Encontro de Pesquisa em Ensino de Física

Algumas Contribuiçoes da Epistemologia de Gaston Bachelard a Pesquisa em Ensino de Ciencias

Andre Ferrer Pinto Martins


Resumo

Este trabalho procura trazer algumas das contribuições da epistemologia de GastonBachelard à pesquisa em ensino de ciências, em geral, e em ensino de física, em particular.Mais especificamente, buscou-se analisar um conjunto restrito de trabalhos de diversos“campos” da didática das ciências (relacionados ao Movimento de Concepções Alternativas,ao Modelo de Mudança Conceitual, e à discussão de bases teóricas de propostasconstrutivistas) em que o discurso epistemológico encontra-se presente. Mostra-se aexistência de um diálogo frutífero entre o pensamento de Bachelard, notadamente asnoções de obstáculo epistemológico e de perfil epistemológico, e questões teóricometodológicasoriundas desses estudos. Conclui-se que, apesar da pouca atenção dada àepistemologia de Gaston Bachelard, a perspectiva oferecida por esse referencial permaneceatual (apesar das principais teses epistemológicas desse autor terem sido escritas há maisde sessenta anos), e tem muito mais a oferecer do que aquilo que tem sido efetivamenteconsiderado nos trabalhos da área.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: ANDRE FERRER PINTO MARTINS

Instituições: Departamento de Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, UFRN

Palavras-Chave: Gaston Bachelard, construtivismo e mudança conceitual.

Encontro: X

Ano: 2006

Apresentação: Painel

Sessão: E - Pôster - Resultados Parciais

Como Obter

Baixar Trabalho

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: