Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

A Física nos Filmes de Ficção Científica

Luciene de Fátima Silva, Rodolfo Aquiles Fortunato Ferreira, Cláudio Pires de Mendonça, José Maurício de Andrade

Autores

Luciene de Fátima Silva, Rodolfo Aquiles Fortunato Ferreira, Cláudio Pires de Mendonça e José Maurício de Andrade

Resumo

Este trabalho objetiva criar um espaço no currículo escolar para, paralelamente ao ensino formal da Física, apresentar e analisar fenômenos físicos presentes nos filmes do gênero ficção científica, os quais se constituem não só como componentes curriculares do ensino de Física mas também como elementos da cultura científica. A proposta está sendo aplicada a alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF,como “módulo de estudo” durante o presente trimestre letivo, com duas aulas semanais,e tem se revelado como um recurso motivador para fomentar o debate científico acerca dos fenômenos físicos identificados pelos alunos nos filmes exibidos.

Resenha

Os alunos do curso de licenciatura em Física da UFJF, cursando a disciplina Didática e Prática de Ensino de Física, vincularam parte do estágio ao Colégio de Aplicação João XXIII, com o planejamento e execução de um módulo, com utilização de filmes de ficção científica, que além de ser um entretenimento, constitui-se também como meio de disseminação cultural, divulgação da ciência e tecnologias, despertando curiosidades e levando ao espectador informações a respeito de muitos fenômenos físicos.

O oferecimento do módulo: A Física nos filmes de Ficção Científica, foi possível, pois o Colégio de Aplicação João XXIII, possui um programa curricular de módulos de estudos, com duração variável de um a três semestres, oferecido no início do ano letivo e optativo; existindo assim a possibilidade de alunos de diferentes séries se inscreverem.

Para esse módulo foram oferecidas vinte e cinco vagas, que foram preenchidas por 5 alunos da 1ª, 13 da 2ª e 7 da 3ª série do Ensino Médio.

Foram elencados alguns temas a serem abordados e pesquisados filmes que abordassem os fenômenos em questão.

Os temas abordados, juntamente com os filmes escolhidos para o desenvolvimento das atividades, foram os seguintes:

o Magnetismo terrestre - O Núcleo

o Princípios da dinâmica – Desenhos animados da Warner e da Disney, como por exemplo, Pato Donald, Pink e o Cérebro, Papa-léguas e coiote, etc.

o Física Nuclear (radiações) - O Vingador do Futuro, Superman, Jornada ns Estrelas II, K-19

o Física Moderna (Lasers) – Jornada nas Estrelas II, Viagem fantástica, Resident Evil

o Tempo – Contato, De Volta para o Futuro, A máquina do tempo, Planeta dos Macacos, Superman.

A metodologia utilizada foi uma sondagem prévia sobre as concepções dos alunos em torno da temática da aula e a utilização de uma sala com recursos de mídia, como TV, Vídeo cassete e/ou DVD, Retroprojetor, data-show.

Foram exibidos trechos selecionados dos filmes para que os alunos identificassem os fenômenos físicos, e a partir daí iniciar a discussão sobre a problemática envolvida.

Os alunos foram avaliados através de relatórios, não quantitativamente (por nota) e sim através da freqüência e envolvimento.

Constataram-se mudanças de concepções por parte dos alunos, através de alguns relatórios; acreditando assim que com o aprofundamento do trabalho e sua vinculação ao ensino formal da Física, seja possível obter resultados satisfatórios.

Dados adicionais

Sub-Título:  

UMA PROPOSTA DE MOTIVAÇÃO PARA O ESTUDO DA FÍSICA

Palavras-Chave:  

ficção-científica, fenômeno físico

Níveis de Ensino:  

Fundamental I,Fundamental II,Médio,Superior,Formação de Professores,Educação não-formal

Área:  

física

Enfoques:  

Uso de material

Material Didático:  

Vídeos

Atividade Experimental:  

Atividades Investigativas,Análise de dados,Recursos audiovisuais

Artes:  

Filmes e Seriados

Estudo do Meio:  

Fenômenos naturais

Revista ou Evento:  

XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física

Cidade:  

Rio de Janeiro - UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Meses:  

Junho-Setembro

Ano:  

2004

Página Inicial:  

1

Páginal Final:  

4

Página do Artigo:  

1-4

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados