Encontro Nacional de Ensino de Quimica

Os Problemas do Ensino de Química no Nível Fundamental e o Currículo da Licenciatura em Ciências Naturais

Patrísia Vieira Dourado, José Henrique P. Souza, José Luis P. B. Silva


Resumo

Neste trabalho buscamos, de modo exploratório, identificar possíveis relações entre o currículo da Licenciatura em Ciências Naturais e as manifestas dificuldades dos professores de ciências do ensino fundamental. A análise da matriz curricular, dos programas dos componentes curriculares de química e de livros didáticos de ciências revelou o isolamento da química no currículo, uma grande quantidade de conteúdos de química ensinados em tempo exíguo, e um fraco vínculo dos conteúdos de química ensinados com aqueles do ensino fundamental. Tais fatos apontam para a contribuição do currículo para as dificuldades dos professores. Os resultados apontam a necessidade de aprofundamento das investigações, quando buscaremos identificar as compreensões de professores de química e licenciandos acerca do currículo do curso assim como as suas contribuições para a prática docente dos futuros professores.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: Patrísia Vieira Dourado, José Henrique P. Souza, José Luis P. B. Silva

Instituições: Universidade Federal da Bahia

Palavras-Chave: Conhecimento Químico, Ensino Fundamental, Currículo

Encontro: XIV

Ano: 2008

Código: 361-1

Sessão: Currículo e Avaliação

Como Obter

Baixar Trabalho

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: