Aulas de Astronomia

Terra e Lua


Resumo

Inciamos essa aula por uma pergunta: se a Terra fosse uma fruta, qual seria?

Esta situação problema foi o elemento motivador da primeira atividade desenvolvida com os professores que promoveu a discussão do formato da Terra e de suas dimensões relativas.

Numa segunda atividade foram feitas comparações relativas entre dimensões e distância da Terra e da Lua a partir de sua representação em pequena escala, com auxílio de bolas de diferentes diâmetros, mantendo as proporcionalidades de tamanho e de distância entre elas.

Objetivos

  • Levar o aluno a repensar os conceitos presentes no senso comum relacionados ao formato da Terra e suas dimensões relativas
  • Estabelecer comparações relativas entre dimensões e distância da Terra e da Lua.

Estrutura da Aula

  1. Atividade: Se a Terra fosse uma fruta ...
  2. Discussão: O que o aluno aprende com essa atividade?
  3. Atividade: A Terra e a Lua
  4. Discussão: A metodologia investigativa: situação-problema
  5. Discussão: Que outros temas estão relacionados com "Dia e Noite"?
  6. Elaboração: Os grupos elaboram atividades sobre "Dia e Noite"

Atividade da Aula
 

Sistema Solar
Proporções Entre a Terra e a Lua
Ricardo A. Viana de Lacerda, Artur R. Viana Lacerda, Eloiza H. W. Hieda e Geraldo Majela da Silva.

Determinando as proporções entre os diâmetros e a distância da Lua e da Terra.. Determinando as proporções entre os diâmetros e a distância da Lua e da Terra. Proporções entre os tamanhos da Terra e da Lua, proporções entre a distância da Terra e a Lua. Usar calculadora comum, fazer conversões de unidades de medidas, noção de espaço e dimensão,usar instrumentos de medida, etc. Se você pesquisar na internet sobre alguns dados numéricos da Lua e da Terra, certamente encontrará valores aproximados ...

Atividades propostas pelos participantes
 


Construindo um Relógio de Sol com uma Garrafa Pet
Jedeon, Edjoel, Carlos, Rosana, Nedir, baseado nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia

Construir um Relógio de Sol. Construir um Relógio de Sol Você sabe que aparentemente o Sol gira ao redor da Terra e que gasta 24 horas para dar uma volta completa. Num círculo temos 360 graus, logo, dividindo 360 graus por 24 horas obtemos 15 graus para cada hora. Ou seja, o Sol “gira” 15 graus em cada hora ao redor da Terra. Trabalhos manuais, uso de transferidor, régua e levantamento de latitudes num mapa, uso de bússola Como você sabe, o Sol é a estrela da qual depende toda a vi...

 

Dia e Noite
Corinthians e o Fuso Horário
Viviane Ribeiro Linguitte Gadotti; Cesar Augusto Gadotti Sobrinho; Antonio Carlos Tavares de Oliveira Alves; Juvenal Oliveira Pinho;

O tema fuso horário será trabalhado de forma contextualizada utilizando para isso uma reportagem sobre o Corinthians e um desafio onde os alunos deverão calcular o fuso horário em diversas regiões do mundo.

Dados adicionais

Número: 01

Data: 23/03/2009

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