Encontro Nacional de Ensino de Quimica

Conservação do Patrimônio Público Escolar Através da Revitalização

Elaine S. Meneses, Vera Lúcia Trevisan de Souza, Cristina D. Alessandrini


Resumo

As escolas públicas convivem com o problema da depredação do seu Patrimônio durante anos, onde os alunos são os principais responsáveis por atos de vandalismo. A metologia adotada priorizou a contextualização com o patrimônio histórico-cultural da cidade através da revitalização do laboratório, as interações dialógicas para instigar o senso crítico e científico, como também a mudança de atitudes dos alunos diante da depredação escolar. A análise de pré e pós-teste bem como os diálogos entre aluno-professor-aluno demosntrou o desenvolvimento de novas concepções científicas e da mudança de comportamento do aluno para com a escola.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: Elaine S. Meneses, Vera Lúcia Trevisan de Souza, Cristina D. Alessandrini

Instituições: Universidade Federal de Sergipe, PUC-São Paulo, Universidade de São Paulo

Palavras-Chave: Patrimônio Escolar, Laboratório

Encontro: XIV

Ano: 2008

Código: 686-1

Sessão: Ensino e Aprendizagem

Como Obter

Baixar Trabalho

O CiênciaMão é um repositório de recursos para a educação em ciências produzido pelo grupo de pesquisa Interfaces, da EACH-USP e da UNIFESP Guarulhos e Diadema. Os itens são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes da coordenação do projeto.

Financiamento e apoio:

Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados