Atividades sobre cores

Cromatografia


Objetivo

Nessa atividade pretendemos mostrar como as tintas usadas em diversos tipos de canetas (e também em outras situações) são na verdade uma mistura de diferentes substâncias, cada uma com sua própria coloração. Ou seja, muitas das cores que empregamos no dia-a-dia são misturas de pigmentos.

Material


Figura 1 - Materiais empregados na atividade

  • Álcool (20 mililitros)
  • Copo
  • Tesoura
  • Filtro de papel
  • Canetas variadas (esferográficas e/ou hidrográficas)

    Montagem

    Corte tiras do papel de filtro e faça um ponto com cada caneta a aproximadamente 3 cm de uma das extremidades de cada tira.


    Figura 2 - Tiras de papel filtro com uma marca de caneta

    Procedimento

    Coloque um pouco de álcool no fundo do copo (1 cm de altura) e posicione as tiras conforme mostra a figura. Você pode por várias tiras em cada copo.


    Figura 3 - Posicionamento da tira dentro do copo

    Observe que a marca da caneta deverá estar acima do nível do álcool. Aguarde alguns minutos para observar os resultados.

    Observar

    O álcool vai começar a subir pelo papel e irá atingir a tinta, arrastando- a para cima ao longo da tira.


    Figura 4 - As tiras mergulhadas no álcool

    Mas algo muito mais interessante irá ocorrer. Observe bem atentamente como cada uma das tintas utilizadas se comportam!


    Figura 5 - O álcool em ação

    Questoes

  • Quais pigmentos usados nas tintas são aparentemente “puros?
  • Qual a relação entre o que observamos aqui e as cores primárias?
  • O que você concluiu em relação à cor preta das tintas?

    Dados adicionais

    Topicos: cores óptica ótica composição síntese

    Area: física

  • INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
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