Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

4º Encontro de Formação com Coordenadores Pedagógicos e Professores de Apoio

Clique para ampliar

Resumo

O 4º encontro de formação com coordenadores pedagógicos e professores de apoio foi realizado em setembro, nas dependências da Estação Ciência , nos dias 29 – Turma B e 30 – Turma C, com participação de 21 escolas.- Período da Manhã

O encontro foi iniciado com a devolução da atividade investigativa elaborada pelos grupos de coordenadores pedagógicos para complementar a Seqüência Didática 1 do módulo “Ser Humano e Ambiente”. A atividade foi iniciada no 3º Encontro e analisada pela equipe de formação da Estação Ciência, com a intenção de desenvolver a autonomia dos coordenadores pedagógicos na apropriação e aplicação da metodologia, além da elaboração de novas atividades.

Os grupos puderam discutir e refletir a organização do seu pensamento através da própria ação do ensino de ciências baseado na metodologia investigativa.

Durante o encontro foi feita uma apresentação em multimídia, onde foram discutidos os pontos fundamentais da formação na Estação Ciência; as expectativas das formações nas escolas; a estrutura de acompanhamento nas escolas; e a avaliação a ser realizada no 5º Encontro.Foi solicitado aos coordenadores pedagógicos que tragam, no último encontro (5º Encontro), uma síntese de como foi a formação na escola e do desenvolvimento do projeto em sala de aula, além de da avaliação das formações ocorridas na Estação Ciência, com comentários e sugestões dos professores e coordenadores para aperfeiçoamento do projeto.

A programação do IV Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa, que será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, nas dependências da Estação Ciência, foi apresentada e trará conferências, mesa redonda, comunicações orais, oficinas, grupos de trabalho, apresentação de pôsteres e relatos sobre avaliação.

No final da manhã, foi apresentada a estrutura da Avaliação Diagnóstica, seu cronograma, a avaliação, os instrumentos de avaliação e as atribuições de todos os membros envolvidos na avaliação.

Período da Tarde

Foi realizada a vivência da atividade investigativa “ Eu me alimento ou o alimento sou eu?” do módulo “O Ser Humano e o Ambiente”. Inicialmente foram entregues aos participantes algumas figuras de seres vivos e em seguida foi solicitado que fosse montada uma história com as figuras, supondo que todos os seres vivos vivem num bosque, onde há uma jabuticabeira e que todos os seres se alimentam e se relacionam, sendo que nenhum deles pode morrer de fome.

O formador distribuiu a folha amarela aos participantes para que em grupo fosse feito o planejamento de como representar a história a partir das figuras, podendo ser representado por um desenho, dramatização, fantoches, narração, etc. Após a discussão em grupo foi solicitado aos participantes para apresentarem os seus planejamentos. Ao final de cada apresentação foi questionado aos grupos: Por que a história foi elaborada daquela forma?

Durante as discussões, os grupos apontaram como critérios:

  • perfil dos personagens, pensando na eliminação do mais fraco;
  • beneficiamento do próximo animal;
  • idéia da cadeia alimentar;
  • fluxo de energia presente nos seres vivos.

Em seguida, o formador entregou a “História do Pantanal” para cada grupo, essa história apresentava os mesmos seres vivos já discutidos. Os participantes fizeram a comparação com a história que o grupo havia elaborado e verificaram onde as histórias se complementam ou divergem. A análise das duas histórias serviu para comparar os conhecimentos prévios acerca das relações entre os seres vivos de um determinado ambiente.

Em seguida o formador questionou os participantes: Como todas as histórias elaboradas pelos grupos e a “Historia do Pantanal” se relacionam entre si?. Os grupos discutiram, elaboraram suas hipóteses e verificaram os planejamentos através de pesquisa bibliográfica em livros e internet.

No final da atividade foi feito a uma síntese coletiva da atividade. Algumas sínteses, estão apresentadas abaixo:

  • um ser vivo alimenta-se de outro, fazendo a transferência de energia;uma cadeia alimentar inicia-se com uma planta, que retirou a energia do Sol, distribuindo-a para outros animais até chegar no decompositor e aí então reiniciar-se a cadeia;
  • na natureza nada se perde, tudo se aproveita.
Durante o encontro foi feita a apresentação multimídia da seqüência 2 “Ambientes Naturais” do módulo “Ser Humano e o Ambiente”. Apresentou-se as atividades e os conceitos de ciências presentes na seqüência 2.

No final do encontro foram entregues: a seqüência didática 2 “Ambientes

Naturais do módulo “O Ser Humano e o Ambiente”; diversos textos de apoio referentes aos conceitos envolvidos na atividade e a avaliação do encontro.

Dados adicionais

Número:  

4

Ano:  

2008

Datas:  

29 e 30 de Setembro

Turmas:  

B e C

Temas:  

Ser Humano e Ambiente

Público:  

Professores,Coordenadores Pedagógicos

Projeto:  

Iniciação Científica no Ciclo I

Rede:  

Municipal de São Paulo

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados