Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Onde Eu Moro?

Apresentação

Todos nós temos uma casa, um endereço, e dizemos aos nossos amigos: eu moro no bairro tal, na cidade tal. Normalmente as pessoas tem um carinho especial pela cidade onde nasceu ou pelo bairro que passou uma parte de sua vida. Mas será que moramos apenas em um bairro, numa cidade? Será que nossa visão de espaço não está muito reduzida?

Objetivos

Conscientizar o aluno que ele faz parte de um grande ecossistema, o Planeta Terra.


Figura 1

Cidade de São Paulo

Conteúdos

Localização – planeta Terra – sistema solar –estados – continentes – preservação do meio ambiente – relações ecológicas (veja outros conteúdos no final da atividade)

Material

  • Folha branca
  • Giz de cera
  • Canetinhas
  • Figura da cidade de São Paulo
  • Figura do estado de São Paulo
  • Figura do mapa do Brasil
  • Figura do continente americano
  • Figura planeta Terra
  • Figura do sistema solar
  • Figura da Via Láctea

    Questões Problemas

    Sabemos realmente onde moramos?

    Início

    Nesta etapa da atividade, o professor aproveitaria para levantar os conhecimentos prévios dos alunos. O professor começaria a atividade questionando: Onde vocês moram? Como é esse local? Dificilmente os alunos diriam que moram no estado de São Paulo, ou no planeta Terra, focariam muito mais o bairro ou a cidade. O professor perguntaria também se eles já moraram em outra cidade ou estado e como era esse local.

    Colocando a Mão na Massa

    O professor entregaria aos alunos uma folha de papel em branco, canetinhas, giz de cera ou lápis de cor. E sugeriria aos alunos: desenhe onde vocês moram.

    Acordo Coletivo

    Cada aluno apresentaria seu desenho e o explicaria. O professor pregaria os desenhos na lousa e perguntaria: Em que os desenhos se assemelham? Em que se diferenciam? Apenas moramos numa cidade, num país? Ou moramos em um planeta, num sistema solar? Como a visão ampliada de onde moramos interfere na relação com o meio ambiente? O professor partiria das figuras dos alunos (casa), indo para o bairro, cidade, estado até chegar na Via Láctea discutindo alguns dos temas sugeridos abaixo.

    Sugestões e Dicas

    Outros assuntos que podem ser trabalhados

    Figura da cidade

    • Relação entre pessoas e cidades
    • Lixo
    • Poluição
    • Problemas das cidades (pichações, transito, violência, entre outros)
    • Conceito de "Posse Responsável" de animais domésticos, comportamentos de harmonia com o meio ambiente e a sociedade. (Veja atividade “Animais
    • Domésticos e Sinantrópicos)
    • Principais zoonoses: cães, gatos e outros;
    • Declaração universal dos Direitos dos Animais.

    Figura do estado de São Paulo

    • Poluição dos rios, águas subterrâneas
    • Localização, população (estudar a relação número de habitantes, faixas etárias
    • Temas físicos como estradas, transporte de alimentos, sexo, etc)
    • Clima de diferentes cidades

    Figura do mapa do Brasil

    • Quais os ecossistemas existentes
    • O uso da terra pelos seres humanos
    • Como o desmatamento afeta a temperatura, as espécies
    • Diferença do clima entre os estados brasileiros

    Figura do continente americano

    • Diferença da temperatura entre os países
    • Ecossistemas desses paises

    Figura planeta Terra

    • Forma da Terra
    • O dia e a noite
    • Aquecimento global
    • Câncer de pele e outras doenças relacionadas
    • Temperatura da Terra
    • As estrelas
    • Efeito estufa

    Figura do sistema solar e da via láctea

    • Os astros
    • Matemática: tamanho dos planetas, unidades de medida, cálculo de volume, diâmetro, raio
    • Características físicas dos planetas
    • Eclipse solar
    • História: Navegação pelos astros, quem foi Galileu Galilei
    • Estações do ano

    Em português

    • Definição dos tipos de narrativas;
    • Produção de texto narrativo-descritivo " O lugar onde eu moro".
    • Elaboração de um questionário para a realização de uma entrevista com uma pessoa mais velha (idosa) do lugar onde mora;
    • Produção de um texto "Memória do lugar onde eu moro", após as entrevistas;
    • Discussão em grupo para manutenção dos benefícios e sugestões para resolução dos problemas atuais, com o devido registro.

    Inglês e espanhol

    • Em parceria com outros docentes (inglês ou espanhol) os alunos podem traduzir os textos realizados na atividade para outras línguas.

    Informática

    • O professor de informática pode auxiliar os alunos na digitação dos textos e na elaboração de desenhos digitais.

    Dados adicionais

    Número:  

    1

    Tipo:  

    atividade

  •  
     

    O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

     

    EFLCH
    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

     

    EACH
    Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Financiamento e apoio:


    UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
    Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados