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Jogo do Sistema Solar (Super Trunfo)

Viviane Ribeiro Linguitte Gadotti, Cesar Augusto Gadotti Sobrinho, Antonio Carlos Tavares de Oliveira Alves, Juvenal Oliveira Pinho

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Autores

Viviane Ribeiro Linguitte Gadotti; Cesar Augusto Gadotti Sobrinho; Antonio Carlos Tavares de Oliveira Alves; Juvenal Oliveira Pinho

Resumo

Explorar os conceitos do Sistema Solar através de um jogo de cartas(Super Trunfo) onde os alunos irão confeccioná-las após pesquisa direcionada pelo professor e desta forma poderão absorver os conteúdos brincando.

Termos Científicos

Planetas, satélites, estrelas,cometas,massa, período orbital, velocidade orbital, diâmetro equatorial, temperatura, Km, Km/s, Unidade Astronômica U.A.

Habilidades

  • Diferenciar os corpos celestes
  • Compreender as dimensões (distâncias,tamanhos e massa)

Introdução

A utilização de atividades lúdicas nas escolas, pode contribuir para uma melhoria nos resultados obtidos pelos alunos. Claro, que atividades de cunho lúdico não abarcariam toda a complexidade que envolve o processo educativo, mas poderiam auxiliar na busca de melhores resultados. Estas atividades seriam mediadoras de avanços e contribuiriam para tornar a sala de aula um ambiente alegre e favorável.A partir destas idéias a proposta é trabalhar os conceitos sobre Sistema Solar de forma lúdica através de um jogo de cartas (Super Trunfo)onde os alunos, seguindo o roteiro do professor, confeccionarão as cartas e por fim iniciarão uma prazeroza partida .

“ O Lúdico é eminentemente educativo no sentido em que constitui a força impulsora de nossa curiosidade a respeito do mundo e da vida, o princípio de toda descoberta e toda criação." (Santo Agostinho - Fonte:http://www.mundodosfilosofos.com.br/agostinho.htm)

Materiais

  • Roteiro de pesquisa(Fig.1)

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    Figura 1

  • Material de pesquisa (livros e internet - vide bibliografia)
  • Material cartonado para confecção das cartas a ser definido pelos alunos.

Montagem

    A partir do roterio de pesquisa (Fig.1)buscar as informações necessárias para a produção das cartas do jogo.Organizar estas informações, procurar imagens e formatar. Escolher e padronizar um plano de fundo e sobre este colar as informações e imagens. Isto pode ser feito manualmente ou pelo computador, utilizando o programa Power Point, onde cada slide seria uma carta do jogo e por fim salvar cada página como imagens com a extensão jpg e para isto basta selecionar todos os campos, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção salvar como imagem. Depois é só imprimir na folha de papel canson (ou qualquer outro cartonado) e jogar com os colegas de sala.(Fig.2,3,4,5,6)

    Situação-Problema

    Quais são os astros que poderão compor este jogo?

    Qual a diferança entre planeta e planetóide?

    Que informações são relevantes para a pesquisa?

    Como se converte as unidades de medidas para haver uma padronização das cartas do jogo?

    Experiências dos Alunos

    Conhecimentos prévios adquiridos em séries anteiores e através da mídia.

    Procedimentos do Professor

  • Explanação dos conceitos (Planetas, satélites, estrelas,cometas,massa, período orbital, velocidade orbital, diâmetro equatorial, temperatura, Km, Km/s, Unidade Astronômica U.A)
  • Organizar a sala em duplas
  • Entregar o roteiro de pesquisa (Fig.1) e estipular prazo de entrega para conferência do professor.
  • O professor deverá conferir e auxiliar as duplas na organização dos dados coletados.
  • Os alunos em casa confeccionarão as cartas do jogo de forma ilustrada e clara (vide montagem).
  • Por fim, em sala de aula, iniciarão as partidas possibiliando inclusive a troca de material entre as duplas.

    Observações e Resultados

      Através das pesquisas os alunos descobrem um universo de informações valiosas para aquisição do seu conhecimento. Durante o jogo estas informações são absorvidas prazerosamente.

