Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Teoria, Métodos e Aplicações

Márlon Herbert Flora Barbosa Soares

Resumo

Com o aumento significativo de trabalhos sobre jogos em química, este artigo tem o objetivo de discutir alguns conceitos e definições sobre jogos e atividades lúdicas aplicados ao ensino de química, como uma maneira de propor alguns norteadores para a aplicação de jogos em educação. Apresenta-se uma discussão teórica, seguida de uma proposição de métodos de aplicação e de pesquisa e análise de dados quando se pesquisa na área do lúdico, além de apresentar algumas aplicações já presentes na literatura, oriundas do grupo de estudo do autor. A idéia é mostrar o quanto o campo do lúdico é um terreno amplo para pesquisas, não ditando caminhos, mas esclarecendo idéias para fomentar o debate, fortalecer a área, por acreditar na importância do lúdico em sala de aula.

Dados adicionais

Autores:  

Márlon Herbert Flora Barbosa Soares

Instituições:  

Universidade Federal de Goiás

Palavras-Chave:  

Jogos; Atividades Lúdicas; Ensino de Química.

Encontro:  

XIV

Ano:  

2008

Código:  

309-1

Sessão:  

Ensino e Aprendizagem

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados