Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Cadeia Alimentar (Para Professores de Ciências ou de Educação Física)

Objetivos

Essa atividade é para ser aplicada ao ar livre, tanto professores de ciências como de educação física podem aplicá-la. Através dessa dinâmica de grupo, o professor poderá ensinar como funciona a cadeia alimentar e qual a sua importância para o equilíbrio do ecossistema.

Conteudos

Estudar o que é cadeia alimentar – importância da cadeia alimentar

Material

5 vendas de olhos

5 sininhos ou algo que faça barulho ao balançar

Inicio

O professor poderá resgatar com os alunos, o conceito de cadeia alimentar. Poderá começar perguntando: O que o cachorro come? O gato? E o leão? E o passarinho? Quem come o passarinho? Poderíamos colocar numa seqüência ? Qual seria?

Colocando

O professor poderá começar a atividade, formando um ciclo com os alunos de aproximadamente 4 metros de diâmetro. Três crianças devem começar a atividade, uma será a onça (ou outro predador). E as outras duas crianças seriam as presas (coelho, veado, ou qualquer outro animal que serve de alimentação para a onça. O professor poderá pesquisar com os alunos, quais são esses animais). As demais crianças continuam formando o círculo e serão as plantas (a base da cadeia alimentar), elas deverão ficar sentadas durante a brincadeira. As três crianças deverão ter os olhos vendados. Cada criança – coelho deverá levar, amarrado ao pulso, um sininho. A onça e coelhos serão colocados dentro do círculo. Ao comando da professora, a onça deverá tentar pegar um coelho. Por sua vez, os coelhos deverão tentar pegar as plantas.

A onça e o coelho não poderão sair do circulo de alunos, quem for pego, planta ou coelho, deverá sair da brincadeira. O professor deve estipular um tempo para acabar o jogo, por exemplo 15 minutos.

Num segundo jogo, o professor poderá modificar o número de onças e de coelhos.

Acordo

No acordo coletivo, o professor poderá estimular os alunos a pensarem: O que vai acontecer com os coelhos que não conseguiram comer as plantas? Se colocássemos mais onças? O que aconteceria com os coelhos? E com as plantas? O que aconteceria se tivéssemos mais coelhos do que plantas?

Registro

O registro poderia ser : uma redação sobre a importância da cadeia alimentar;descrever diversas cadeias alimentares existentes ou uma tabela sobre o jogo (como mostra a baixo) [TABELA]E assim por diante....

Dados adicionais

Sequencia:  

2

Número:  

20

Tipo:  

atividade

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados