Encontro Nacional de Ensino de Quimica

Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Teoria, Métodos e Aplicações

Márlon Herbert Flora Barbosa Soares


Resumo

Com o aumento significativo de trabalhos sobre jogos em química, este artigo tem o objetivo de discutir alguns conceitos e definições sobre jogos e atividades lúdicas aplicados ao ensino de química, como uma maneira de propor alguns norteadores para a aplicação de jogos em educação. Apresenta-se uma discussão teórica, seguida de uma proposição de métodos de aplicação e de pesquisa e análise de dados quando se pesquisa na área do lúdico, além de apresentar algumas aplicações já presentes na literatura, oriundas do grupo de estudo do autor. A idéia é mostrar o quanto o campo do lúdico é um terreno amplo para pesquisas, não ditando caminhos, mas esclarecendo idéias para fomentar o debate, fortalecer a área, por acreditar na importância do lúdico em sala de aula.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: Márlon Herbert Flora Barbosa Soares

Instituições: Universidade Federal de Goiás

Palavras-Chave: Jogos; Atividades Lúdicas; Ensino de Química.

Encontro: XIV

Ano: 2008

Código: 309-1

Sessão: Ensino e Aprendizagem

Como Obter

Baixar Trabalho

O CiênciaMão é um repositório de recursos para a educação em ciências produzido pelo grupo de pesquisa Interfaces, da EACH-USP e da UNIFESP Guarulhos e Diadema. Os itens são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes da coordenação do projeto.

Financiamento e apoio:

Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados