Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Os Biomas e as Festas Folclóricas

Objetivos

Aprender sobre a cultura dos povos dos biomas brasileiros (relacionar clima, vestimenta, alimentação, origem dos alimentos, costumes, festas etc).

Conteúdos

Relacionar as vestimentas, atividades praticadas, alimentação dos povos com o clima da região, regionalidade, festas típicas regionais (por exemplo a festa junina), danças típicas, história (como surgiram as festas folclóricas e/ou religiosas)

Material

  • figuras de roupas típicas
  • figuras de alimentos
  • figuras de festas
  • figuras dos biomas
  • ou vídeos

    Questões Problemas

  • Nas festas populares comemos alimentos típicos dos biomas?
  • As frutas dos biomas estão presentes no nosso dia-a-dia?

    Início

    O professor faria o levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos: vocês sabem o que são festas típicas? Aqui na nossa cidade tem alguma festa típica? (como por exemplo: Festa Junina, Festival Folclórico de Parintins na Amazônia, Festa do Pequi no cerrado, Festas de São Catarina com comidas feitas a base de pinhão, advindos dos pinheiros -do - paraná, Festa de Peão de Boiadeiro). Como as pessoas se vestem nestas festas? O que comem? Será que todas as festas de São João são iguais? Quando começaram as festas? Será que são de origem brasileira? Será que as pessoas se vestem iguais? Comem as mesmas comidas?

    Colocando a Mão na Massa

    O professor primeiramente anotaria na lousa as festas típicas que os alunos conhecem. Posteriormente pediria aos alunos pesquisarem com os pais, se eles conhecem outras festas e como é. Na aula seguinte, os alunos relatariam o que aprenderam com os pais ou responsáveis. A partir desses relatos o professor escolheria algumas festas típicas para os alunos pesquisarem. O professor poderia mostrar um vídeo ou figuras de algumas festas típicas importantes no país e trabalhar como a biodiversidade está presente nestas festas e também no dia-a-dia. Por exemplo, nas festas juninas do estado de São Paulo está presente o pinhão, o professor poderia questionar: Da onde vem o pinhão? Ele é semente, é fruto? Quais outros alimentos estão presentes nestas festas?

    Acordo Coletivo

    Após a associação das figuras os alunos apresentariam aos colegas as suas conclusões. Ocorrendo assim, uma conversa sobre o tema.

    Registro

    Os alunos registrariam a atividade com um pequeno texto ou elaborando uma história em quadrinhos sobre as festas.

    Dados adicionais

    Número:  

    15

  •  
     

    O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

     

    EFLCH
    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

     

    EACH
    Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Financiamento e apoio:


    UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
    Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados