Livros de Ficção Científica

Além do Planeta Silencioso

C. S. Lewis


Descrição

Este é o primeiro livro da Trilogia Espacial. O protagonista destes livros é Ransom, um professor de Filologia, que pode ser considerado uma homenagem ao amigo de Lewis, J R R Tolkien (também filólogo).

Neste primeiro livro, Ransom é raptado por dois cientistas e levado cativo para Malacandra (Marte, na nomenclatura dos seus habitantes), a fim de supostamente ser oferecido como sacrifício humano ao Oyarsa, o governante daquele mundo. Na verdade, o Oyarsa é um servo de Maleldil, o único Criador.

Além de uma fantástica narrativa de ficção científica, Além do Planeta Silencioso é repleto de conteúdos filosóficos e teológicos, os quais são apresentados por Lewis no decorrer da história.

Orelha

Além do Planeta Silencioso é a história de um lingüista de Cambridge, que é raptado por dois cientistas, e por eles transportado até o planeta Marte, ou Malacandra, na linguagem fie seus habitantes. Ao atingir o planeta, Ransom (o lingüista) consegue escapar e, na sua fuga pelas florestas purpurinas de Malacandra, encontra os habitantes estranhos que vivem nesse distante planeta... e descobre que eles, não obstante a forma estranha de que se revestem, são mais humanos que os habitantes da Terra, no livro denominado o "planeta silencioso", porque é dominado por um espírito mau, que nos traz a discórdia, a guerra e a fome, e todas as desgraças que nos infelicitam constantemente.

Resenha

Um malvado cientista chamado Weston seqüestra o insigne doutor Ransom e o envia, contra a sua vontade, para o planeta vermelho de Malacandra. Ali o aguarda um triste fim: converter-se na vítima de um sacrifício. Entretanto, uma vez em Malacandra, Ransom consegue escapar de seus captores e descobre que se encontra em Marte, um mundo povoado por seres inocentes e sem pecado, que vivem em harmonia com o resto dos mundos do Campo da Árvore, o sistema solar, amparados pela benéfica influência do Criador, Maleldil e que nunca conheceram a maldade do oyarsa rebelde que vive em Thulcandra, a Terra, o planeta silencioso e isolado que não fala o idioma da Árvore.Com esta novela foi introduzida a novidade na ficção científica de apresentar os habitantes de outro planeta como seres bondosos, e se aponta já a idéia dos universos paralelos, que Lewis usaria em seguida nas Crônicas de Narnia, muito antes de que fosse um tópico nas novelas do gênero.

De um ponto de vista popular é a novela mais atraente da trilogia por ser a mais tensa, o argumento é acompanhado com interesse e o autor consegue transmitir ao leitor o assombro diante dos descobrimentos de Ransom e o vaivém de sentimentos que o assaltam.

Observações

Este livro também pode ser encontrado pelo título "Para Além do Planeta Silencioso", através do nº 80 da Coleção Livros de Bolso, Série Ficção Científica, publicada pela Editora Europa-América em 1984, em edição única.


Figura 1 - Para Além do Planeta Silencioso

Dados adicionais

Autores: C. S. Lewis

Título Original: Out of the Silent Planet

Origem: EUA

Editora: Livraria Clássica Brasileira

Cidade da Editora: Rio de Janeiro

Ano de Publicação: 1958

Ano de Publicação Original: 1938

Número de Páginas: 206

Modalidade: Romance

Como Obter

Livrarias

Internet

Sebos

Usado

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: