Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Estequiometria: Investigações em uma Sala de Aula Prática

Juliana Cristina Tristão, Gilson Defreitas-Silva, Rosária da Silva Justi

Resumo

Neste trabalho, investigou-se algumas concepções trazidas pelos alunos relacionadas com o assunto estequiometria ao ingressarem no curso superior de Química, assim como a superação de algumas dificuldades após a realização de uma aula prática planejada sobre o assunto. Os dados foram coletados a partir de dois questionários respondidos por alunos de três turmas: uma que realizou a aula prática planejada a partir das respostas do questionário e outras duas que realizaram a aula prática regular do curso de Química Geral Experimental. Os resultados mostraram que o planejamento da aula foi importante para superação de dificuldades e reformulação de algumas concepções.

Dados adicionais

Autores:  

Juliana Cristina Tristão, Gilson DeFreitas-Silva, Rosária da Silva Justi

Instituições:  

Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-Chave:  

estequiometria, concepções alternativas, planejamento de aulas.

Encontro:  

XIV

Ano:  

2008

Código:  

798-2

Sessão:  

Ensino e Aprendizagem

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados