Encontro de Pesquisa em Ensino de Física

O Conceito de Energia: os Livros Didáticos e as Concepções Alternativas

Vinicius Jacques, José de Pinho Alves Filho


Instituições

Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – UFSC, Departamento de Física – UFSC

Resumo

O conceito de energia é de extrema importância ao aprendizado dasCiências e seu caráter unificador torna-o potente e frutífero para balizar, unir e interrelacionardiferentes conteúdos de Ciências. É um conceito bastante abstrato e,segundo pesquisas diversas sobre concepções alternativas, é freqüentementecompreendido de maneira reducionista, atrelado a um único ou poucos fenômenos.O livro didático, por sua vez, mesmo sendo alvo de programas governamentais queavaliam, selecionam e distribuem volumes às escolas, ainda apresenta deficiênciase limitações, além de abordagens aquém das discussões realizadas nascomunidades de pesquisa em ensino de Ciências, como é o caso da existência eimportância das concepções alternativas dos alunos. Desta forma, o presentetrabalho apresenta a análise da abordagem acerca do conceito de energia em seislivros didáticos de Ciências da última série do Ensino Fundamental (EF). A análisefoi realizada a partir dos pressupostos da análise de conteúdos sugerida por Bardin(1977), objetivando avaliar o tratamento dado à noção de energia pelos livrosdidáticos e se estes levam em conta em seu discurso didático explicativo asconcepções alternativas dos alunos. Avaliamos ainda os trechos dos livros com adenominação energia e seus correlatos, como o calor, o que nos permitiu inferir queo discurso dos livros didáticos remete principalmente à substancialização da energia.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: Vinicius Jacques, José de Pinho Alves Filho

Palavras-Chave: energia no EF; livros didáticos de Ciências; concepções

Encontro: XI

Ano: 2008

Apresentação: Comunicação Oral

Sessão: CO-03 - Ensino-Aprendizagem de Física

Como Obter

Baixar Trabalho

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: