Procedimentos do Professor

    A atividade foi aplicada nas turmas de ensino fundamental e nas turmas de ensino médio em três momentos. Primeiro momento: Apresentações de fotos para os alunos sem que sejam informados de onde são retiradas as fotos e do que se tratam as fotos, os alunos são levados a identificar as fotos com os seus próprios conhecimentos. Num segundo momento os alunos são questionados sobre as pesquisas espaciais e a importância das missões a Marte.No terceiro momento e finalização do trabalho os alunos podem realizar uma pesquisa em sala com recursos de mídia da escola ou como pesquisa extra-classe todas as informações sobre Marte e suas missões e essa pesquisa foi apresentada pelos alunos em forma de historinhas em quadrinhos.

    A atividade e desenvolvida seguindo as seguintes etapas:

  • Levar os alunos a sala de informática, apresentar as fotos de Marte aos alunos em rede ou numa apresentação em Data-Show.
  • Questionar sobre as fotos.
  • pesquisar com os alunos sobre as missões a Marte e outras curiosidades sobre esse planeta,caso o professor não tenha o uso da sala de informática pedir paras os alunos pesquisarem em casa.
  • Montagem das historinhas em quadrinhos sobre as informações de Marte.

    Observações e Resultados

    Com a aplicação dessa atividade em sala concluímos com a nossa prática que quando o professor trabalha de forma diferenciada os artigos científicos os alunos absorvem muito mais as informações que estão registradas na revistas científicas.

    A avaliação da aprendizagem dos alunos foi realizada através da participação dos alunos na atividade e a entrega das historinhas em quadrinhos e textos sobre as pesquisas de Marte.Trabalhar com revistas do caráter Scientific Americam no Ensino médio e fundamental ll é muito difícil pois trás uma linguagem muito técnica, para trabalhar com os alunos desse nível educacional, desenvolvemos essa atividade e trabalhamos o tema da reportagem que comentava pesquisas espaciais a Marte em busca de água.Não queremos com esse projeto desqualificar a revista,mas sim demonstrar uma nova forma de aprender sobre Marte com o auxilio de artigos publicados em revistas do caráter cientifico.

    Acordo Coletivo

    Após a conclusão com a pesquisa os alunos admitiram que as fotos eram de Marte e foram tiradas por sondas espaciais ,que foram levadas a Marte por foguetes. As missões a Marte estão relacionadas com a busaca de vida no planeta,água e condições para nós terráquios sobreviverem a Marte.

    Formas de Registro

  • historinhas em quadrinhos sobre Marte.
  • respostas das questões apresentadas.
  • construção de texto sobre as informações pesquisadas

    Organização da Classe

  • em grupo de 4 alunos

    Bibliografia

  • PCNs ENSINO MÉDIO
  • SARESP 2008 MATRIZES DE REFERÊNCIAPARA A AVALIAÇÃO
  • Scientific Americam-Brasil, Rios e lagos no passado marciano, JIM BELL , Por 1 bilhão de anos, boa parte do planeta Marte estava coberta por água em estado líquido Edição 56 ano janeiro de 2007 pg 30-35

    Dados adicionais

    Autores:  

    KATIA REGINA VARELA ROA,ANGELITA LIMA,ADRIANA,SANDRA REIS,MIRIAN,MARCIO

    Grupo de Usuários:  

    16943205,35799969,21950198,10685631,13011237

    Tema Gerador:  

    Exploração Espacial

    Nível:  

    Ensino Médio

    Duração:  

    4 aulas

    Tópicos:  

    exploração a marte

    Termos Científicos:  

    sondas espaciais,ondas de rádio,velocidade,gravidade

    Área:  

    astronomia

    Tema:  

    solar

    Tópico:  

    planetas

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