Módulo Escola e Meio Ambiente

Cadeia Alimentar (Para Professores de Ciências ou de Educação Física)


Objetivos

Essa atividade é para ser aplicada ao ar livre, tanto professores de ciências como de educação física podem aplicá-la. Através dessa dinâmica de grupo, o professor poderá ensinar como funciona a cadeia alimentar e qual a sua importância para o equilíbrio do ecossistema.

Conteudos

Estudar o que é cadeia alimentar – importância da cadeia alimentar

Material

5 vendas de olhos

5 sininhos ou algo que faça barulho ao balançar

Inicio

O professor poderá resgatar com os alunos, o conceito de cadeia alimentar. Poderá começar perguntando: O que o cachorro come? O gato? E o leão? E o passarinho? Quem come o passarinho? Poderíamos colocar numa seqüência ? Qual seria?

Colocando

O professor poderá começar a atividade, formando um ciclo com os alunos de aproximadamente 4 metros de diâmetro. Três crianças devem começar a atividade, uma será a onça (ou outro predador). E as outras duas crianças seriam as presas (coelho, veado, ou qualquer outro animal que serve de alimentação para a onça. O professor poderá pesquisar com os alunos, quais são esses animais). As demais crianças continuam formando o círculo e serão as plantas (a base da cadeia alimentar), elas deverão ficar sentadas durante a brincadeira. As três crianças deverão ter os olhos vendados. Cada criança – coelho deverá levar, amarrado ao pulso, um sininho. A onça e coelhos serão colocados dentro do círculo. Ao comando da professora, a onça deverá tentar pegar um coelho. Por sua vez, os coelhos deverão tentar pegar as plantas.

A onça e o coelho não poderão sair do circulo de alunos, quem for pego, planta ou coelho, deverá sair da brincadeira. O professor deve estipular um tempo para acabar o jogo, por exemplo 15 minutos.

Num segundo jogo, o professor poderá modificar o número de onças e de coelhos.

Acordo

No acordo coletivo, o professor poderá estimular os alunos a pensarem: O que vai acontecer com os coelhos que não conseguiram comer as plantas? Se colocássemos mais onças? O que aconteceria com os coelhos? E com as plantas? O que aconteceria se tivéssemos mais coelhos do que plantas?

Registro

O registro poderia ser : uma redação sobre a importância da cadeia alimentar;descrever diversas cadeias alimentares existentes ou uma tabela sobre o jogo (como mostra a baixo) [TABELA]E assim por diante....

Dados adicionais

Sequencia: 2

Número: 20

Tipo: atividade

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: