Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Dissertações e Teses em Ensino de Física no Brasil: um Panorma do Período 1972-2005

Sonia Salem, Maria Regina D. Kawamura

Resumo

A significativa expansão da área de Ensino de Física no Brasil tem sido objeto deinvestigação e trabalhos que visam uma melhor compreensão de sua evolução.Buscando contribuir para essas reflexões, apresentamos e sistematizamos umpanorama da produção acadêmica da área, representada pelo conjunto dedissertações e teses defendidas em um longo período de mais de três décadas:1972-2005. Para isso, procuramos caracterizá-la através de alguns indicadores,como crescimento do número de trabalhos, distribuição de dissertações de mestradoe teses de doutorado, intervalo de tempo médio entre mestrado e doutorado edistribuição das instituições onde foram apresentadas ao longo desse período. Aomesmo tempo, buscamos levantar os principais focos temáticos presentes nostrabalhos dos últimos cinco anos desse período, entre 2001 e 2005, visando tantoidentificar tendências mais recentes, como apresentar e discutir uma proposta decategorias e dimensões de análise. Os resultados dessa sistematização mostramque essa expansão é bastante expressiva do ponto de vista quantitativo, com umcrescimento expressivo do número de trabalhos, assim como de um aumento dadiversidade de temáticas e abordagens. Por outro lado, também evidenciam focosde interesse, cuja análise preliminar sinaliza a necessidade de estender eaprofundar investigações nessa direção.

Dados adicionais

Autores:  

Sonia Salem, Maria Regina D. Kawamura

Instituições:  

Instituto de Física - USP.

Palavras-Chave:  

Pesquisa em Ensino de Física

Encontro:  

XI

Ano:  

2008

Apresentação:  

Comunicação Oral

Sessão:  

CO-30 - Questões teórico-metodológicas da pesquisa em Ensino de Física

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados