Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Feyerabend e o Pluralismo Metodológico

Ana Carolina Krebs Pereira Regner

Resumo

Na epistemologia contemporânea, Paul Karl Feyerabend, pensadoraustríaco (1924-1994), cientista (doutor em Física), filósofo,especialista em teatro e doutor honoris causa em Letras eHumanidades, é um dos mais perspicazes críticos das análises danatureza da ciência usualmente propostas. Neste texto, é analisada suacrítica contra o racionalismo e sua defesa do anarquismoepistemológico , o qual se traduz numa metodologia pluralista ,tendo por foco sua obra-chave, Contra o Método. A análise em pautarevela que Feyerabend se vale de uma estratégia anarquista. Mostra airracionalidade das regras do racionalismo, dado o que esse pretendee os procedimentos que propõe, e a razoabilidade das regras que sãocontrárias às suas (as contra-regras), à luz da praxis científica. Comoresultado da análise empreendida, coloca-se a questão: a queracionalidade se dirige a crítica de Feyerabend? Na edição inglesamais recente de sua obra-chave, é reforçada e mais trabalhada a idéia,já insinuada na primeira edição, de que o significado daracionalidade não se esgota no daquela que é criticada.PALAVRAS-CHAVE: Paul Feyerabend , Filosofia da Ciência ,racionalismo , racionalismo crítico , pluralismo metodológico

Dados adicionais

Autores:  

Ana Carolina Krebs Pereira Regner

Palavras-Chave:  

Feyerabend, pluralismo metodológico

Volume:  

13

Número:  

3

Mês:  

Dezembro

Ano:  

1996

Página Inicial:  

231

Página Final:  

247

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados