Encontro Nacional de Ensino de Quimica

Estequiometria: Investigações em uma Sala de Aula Prática

Juliana Cristina Tristão, Gilson Defreitas-Silva, Rosária da Silva Justi


Resumo

Neste trabalho, investigou-se algumas concepções trazidas pelos alunos relacionadas com o assunto estequiometria ao ingressarem no curso superior de Química, assim como a superação de algumas dificuldades após a realização de uma aula prática planejada sobre o assunto. Os dados foram coletados a partir de dois questionários respondidos por alunos de três turmas: uma que realizou a aula prática planejada a partir das respostas do questionário e outras duas que realizaram a aula prática regular do curso de Química Geral Experimental. Os resultados mostraram que o planejamento da aula foi importante para superação de dificuldades e reformulação de algumas concepções.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: Juliana Cristina Tristão, Gilson DeFreitas-Silva, Rosária da Silva Justi

Instituições: Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-Chave: estequiometria, concepções alternativas, planejamento de aulas.

Encontro: XIV

Ano: 2008

Código: 798-2

Sessão: Ensino e Aprendizagem

Como Obter

Baixar Trabalho

O CiênciaMão é um repositório de recursos para a educação em ciências produzido pelo grupo de pesquisa Interfaces, da EACH-USP e da UNIFESP Guarulhos e Diadema. Os itens são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes da coordenação do projeto.

Financiamento e apoio:

Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados