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O Conceito de Energia: os Livros Didáticos e as Concepções Alternativas

Vinicius Jacques, José de Pinho Alves Filho

Instituições

Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – UFSC, Departamento de Física – UFSC

Resumo

O conceito de energia é de extrema importância ao aprendizado dasCiências e seu caráter unificador torna-o potente e frutífero para balizar, unir e interrelacionardiferentes conteúdos de Ciências. É um conceito bastante abstrato e,segundo pesquisas diversas sobre concepções alternativas, é freqüentementecompreendido de maneira reducionista, atrelado a um único ou poucos fenômenos.O livro didático, por sua vez, mesmo sendo alvo de programas governamentais queavaliam, selecionam e distribuem volumes às escolas, ainda apresenta deficiênciase limitações, além de abordagens aquém das discussões realizadas nascomunidades de pesquisa em ensino de Ciências, como é o caso da existência eimportância das concepções alternativas dos alunos. Desta forma, o presentetrabalho apresenta a análise da abordagem acerca do conceito de energia em seislivros didáticos de Ciências da última série do Ensino Fundamental (EF). A análisefoi realizada a partir dos pressupostos da análise de conteúdos sugerida por Bardin(1977), objetivando avaliar o tratamento dado à noção de energia pelos livrosdidáticos e se estes levam em conta em seu discurso didático explicativo asconcepções alternativas dos alunos. Avaliamos ainda os trechos dos livros com adenominação energia e seus correlatos, como o calor, o que nos permitiu inferir queo discurso dos livros didáticos remete principalmente à substancialização da energia.

Dados adicionais

Autores:  

Vinicius Jacques, José de Pinho Alves Filho

Palavras-Chave:  

energia no EF; livros didáticos de Ciências; concepções

Encontro:  

XI

Ano:  

2008

Apresentação:  

Comunicação Oral

Sessão:  

CO-03 - Ensino-Aprendizagem de Física

 
 

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