      Esta atividade torna o ensino de astronomia mais atrativo e motivante, através da inclusão de novas práticas de ensino no cotidiano escolar tornando prazeroso o ato de aprender.Com o trabalho manual o aluno é convidado a fazer parte deste universo integrando conceitos e práticas e o resultado de tudo isso é o aprendizado.

      Cartas do jogo Sistema Solar (super trunfo):

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      Figura 2

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      Figura 3

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      Figura 4

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      Figura 5

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      Figura 6

      Organização da Classe

      Em duplas

      Informações Adicionais

      Regras do jogo Super Trunfo

      OBJETIVO

      Ganhar todas as cartas do baralho.

      O JOGO

      O jogo baseia-se na comparação dos valores de sua carta com a dos outros jogadores. Para sua carta vencer, a característica escolhida precisa ter valor maior ou menor (em alguns casos) do que a carta dos seus adversários.

      Quando sua carta vence, você ganha a carta dos seus adversários e a próxima carta de sua pilha aparece para uma nova jogada.

      PLACAR

      O placar mostra o número de cartas que você e seus adversários possuem. O placar vai se alterando automaticamente a cada rodada.

      Em caso de empate as cartas ficam no monte e um placar mostra quantas cartas estão lá. Quando um jogador vencer a próxima rodada, ele ganha todas as cartas do monte.

      COMO JOGAR

      1. Observe, para o Super Trunfo escolhido, qual valor vence em cada característica: se o menor ou o maior valor.

      2. Para iniciar, escolha entre as informações da sua carta, aquela que você julga ter o valor capaz de vencer as cartas dos seus adversários. Exemplo: Se você escolher a informação “velocidade” compare os resultados e quem for o mais veloz ganha a carta do adversário.

      •se você vencer - as cartas dos outros jogadores irão para trás do seu monte de cartas e você continua escolhendo a informação da sua próxima carta.

      •se outro jogador vencer - as cartas irão para trás do monte de cartas dele e a vez de escolher passa para ele.

      •em caso de empate - as cartas irão para o monte e as próximas cartas - sua e dos seus adversários - ficam de aldo e se inicia uma nova disputa é feita sendo que o jogador que escolheu as cartas que empataram deve escolher novamente. Neste caso, apenas os jogadores que empataram jogam novamente para ver quem será o vencedor. O vencedor ganha as cartas que empataram e estão no monte. Se um dos jogadores que empataram não possuir outra carta para jogar, a anterior volta para a mão dele para ser usada no desempate.

      3. CARTA SUPER TRUNFO

      Existe entre as cartas uma carta SUPER TRUNFO. Esta carta vence todas as cartas do baralho independentemente do valor de suas características. Ela perde apenas para as cartas que tenham a letra A (1A, 2A, 3A, etc), marcado na parte superior de cada uma.

      4. Quando a carta SUPER TRUNFO aparecer, a comparação será automática com as cartas dos adversários, sem necessidade de você escolher uma característica de sua carta.

      5. FIM DO JOGO

      O jogo termina quando um dos jogadores ganhar todas as cartas do baralho.

      Bibliografia

    • BRETONES,Paulo Sérgio.Os segredos do universo.São Paulo: Atual,1995.
    • BRETONES, Paulo Sérgio. Os segredos do sistema solar. São Paulo: Atual, 1993.
    • OLIVEIRA, Daisy Lara. Ciências na sala de aula. Porto Alegre: Mediação, 1997.
    • MAHONEY, Terry. Astronomia.São Paulo: Melhoramentos,2006.
    • ATLAS VISUAL - O UNIVERSO. São Paulo: Ática,1999.
    • http://www.semlimites.com.br/ciencia/ciencia_astronomia_2.shtm
    • http://www.solarviews.com/portug/solarsys.htm

      Dados adicionais

      Tema Gerador:  

      Sistema Solar

      Nível:  

      Ensino Fundamental II

      Duração:  

      1 bimestre

      Área:  

      astronomia

      Tema:  

      solar

      Tópico:  

      sistema solar e exoplanetas

 
 

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