Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Conservação do Patrimônio Público Escolar Através da Revitalização

Elaine S. Meneses, Vera Lúcia Trevisan de Souza, Cristina D. Alessandrini

Resumo

As escolas públicas convivem com o problema da depredação do seu Patrimônio durante anos, onde os alunos são os principais responsáveis por atos de vandalismo. A metologia adotada priorizou a contextualização com o patrimônio histórico-cultural da cidade através da revitalização do laboratório, as interações dialógicas para instigar o senso crítico e científico, como também a mudança de atitudes dos alunos diante da depredação escolar. A análise de pré e pós-teste bem como os diálogos entre aluno-professor-aluno demosntrou o desenvolvimento de novas concepções científicas e da mudança de comportamento do aluno para com a escola.

Dados adicionais

Autores:  

Elaine S. Meneses, Vera Lúcia Trevisan de Souza, Cristina D. Alessandrini

Instituições:  

Universidade Federal de Sergipe, PUC-São Paulo, Universidade de São Paulo

Palavras-Chave:  

Patrimônio Escolar, Laboratório

Encontro:  

XIV

Ano:  

2008

Código:  

686-1

Sessão:  

Ensino e Aprendizagem

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados