Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

As Estações do Ano e o Movimento Aparente do Sol

Aguimaria Bernardo, Alessandra Silva dos Santos, Ana Alice de Oliveira Silva, Giuliana Patricia Alves de Sousa, Neusa Amélia da Silva Massakote.

Autores

Aguimaria Bernardo; Alessandra Silva dos Santos; Ana Alice de Oliveira Silva;Giuliana Patricia Alves de Sousa e Neusa Amélia da Silva Massakote.

Resumo

Nesta atividade será utilizado uma imagem do movimento aparente do Sol para que o aluno utilizando os materiais faça uma simulação e compreenda como ocorre este movimento.

A Terra percorre sua órbita em torno do Sol inclinada cerca de 23° e disso resulta o fenômeno das estações. É por causa dessa inclinação que, durante um ano, uma dada região da Terra não recebe a mesma quantidade de irradiação solar. Isso interfere sensivelmente no clima do planeta e dá origem as estações.


Figura 1 - Imagem do movimento aparente do Sol

Noções Científicas

Aprender sobre a influência do eixo de inclinação terrestre no movimento de translação e na determinação das estações do ano.

Habilidades

Compreender o movimento de translação do planeta Terra em volta do Sol e reconhecendo a importância do eixo de inclinação terrestre na determinação das estações do ano.

Introdução

O movimento de translação é um dos movimentos que a Terra realiza, ocorre quando o nosso planeta executa um deslocamento em torno do Sol de forma elíptica.

As estações do ano são uma forma de divisão do ano de acordo com padrões climáticos, que mudam devido à variação do ângulo de incidência dos raios solares que atingem o planeta ao longo do ano que são responsáveis diretos pelo surgimento das estações do ano (inverno, verão, outono e primavera).

Em determinados meses do ano um hemisfério recebe luz e calor com mais intensidade que o outro, dando origem a verões e invernos. Quando é verão no hemisfério sul é inverno no hemisfério norte e vice-versa. Já no outono e primavera a quantidade de luz e calor se equivale.

Quando ocorre o recebimento de luz e calor de forma desigual nos hemisférios o fenômeno é chamado de solstício, esse período acontece nos dias 21 de junho e 21 de dezembro, e marcam a chegada do inverno e do verão.

No momento em que os dois hemisférios recebem luz e calor de maneira igual, o fenômeno é denominado de equinócio, que se inicia nos dias 21 de março e 23 de setembro, a principal característica desses dias é que as noites e os dias possuem o mesmo tempo de duração (12 horas), essas datas determinam o começo do outono e da primavera.

Materiais

Um globo terrestre, uma bola de isopor de 100 mm, um alfinete com cabeça, uma parte de EVA de cor verde com 10 cm, uma tesoura, uma lanterna e fita adesiva.


Figura 2 - Lanterna, tesoura, EVA, fita adesiva e globo terrestre

Situação-Problema

Como na antiguidade as pessoas sabiam o horário?

Como pode ser observado o movimento aparente do Sol?

Que relação existe entre as estações do ano e o movimento de translação?

Hipóteses

Desde a antiguidade que a humanidade acompanha o movimento do Sol durante o dia que passado algum tempo iniciaram a observação do movimento solar que utilizando um objeto (gnomom) poderia ter uma noção quanto ao horário de acordo com o tamanho da sombra que se forma.

Procedimentos do Professor

Primeiramente solicitar aos alunos que pesquisem em grupo sobre como surgem as estações do ano. Na semana seguinte distribuir a imagem sobre o movimento aparente do Sol e pedir que utilizem a pesquisa durante o desenvolvimento da atividade.

Iniciar pedindo que um aluno em cada grupo recorte o EVA verde em formato de um ser humano e com a fita adesiva grude-o em um determinado ponto no globo terrestre e ilumine-o com a lanterna de leste para oeste simulandoo movimento aparente do Sol.


Figura 3 - Simulação do movimento aparente do Sol

Formas de Registro

De acordo com a aprendizagem criar um texto com ilustrações.

Organização da Classe

A classe será organizada em grupos com cinco alunos.

Referências

http://semanadaastronomia.com/blog/index.php/archives/1946

http://www.zenite.nu

http://www.brasilescola.com/geografia/movimento-translacao.htm

http://sombrasdotempo.org/origens/sol_ano.png

Dados adicionais

Tema Gerador:  

Movimento Aparente do Sol

Nível:  

Ensino Fundamental II

Tópicos:  

Inclinação do eixo terrestre, Sol, movimento de translação, estações do ano

Área:  

astronomia

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados