Encontro de Pesquisa em Ensino de Física

Dissertações e Teses em Ensino de Física no Brasil: um Panorma do Período 1972-2005

Sonia Salem, Maria Regina D. Kawamura


Resumo

A significativa expansão da área de Ensino de Física no Brasil tem sido objeto deinvestigação e trabalhos que visam uma melhor compreensão de sua evolução.Buscando contribuir para essas reflexões, apresentamos e sistematizamos umpanorama da produção acadêmica da área, representada pelo conjunto dedissertações e teses defendidas em um longo período de mais de três décadas:1972-2005. Para isso, procuramos caracterizá-la através de alguns indicadores,como crescimento do número de trabalhos, distribuição de dissertações de mestradoe teses de doutorado, intervalo de tempo médio entre mestrado e doutorado edistribuição das instituições onde foram apresentadas ao longo desse período. Aomesmo tempo, buscamos levantar os principais focos temáticos presentes nostrabalhos dos últimos cinco anos desse período, entre 2001 e 2005, visando tantoidentificar tendências mais recentes, como apresentar e discutir uma proposta decategorias e dimensões de análise. Os resultados dessa sistematização mostramque essa expansão é bastante expressiva do ponto de vista quantitativo, com umcrescimento expressivo do número de trabalhos, assim como de um aumento dadiversidade de temáticas e abordagens. Por outro lado, também evidenciam focosde interesse, cuja análise preliminar sinaliza a necessidade de estender eaprofundar investigações nessa direção.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: Sonia Salem, Maria Regina D. Kawamura

Instituições: Instituto de Física - USP.

Palavras-Chave: Pesquisa em Ensino de Física

Encontro: XI

Ano: 2008

Apresentação: Comunicação Oral

Sessão: CO-30 - Questões teórico-metodológicas da pesquisa em Ensino de Física

Como Obter

Baixar Trabalho

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: