Investigações em Ensino de Ciências

Os Parâmetros Curriculares Nacionais Para as Ciências do Ensino Médio: uma Análise a Partir da Visão de Seus Elaboradores

Elio Carlos Ricardo, Arden Zylbersztajn


Palavras-Chave

competências, interdisciplinaridade, contextualização, ensino de ciências, Parâmetros Curriculares Nacionais

Resumo

As competências, a interdisciplinaridade e a contextualização passaram a fazer parte do discurso de uma boa parte dos educadores, principalmente a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN e PCN+). No entanto, isso não significa que suas práticas educacionais estejam em consonância com as propostas desses documentos. Uma das razões para isso é a dificuldade de compreender essas noções e implementá-las na sala de aula. A partir disso, o presente trabalho pretende oferecer alguns esclarecimentos acerca dos pressupostos fundamentais presentes nos PCN e PCN+, a saber, a noção de competências, de interdisciplinaridade e de contextualização, sob o ponto de vista dos seus autores, mais especificamente para a área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Para isso, utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas como alternativa metodológica. Defende-se também a tese de que, entre as DCNEM e os Parâmetros Curriculares, há uma ruptura em seus aspectos educacionais, políticos e filosóficos.

Links

Artigo Completo

Dados adicionais

Autores: Elio Carlos Ricardo, Arden Zylbersztajn

Volume: 13

Número: 3

Mês: Dezembro

Ano: 2008

Página Inicial: 257

Página Final: 274

Como Obter

Baixar Download

Investigações em Ensino de Ciências

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: