Atividades de Ciências da Natureza

Batimentos Cardíacos

Luciana Oliveira


Objetivos

Aprender usar métodos de medição, e entender o porque das variações de batimentos cardíacos de um corpo em repouso, para um corpo que acabou de realizar um movimentos.

Introdução

Os alunos devem ser dividos, em duplas para a realização do experimento.

Material

Relógio com ponteiros de segundos ou cronômetro; caneta ou lápis; papel.

Procedimento

O aluno que vai ser testado deve estar sentado e em repouso há agum tempo.O aluno testador checa o pulso do colega comprimindo com dois dedos a parte interna do punho. O testador conta quantos batimentos ocorrem em 30 segundos.Duplicando esse valor, ele chega aos batimentos cardíacos de 60 segundos(1 minuto).Esse último resultado deve ser anotado no caderno do aluno em teste. O aluno testtado faz então 3 minutos seguidos de corrida e volta a sentar-se.O testador torna contar os batimentos uma vez a cada minuto nos 4 minutos seguinte. Determina a média por minuto e anota o resultado no caderno. A dupla troca de lugar: o aluno testado controla os batimentos cardíacos do colega do mesmo modo que este fez com ele. Os resultados são anotados no caderno do aluno em teste.

Questões

1)Que relãção você notou entre a corrida e o número de batimentos cardíacos por minuto logo depois do exercício. 2)Por que isso aconteceu? 3)O que aconteceu com o número de batimentos nos minutos seguintes à corrida e por que isso aconteceu?

Discussão

As duplas devem observar e entender o por quê das variações dos batimentos cardíacos do corpo em repouso e dele após a realização de atividades físicas.

Dados adicionais

Autores: Luciana Oliveira

Público Alvo: Alunos de 7°série

Como Obter

Baixar Arquivo_Pdf

O CiênciaMão é um repositório de recursos para a educação em ciências produzido pelo grupo de pesquisa Interfaces, da EACH-USP e da UNIFESP Guarulhos e Diadema. Os itens são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes da coordenação do projeto.

Financiamento e apoio:

Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados