Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Utilização de Imagens em Testes Para Avaliação de Modelos Mentais

Gustavo Bizarria Gibin, Luiz Henrique Ferreira

Resumo

Para compreender a Química é preciso conhecer três diferentes níveis de representação: macroscópico, sub-microscópico e simbólico. O uso de representações visuais pode ser eficiente para a aprendizagem de Química e representa importante auxiliar na construção de modelos mentais. O objetivo foi analisar como os formandos do Ensino Médio de uma escola pública relacionam os conceitos químicos com imagens. Foram aplicados dois testes para todas as turmas de 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública. Um teste fornecia imagens e no outro se pedia para explicar o conceito por meio de ilustrações. Em geral, os alunos não apresentaram modelos mentais consistentes para os conceitos apresentados. No entanto, quando conseguem produzir imagem coerente com o conceito, encontraram dificuldade com a elaboração de textos explicativos.

Dados adicionais

Autores:  

Gustavo Bizarria Gibin, Luiz Henrique Ferreira

Instituições:  

Universidade Federal de São Carlos

Palavras-Chave:  

imagem, modelos mentais, associação conceito/imagem.

Encontro:  

XIV

Ano:  

2008

Código:  

269-1

Sessão:  

Linguagem e Cognição

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados