Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Um Estranho Numa Terra Estranha

Robert A. Heinlein

Descrição

Vinte e cinco anos atrás, durante a primeira expedição a Marte, todos os tripulantes da nave terrestre morreram. Agora uma segunda expedição traz Valentine Michael Smith, criado por marcianos, filho dos primeiros astronautas. Mas Smith, além de ter os direitos à exploração do planeta Marte, tem o direito a uma das mais poderosas empresas do mundo que, por sua vez, explora um motor espacial inventado por sua mãe, uma das tripulantes da primeira expedição, o que faz com que o governo o mantenha sequestrado até decidir a sua situação. Jil, uma enfermeira, ajuda-o a fugir até Jubal Hershaw, um advogado que toma Smith por seu protegido. Mas o governo mundial quer recuperar Smith e não há de poupar os meios para o fazer.

Um livro que critica toda a sociedade, principalmente os poderes instituídos à Igreja e ao Governo. Tem toda uma série de personagens bem construídas - principalmente Jubal Hershaw, o cínico bon vivant. Esse livro chocou os leitores na década em que foi lançado, 1961, principalmente pela maneira que Heinlein tratava a sexualidade e a religião (hoje, esse aspecto é completamente irrelevante).

Orelha

Robert Anson Heinlein - o mestre visionário da ficção científica - prova que continua despertando furor e paixão entre os leitores quando põe em xeque os valores da cultura Ocidental, discutindo religião, fé e sexo, e satirizando a política e o materialismo.

Desafiante, denunciador, pleno de uma sátira de humor, 'Um Estranho Numa Terra Estranha' leva o leitor a pensar por si mesmo e a encontrar as suas próprias respostas, revelando o grande estilo e a mordaz abordagem de um autor que ainda hoje é considerado pelos milhares de fãs e admiradores um dos grandes símbolos da Ficção Científica.

Observações

'Um Estranho Numa Terra Estranha' também foi lançado pela editora Livros do Brasil em 1975. A editora portuguesa optou por dividir o volume em três livros, fazendo com que esta obra literária corresponda aos volumes 217, 218 e 219 da Coleção Argonauta.

Dados adicionais

Autores:  

Robert A. Heinlein

Título Original:  

Stranger in a Strange Land

Origem:  

EUA

Editora:  

Record

Cidade da Editora:  

Rio de Janeiro

Ano de Publicação:  

1992

Ano de Publicação Original:  

1961

Número de Páginas:  

527

Modalidade:  

Romance

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados