Encontro Nacional de Ensino de Quimica

Para Compreender o Modelo Atômico Quântico

José Luis P. B. Silva, Maria Bernadete de Melo Cunha


Resumo

Este trabalho discute um arcabouço teórico considerado mínimo para a compreensão do modelo atômico quântico e suas implicações para o ensino de química em nível médio. A estrutura conceitual básica é composta por cinco noções a respeito de um sistema quântico: o que o caracteriza como tal; seu comportamento dual (onda/partícula); movimento sem trajetória definida; a representação do estado por uma função de onda; caráter probabilístico do seu comportamento. Procura-se mostrar que o modelo quântico do átomo pode contribuir para o enriquecimento do ensino de química atualizando-o e incluindo aspectos epistemológicos pouco explorados atualmente.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: José Luis P. B. Silva, Maria Bernadete de Melo Cunha

Instituições: Universidade Federal da Bahia

Palavras-Chave: modelo atômico, modelo quântico do átomo, ensino de química.

Encontro: XIV

Ano: 2008

Código: 298-1

Sessão: Ensino e Aprendizagem

Como Obter

Baixar Trabalho

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: