Módulo Escola e Meio Ambiente

Para Onde Vai o Lixo?


Para onde o lixo vai, depois que é colocado na lixeira?

Objetivos

Entender a diferença entre lixão e aterro sanitário.

Conteudos

Lixão - aterro sanitário – reciclagem - decomposição do lixo

Material

  • Diversos tipos de sucatas
  • Copos descartáveis de diferentes tamanhos
  • Potinhos vazios de iogurtes
  • Potinhos vazios diversos (como de margarina)
  • Rolo de papel higiênico, papel absorvente e de papel alumínio
  • Caixa de fósforos vazia
  • Palitos (sorvete, fósforo, dentes)
  • Etc

    Inicio

    Após os alunos observaram e discutiram sobre o que acontece com diferentes materiais no solo (atividade anterior) o professor poderá questionar os alunos com a seguinte questão: Para onde vai o lixo da cidade? Será que o solo não irá se contaminar? O lixo poderá ficar exposto a céu aberto? A idéia é discutir com os alunos a necessidade de se gerenciar o lixo e a melhor forma de destino final seja ele de origem doméstica, industrial e hospitalar. Essa atividade dará um apoio para a atividade da compostagem e reciclagem de resíduos.

    Colocando

    O professor poderá sugerir aos alunos montar uma maquete da cidade ou do bairro onde está localizada a escola, utilizando-se de sucata. O professor deve integrar esta atividade com as outras áreas do conhecimento, como geografia e história, por exemplo, o professor de história poderá trabalhar os elementos políticos e administrativos presentes nas cidades, responder as questões: Como um determinado lugar dá origem a uma cidade? Como a cidade cresce? E o lixão e o aterro, quais as diferenças entre eles? Onde são colocados? Estão sempre na periferia da cidade ou não? Há pessoas que vivem do lixo? (O professor poderá questionar sobre a importância dos catadores de materiais recicláveis na cidade). Quais os materiais que são recicláveis? Como poderíamos ajudar os catadores e o meio ambiente? (o professor pode incentivar os alunos a separarem o lixo reciclável em casa e doá-los aos catadores, desta forma, estariam contribuindo para a preservação do meio ambiente, além de estarem ajudando algumas pessoas).

    Ao final desta atividade o professor poderá levar os alunos para conhecerem o aterro sanitário do município e outros modelos de tratamento de resíduos sólidos caso existam em sua cidade ou nas proximidades.

    Acordo

    A própria maquete seria o registro da atividade ou caso os professores conseguissem levar os alunos ao aterro ou lixão, poderiam registrar a atividade através de fotos ou desenhos.

    Dados adicionais

    Sequencia: 4

    Número: 24

    Tipo: atividade

  • INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
    Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
    Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
    Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
    Todos os direitos reservados

    Financiamento e apoio: