Encontro Nacional de Ensino de Quimica

Utilização de Imagens em Testes Para Avaliação de Modelos Mentais

Gustavo Bizarria Gibin, Luiz Henrique Ferreira


Resumo

Para compreender a Química é preciso conhecer três diferentes níveis de representação: macroscópico, sub-microscópico e simbólico. O uso de representações visuais pode ser eficiente para a aprendizagem de Química e representa importante auxiliar na construção de modelos mentais. O objetivo foi analisar como os formandos do Ensino Médio de uma escola pública relacionam os conceitos químicos com imagens. Foram aplicados dois testes para todas as turmas de 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública. Um teste fornecia imagens e no outro se pedia para explicar o conceito por meio de ilustrações. Em geral, os alunos não apresentaram modelos mentais consistentes para os conceitos apresentados. No entanto, quando conseguem produzir imagem coerente com o conceito, encontraram dificuldade com a elaboração de textos explicativos.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: Gustavo Bizarria Gibin, Luiz Henrique Ferreira

Instituições: Universidade Federal de São Carlos

Palavras-Chave: imagem, modelos mentais, associação conceito/imagem.

Encontro: XIV

Ano: 2008

Código: 269-1

Sessão: Linguagem e Cognição

Como Obter

Baixar Trabalho

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: