Encontro Nacional de Ensino de Quimica

Avaliação das Tendências Pedagógicas de Livros Didáticos de Ciências na Abordagem dos Conteúdos de Química

Keller Paulo Nicolini, Geronimo Wisniewski, Karina A. Kohler, Verydiane Bayestorff


Resumo

O livro didático tem papel relevante no processo ensino-aprendizagem. Para tanto deve ser escolhido pelos educadores de forma crítica, consciente e condizente com a realidade que a escola esteja inserida, atentando para a maneira com que o autor aborda cada capítulo, seus temas, exercícios e flexibilidade dos conteúdos. O objetivo deste trabalho é analisar as tendências pedagógicas na elaboração de livros didáticos da 8ª série para o ensino de química em nível fundamental entre 1979 e 2007 de acordo com os PCN's. O professor com o auxílio do livro didático pode nortear as discussões, buscando associar o cotidiano do aluno com as condições em sala de aula, desenvolvendo no aluno a capacidade de discussão química desde o ensino fundamental.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: Keller Paulo Nicolini, Geronimo Wisniewski, Karina A. Kohler, Verydiane Bayestorff

Instituições: Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória

Palavras-Chave: ensino de química, livro didático, PCN´s.

Encontro: XIV

Ano: 2008

Código: 249-1

Sessão: Materiais Didáticos

Como Obter

Baixar Trabalho

O CiênciaMão é um repositório de recursos para a educação em ciências produzido pelo grupo de pesquisa Interfaces, da EACH-USP e da UNIFESP Guarulhos e Diadema. Os itens são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes da coordenação do projeto.

Financiamento e apoio:

Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados