Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Mudança Conceitual no Ensino de Ciências

Sergio de Mello Arruda, Alberto Villani

Resumo

Nesse trabalho foi feita uma síntese do modelo de mudança conceitual (MMC)de Posner, Strike, Hewson e Gertzog (1982), um dos principais modelosteóricos que servem de base a investigações sobre estratégias instrucionais noensino de ciências. São apresentadas as modificações introduzidas nos últimosanos e também são discutidas algumas recentes aplicações em pesquisa. Nossoprincipal objetivo é divulgar o modelo, que ainda não é muito conhecido noBrasil e mostrar sua potencialidade e fertilidade como programa de pesquisa.

Dados adicionais

Autores:  

Sergio de Mello Arruda, Alberto Villani

Palavras-Chave:  

Mudança conceitual, Ensino de Ciências

Volume:  

11

Número:  

2

Mês:  

Agosto

Ano:  

1994

Página Inicial:  

88

Página Final:  

99

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados