Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Para Onde Vai o Lixo?

Para onde o lixo vai, depois que é colocado na lixeira?

Objetivos

Entender a diferença entre lixão e aterro sanitário.

Conteudos

Lixão - aterro sanitário – reciclagem - decomposição do lixo

Material

  • Diversos tipos de sucatas
  • Copos descartáveis de diferentes tamanhos
  • Potinhos vazios de iogurtes
  • Potinhos vazios diversos (como de margarina)
  • Rolo de papel higiênico, papel absorvente e de papel alumínio
  • Caixa de fósforos vazia
  • Palitos (sorvete, fósforo, dentes)
  • Etc

    Inicio

    Após os alunos observaram e discutiram sobre o que acontece com diferentes materiais no solo (atividade anterior) o professor poderá questionar os alunos com a seguinte questão: Para onde vai o lixo da cidade? Será que o solo não irá se contaminar? O lixo poderá ficar exposto a céu aberto? A idéia é discutir com os alunos a necessidade de se gerenciar o lixo e a melhor forma de destino final seja ele de origem doméstica, industrial e hospitalar. Essa atividade dará um apoio para a atividade da compostagem e reciclagem de resíduos.

    Colocando

    O professor poderá sugerir aos alunos montar uma maquete da cidade ou do bairro onde está localizada a escola, utilizando-se de sucata. O professor deve integrar esta atividade com as outras áreas do conhecimento, como geografia e história, por exemplo, o professor de história poderá trabalhar os elementos políticos e administrativos presentes nas cidades, responder as questões: Como um determinado lugar dá origem a uma cidade? Como a cidade cresce? E o lixão e o aterro, quais as diferenças entre eles? Onde são colocados? Estão sempre na periferia da cidade ou não? Há pessoas que vivem do lixo? (O professor poderá questionar sobre a importância dos catadores de materiais recicláveis na cidade). Quais os materiais que são recicláveis? Como poderíamos ajudar os catadores e o meio ambiente? (o professor pode incentivar os alunos a separarem o lixo reciclável em casa e doá-los aos catadores, desta forma, estariam contribuindo para a preservação do meio ambiente, além de estarem ajudando algumas pessoas).

    Ao final desta atividade o professor poderá levar os alunos para conhecerem o aterro sanitário do município e outros modelos de tratamento de resíduos sólidos caso existam em sua cidade ou nas proximidades.

    Acordo

    A própria maquete seria o registro da atividade ou caso os professores conseguissem levar os alunos ao aterro ou lixão, poderiam registrar a atividade através de fotos ou desenhos.

    Dados adicionais

    Sequencia:  

    4

    Número:  

    24

    Tipo:  

    atividade

  •  
     

    O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

     

    EFLCH
    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

     

    EACH
    Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Financiamento e apoio:


    UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
    Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados