Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

O Ensino de Óxido-Redução a Partir de uma Atividade Experimental Envolvendo Medicamentos Comerciais

Carla Cristina Alves Mendes, Dornelles Gaspar de Sousa, Fabrícia de Souza Tavares, Raphael Ribeiro França, Sandra Cristina Marque Z Araújo

Autores

Carla Cristina Alves Mendes, Dornelles Gaspar de Sousa, Fabrícia de Souza Tavares, Raphael Ribeiro França, Sandra Cristina Marque z Araújo

Resumo

O ensino de química necessita ser contextualizado para que o aprendizado seja satisfatório. Nesse sentido, o professor deve utilizar de assuntos do cotidiano para despertar o interesse dos alunos em aprender os conteúdos. O uso de aulas práticas contribui nesse aspecto, já que proporciona que os próprios alunos construam e vivenciem os conteúdos. Para isso, foi desenvolvida uma aula prática com medicamentos comerciais para o ensino de óxido-redução na 2ª série do Ensino Médio, objetivando maior compreensão pelos alunos e a formação de uma saber crítico.

Dados adicionais

Instituições:  

Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara

Palavras-Chave:  

prática, ensino/aprendizagem.

Encontro:  

XIV

Ano:  

2008

Código:  

647-1

Sessão:  

Experimentação no Ensino

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados