Encontros de Formação Mão na Massa

4º Encontro de Formação com Coordenadores Pedagógicos e Professores de Apoio

Clique para ampliar

Resumo

O 4º encontro de formação com coordenadores pedagógicos e professores de apoio foi realizado em setembro, nas dependências da Estação Ciência , nos dias 29 – Turma B e 30 – Turma C, com participação de 21 escolas.- Período da Manhã

O encontro foi iniciado com a devolução da atividade investigativa elaborada pelos grupos de coordenadores pedagógicos para complementar a Seqüência Didática 1 do módulo “Ser Humano e Ambiente”. A atividade foi iniciada no 3º Encontro e analisada pela equipe de formação da Estação Ciência, com a intenção de desenvolver a autonomia dos coordenadores pedagógicos na apropriação e aplicação da metodologia, além da elaboração de novas atividades.

Os grupos puderam discutir e refletir a organização do seu pensamento através da própria ação do ensino de ciências baseado na metodologia investigativa.

Durante o encontro foi feita uma apresentação em multimídia, onde foram discutidos os pontos fundamentais da formação na Estação Ciência; as expectativas das formações nas escolas; a estrutura de acompanhamento nas escolas; e a avaliação a ser realizada no 5º Encontro.Foi solicitado aos coordenadores pedagógicos que tragam, no último encontro (5º Encontro), uma síntese de como foi a formação na escola e do desenvolvimento do projeto em sala de aula, além de da avaliação das formações ocorridas na Estação Ciência, com comentários e sugestões dos professores e coordenadores para aperfeiçoamento do projeto.

A programação do IV Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa, que será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, nas dependências da Estação Ciência, foi apresentada e trará conferências, mesa redonda, comunicações orais, oficinas, grupos de trabalho, apresentação de pôsteres e relatos sobre avaliação.

No final da manhã, foi apresentada a estrutura da Avaliação Diagnóstica, seu cronograma, a avaliação, os instrumentos de avaliação e as atribuições de todos os membros envolvidos na avaliação.

Período da Tarde

Foi realizada a vivência da atividade investigativa “ Eu me alimento ou o alimento sou eu?” do módulo “O Ser Humano e o Ambiente”. Inicialmente foram entregues aos participantes algumas figuras de seres vivos e em seguida foi solicitado que fosse montada uma história com as figuras, supondo que todos os seres vivos vivem num bosque, onde há uma jabuticabeira e que todos os seres se alimentam e se relacionam, sendo que nenhum deles pode morrer de fome.

O formador distribuiu a folha amarela aos participantes para que em grupo fosse feito o planejamento de como representar a história a partir das figuras, podendo ser representado por um desenho, dramatização, fantoches, narração, etc. Após a discussão em grupo foi solicitado aos participantes para apresentarem os seus planejamentos. Ao final de cada apresentação foi questionado aos grupos: Por que a história foi elaborada daquela forma?

Durante as discussões, os grupos apontaram como critérios:

  • perfil dos personagens, pensando na eliminação do mais fraco;
  • beneficiamento do próximo animal;
  • idéia da cadeia alimentar;
  • fluxo de energia presente nos seres vivos.

Em seguida, o formador entregou a “História do Pantanal” para cada grupo, essa história apresentava os mesmos seres vivos já discutidos. Os participantes fizeram a comparação com a história que o grupo havia elaborado e verificaram onde as histórias se complementam ou divergem. A análise das duas histórias serviu para comparar os conhecimentos prévios acerca das relações entre os seres vivos de um determinado ambiente.

Em seguida o formador questionou os participantes: Como todas as histórias elaboradas pelos grupos e a “Historia do Pantanal” se relacionam entre si?. Os grupos discutiram, elaboraram suas hipóteses e verificaram os planejamentos através de pesquisa bibliográfica em livros e internet.

No final da atividade foi feito a uma síntese coletiva da atividade. Algumas sínteses, estão apresentadas abaixo:

  • um ser vivo alimenta-se de outro, fazendo a transferência de energia;uma cadeia alimentar inicia-se com uma planta, que retirou a energia do Sol, distribuindo-a para outros animais até chegar no decompositor e aí então reiniciar-se a cadeia;
  • na natureza nada se perde, tudo se aproveita.
Durante o encontro foi feita a apresentação multimídia da seqüência 2 “Ambientes Naturais” do módulo “Ser Humano e o Ambiente”. Apresentou-se as atividades e os conceitos de ciências presentes na seqüência 2.

No final do encontro foram entregues: a seqüência didática 2 “Ambientes

Naturais do módulo “O Ser Humano e o Ambiente”; diversos textos de apoio referentes aos conceitos envolvidos na atividade e a avaliação do encontro.

Dados adicionais

Número: 4

Ano: 2008

Datas: 29 e 30 de Setembro

Turmas: B e C

Temas: Ser Humano e Ambiente

Público: Professores,Coordenadores Pedagógicos

Projeto: Iniciação Científica no Ciclo I

Rede: Municipal de São Paulo

Como Obter

Baixar Pauta

Baixar Apresentações

Baixar Comandas

Baixar Material de Apoio

Baixar Documentos

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: