Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Batimentos Cardíacos

Luciana Oliveira

Objetivos

Aprender usar métodos de medição, e entender o porque das variações de batimentos cardíacos de um corpo em repouso, para um corpo que acabou de realizar um movimentos.

Introdução

Os alunos devem ser dividos, em duplas para a realização do experimento.

Material

Relógio com ponteiros de segundos ou cronômetro; caneta ou lápis; papel.

Procedimento

O aluno que vai ser testado deve estar sentado e em repouso há agum tempo.O aluno testador checa o pulso do colega comprimindo com dois dedos a parte interna do punho. O testador conta quantos batimentos ocorrem em 30 segundos.Duplicando esse valor, ele chega aos batimentos cardíacos de 60 segundos(1 minuto).Esse último resultado deve ser anotado no caderno do aluno em teste. O aluno testtado faz então 3 minutos seguidos de corrida e volta a sentar-se.O testador torna contar os batimentos uma vez a cada minuto nos 4 minutos seguinte. Determina a média por minuto e anota o resultado no caderno. A dupla troca de lugar: o aluno testado controla os batimentos cardíacos do colega do mesmo modo que este fez com ele. Os resultados são anotados no caderno do aluno em teste.

Questões

1)Que relãção você notou entre a corrida e o número de batimentos cardíacos por minuto logo depois do exercício. 2)Por que isso aconteceu? 3)O que aconteceu com o número de batimentos nos minutos seguintes à corrida e por que isso aconteceu?

Discussão

As duplas devem observar e entender o por quê das variações dos batimentos cardíacos do corpo em repouso e dele após a realização de atividades físicas.

Dados adicionais

Autores:  

Luciana Oliveira

Público Alvo:  

Alunos de 7°série

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados