Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Avaliação das Tendências Pedagógicas de Livros Didáticos de Ciências na Abordagem dos Conteúdos de Química

Keller Paulo Nicolini, Geronimo Wisniewski, Karina A. Kohler, Verydiane Bayestorff

Resumo

O livro didático tem papel relevante no processo ensino-aprendizagem. Para tanto deve ser escolhido pelos educadores de forma crítica, consciente e condizente com a realidade que a escola esteja inserida, atentando para a maneira com que o autor aborda cada capítulo, seus temas, exercícios e flexibilidade dos conteúdos. O objetivo deste trabalho é analisar as tendências pedagógicas na elaboração de livros didáticos da 8ª série para o ensino de química em nível fundamental entre 1979 e 2007 de acordo com os PCN's. O professor com o auxílio do livro didático pode nortear as discussões, buscando associar o cotidiano do aluno com as condições em sala de aula, desenvolvendo no aluno a capacidade de discussão química desde o ensino fundamental.

Dados adicionais

Autores:  

Keller Paulo Nicolini, Geronimo Wisniewski, Karina A. Kohler, Verydiane Bayestorff

Instituições:  

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória

Palavras-Chave:  

ensino de química, livro didático, PCN´s.

Encontro:  

XIV

Ano:  

2008

Código:  

249-1

Sessão:  

Materiais Didáticos

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados