Atividades de Ciências da Natureza

Salto em Distância

Prof° Nedir Soares

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Objetivos

Trabalhar com equipamentos de medidas e mostrar a importância do estudo de física no treinamento do atleta de salto em distância.

Introdução

Esse plano de aula, cria uma oportunidade de demonstrar como a física pode auxiliar os atletas a melhorar suas marcas. Nesse plano focaremos os instrumentos utilizados para medição e coleta de dados. E com os dados obtidos será possivel confeccionar uma tabela simples a partir do qual será feito o levantamento de hipótese. O professor poderá utilizar também uma reportagem sobre Maurren Maggi e duas imagens onde ele poderá analisar juntamente com os alunos a presença da física no salto.

Material

  • Reportagem “ Maurren Maggi voa e garante a segunda medalha de ouro do Brasil por 1cm”
  • Cronometro
  • Trena
  • Giz

Montagem

  • Na quadra o professor divide os alunos em grupos de três ou quatro , onde um irá cronometrar, o outro medir e outro anotar, depois inverter os papéis de modo que todos participem.

OBS: Se tiver uma pista de atletismo próximo seria melhor, caso não tenha, pode se utilizar a quadra, apenas oriente os alunos para saltar de forma segura. Você pode também pedir ajuda ao professor de educação física da escola. Indepedente da forma que se faça o importante é respeitar os limites de cada aluno.

Procedimento

  • Propor um salto para frente. Observação: o aluno deve estar parado e saltar para frente.
  • Pedir que anotem a distância obtida e a velocidade inicial , lembrado que como o salto foi realizado parado a velocidade inicial será zero.
  • Estabelecer uma distância e uma marca. A distância será utilizada como pista de aceleração e a marca será o momento em que se dará o salto.
  • Pedir que anotem novamente a distância obtida no novo salto e a velocidade inicial, ou seja a velocidade média* do salto .
  • Reunir os alunos para uma análise da atividade

*A velocidade média é definida como sendo a relação entre o espaço percorrido por um móvel, no caso o aluno, e o tempo gasto para percorrê-lo. Para facilitar vamos considerar apenas a velocidade que o aluno atingiu na pista de aceleração até o momento de impulsão para o salto. A velocidade média é dada pela formula abaixo:

V m = ΔS / Δt

Onde: ΔS = S – SO e Δt = t – tO

S → posição final do móvel

So → posição inicial

to → tempo inicial

t → tempo final

Questões

  1. A velocidade antes do salto influência no alcance?
  2. Apenas a corrida seria o suficiente para garantirmos um bom salto?
  3. Quais outros fatores poderiam melhorar o alcance?

Discussão

O professor propõe aos alunos a realização de uma tabela a partir dos dados obtidos nos dois tipos de saltos, comparando-os. Após isso o professor distribui a reportagem para uma leitura.

Dicas

O professor poderá utilizar essa reportagem "Um imenso centímetro de ouro" como material de apoio.


Figura 1

Depois do pouso, esperou. Faltavam cinco saltos para cada adversária. Doze mulheres em busca da distância. Lebedeva tentou. Queimou. E queimou. Quatro saltadoras foram eliminadas - a brasileira Keila Costa entre elas. Apenas oito teriam direito a mais três saltos. A nigeriana Blessing Okagbare chegou a 6,91m, a melhor marca de sua carreira, e ficou com o bronze. Maurren queimou todos os saltos até que, no quinto, foi econômica: 6,76m. A prata estava garantida - mas ainda havia Lebedeva. A russa tinha uma última chance. Lebedeva, campeã olímpica em Atenas, correu. E saltou. E voou. Aterrissou perto da marca dos sete metros, criando suspense. E veio o resultado: 7,03m - um imenso centímetro a menos que Maurren. Um imenso centímetro de ouro. Maurren abriu os braços e o sorriso. Correu para abraçar seu técnico Nélio Moura, cercado de atletas brasileiros. O primeiro ouro de uma mulher em esporte individual. A primeira medalha de ouro brasileira no atletismo desde 1984 (Joaquim Cruz nos 800m). Cinco anos após viver o drama da suspensão por doping e chegar a abandonar a carreira... Maureen Maggi chegou ao Olimpo.

Maurren Maggi voa e garante a segunda medalha de ouro do Brasil por 1cm”

Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Noticias.html

Após o levantamento de hipótese e a leitura do texto o professor confronta as conclusões dos alunos com a explicação física do salto abaixo.

Podemos concluir então que o salto em distãncia é um lançamento oblíquo, isto é, o movimento de um corpo quando lançado ao ar, inclinado a um determinado grau(entre 0 e 90 graus)em relação horizontal e com certa velocidade inicial "V0". Através da atividade realizada na quadra, foi possível perceber que o alcance "D", depende de alguns fatores, tais como velocidade inicial "V0", grau de inclinação e da gravidade. O único fator que o atleta não tem domínio é a gravidade "g". Sendo assim se o atleta quiser um maior alcance "D" ele terá que treinar mais explosão para conseguir uma velocidade inicial "V0" maior e também terá que melhorar grau de inclinação que deverá ser o mais próximo possível de 45°.


Figura 2


Figura 3

Referências

http://www.mundovestibular.com.br/articles/4826/1/A-fisica-no-salto-de-Maurren/Paacutegina1.html

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Noticias.html

http://www.fisica.ufpb.br/prolicen/Cursos/Curso1/mr35lp.html

http://www.demotu.org/x/salto/fundamentos.html

Dados adicionais

Autores: Prof° Nedir Soares

Público Alvo: Alunos da 5ª série do Ensino Fundamental

Como Obter

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