Encontro de Pesquisa em Ensino de Física

Atividade Experimental: uma Alternativa na Concepção Construtivista

Jose Pinho Alves


Resumo

O presente trabalho é uma proposição de categorias de atividades experimentais para o ensino de Física em uma ótica construtivista. Através da Transposição Didática utilizada como instrumento de análise, em trabalhos anteriores demonstramos ser o laboratório didático um artifício didático incorporado no sistema escolar para difundir o método experimental sem uma associação direta com o processo de ensino-aprendizagem além de estar vinculado a uma concepção epistemológica de ciência e de ensino de ciência de cunho empirista. A partir da adoção de uma concepção epistemológica construtivista para o ensino de Física, é proposta a atividade experimental (AE) como um novo instrumento de ensino. Sua função é ser mediadora do diálogo construtivista (didático) entre professor, estudante e conhecimento científico. Nessa ótica foram elaboradas categorias de atividades experimentais, associadas aos diferentes momentos do diálogo, sem caráter ou configuração prescritiva.

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Dados adicionais

Autores: Jose Pinho Alves

Instituições: Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Física.

Encontro: VIII

Ano: 2002

Apresentação: Comunicação Oral

Sessão: Comunicação Oral, com Debatedor - COCD6

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