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Painel Magnético das Estações do Ano

Viviane Ribeiro Linguitte Gadotti, Cesar Augusto Gadotti Sobrinho, Antonio Carlos Tavares de Oliveira Alves, Juvenal Oliveira Pinho, Amanda Cristina da Silva

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Autores

Viviane Ribeiro Linguitte Gadotti; Cesar Augusto Gadotti Sobrinho; Antonio Carlos Tavares de Oliveira Alves; Juvenal Oliveira Pinho;Amanda Cristina da Silva

Resumo

Tendo em vista a preocupação em iniciar os conceitos científicos com a turminha da Educação Infantil, levando em conta a realidade do aluno e da região onde mora, a proposta é trabalhar os conceitos sobre estações do ano de uma forma lúdica onde os conhecimentos serão construidos através de erros e acertos utilizando o recurso de um painel magnético.

Habilidades

    Ser capaz de relacionar algumas características de cada estação do ano; Associar alguns acontecimentos, roupas, comidas, frutas, festas, fatores climáticos com as estações do ano.

Introdução

Diante das dificuldades em iniciar o aprendizado científico com os alunos do Educação Infantil e da "americanização" dos materiais didáticos, ilustrando sempre suas características como a neve no inverno ou o papai noel no nosso verão, com roupas grossas e quentes, o objetivo deste trabalho é "abrasileirar" e mais especificamente abranger a realidade do estado de São Paulo para iniciação científica dos pequenos alunos com o tema estações do ano utilizando para isso um painel magnético.

Materiais

  • Painel metálico com aproximadamente 60X90;
  • Ilustração para o painel metálico (fundo que representa as quatro estações do ano)- Fig. 01;

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    Figura 1 - Base do Painel

  • Ilustrações menores que contemplem cada estação (frutas da época, festas típicas, características do clima, roupas, vegetação caracterísrica, temperatura e imagem do planeta com a incidência dos raios solares de cada uma das estações do ano) - Fig. 2,3,4 e 5 - sugestão:impressas em papel canson;

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    Figura 2 - Sugestões de ilustrações que representam o inverno

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    Figura 3 - Sugestões de ilustrações que representam o verão

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    Figura 4 - Sugestões de ilustrações que representam o outono

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    Figura 5 - Sugestões de ilustrações que representam a primavera

  • 07 Folhas de imã magnético com lado autocolante(folha flexível 0,4mm - 210X297);
  • Tesoura.

Montagem

Disponibilizar os materiais solicitados (painel metálico, as folhas de imã, ilustrações pequenas e as ilustrações que irão compor o fundo no painel) - Fig. 1,2,3,4 e 5.

Recortar as imagens selecionadas e fixar na parte autocolante da folha imã.

As ilustrações de fundo do painel devem contemplar paisagens relacionadas com as quatro estações do ano e sua escolha fica a critério de cada um ou utilizar a sugestão em anexo (Fig. 1). Em relação ao tamanho das ilustrações deve-se levar em consideração os diâmetros do painel metálico. Se utilizar o tamanho sugerido o indicado é imprimir cada uma das quatro partes da base do painel separadamente e a sugestão é utilizar o programa Microsoft Power Point para imprimir no tamanho A4 e o mesmo vale para as imagens menores. Após impressão espere a secagem para fixação na parte autocolante da folha de imã e se necessário recorte as sobras.Fixe as ilustrações de fundo no painel (Fig. 6).

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Figura 6 - Fundo do painel

Fixar o painel magnético na sala de aula em uma altura ao alcance dos pequeninos.

Inciar o procedimento do professor.

Situação-Problema

Onde você mora cai neve? Por que o Papai Noel veste roupas de inverno (roupas quentes) numa época do ano que faz calor? Quando acontesse a festa junina esta mais frio ou mais quente? E na páscoa? Por que no inverno faz frio e no verão é mais quente? Por que na primavera e no outono não é tão frio e nem tão quente?

Experiências dos Alunos

Os aluno observam mudanças durante o ano, principalmente, sobre o clima e as roupas que veste e a partir daí se torna mais fácil associar com as estações do ano.

Procedimentos do Professor

Conversar com os alunos sobre o tema e verificar os conhecimento que já possuem. Introduzir alguns conhecimento científicos (Estações do ano; Posição do Sol; Translação). Incentivar a observação periódica do céu e as características que cada estação do ano apresenta (Atenção: salientar o perigo de observar o sol a olho nu). Iniciar com a estação em vigor.

Distribuir ilustrações para que os alunos relacionem com a estação do ano estudada no momento.

Após pesquisa das imagens sentar em roda e argumentar com os alunos sobre todas as imagens selecionadas e qual se encaixa perfeitamente com a estação do ano em questão.

Solicitar que cada aluno de posse de um ou mais imãs fixe-o na ilustração base do painel que julgue correto (Fig.7). Neste momento, o importante é não interromper o processo de fixação mesmo que ocorra o erro e orientar os demais alunos para isso.

No final da fixação pedir que os alunos apontem os eventuais erros de modo irreverente e que façam os acertos.

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Figura 7 - Exemplo da fixação dos imãs na parte do inverno

Cada professor pode adequar esta proposta a sua realidade (local, região e ambiente escolar em questão)e fazer uso do material ou montagem que julgue conveniente e disponível para o seu trabalho.

Observações e Resultados

Este painel magnético associa situações e acontecimentos do dia-a-dia do aluno com as estações do ano e desta maneira introduz novos termos, ampliando seu vocabulário e dando início ao aprendizado científico. Painel pronto com os imãs (Fig.8):

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Figura 8 - Painel Pronto

Organização da Classe

Participação coletiva onde o professor explora os conhecimentos dos alunos e suas observações através de questionamentos.

Bibliografia

  • BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. , Brasília: MEC/SEF, 1998.
  • MORTIMER, E.F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
  • MORAES, R..; RAMOS, M.G. Construindo conhecimento: uma abordagem para o ensino das ciências. Porto Alegre,: Sagra, 1988.
  • OLIVEIRA, Daisy Lara. Ciências na sala de aula. Porto Alegre: Mediação, 1997.
  • http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm
  • http://www.zenite.nu/02/1-estacao.php

    Dados adicionais

    Tema Gerador:  

    Movimento Aparente do Sol

    Nível:  

    Educação Infantil

    Duração:  

    De 2 a 5 aulas

    Termos Científicos:  

    Estações do ano; Posição do Sol; Translação

    Área:  

    astronomia

    Tema:  

    solar

    Tópico:  

    sol

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