Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais Para as Ciências do Ensino Médio: uma Análise a Partir da Visão de Seus Elaboradores

Elio Carlos Ricardo, Arden Zylbersztajn

Palavras-Chave

competências, interdisciplinaridade, contextualização, ensino de ciências, Parâmetros Curriculares Nacionais

Resumo

As competências, a interdisciplinaridade e a contextualização passaram a fazer parte do discurso de uma boa parte dos educadores, principalmente a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN e PCN+). No entanto, isso não significa que suas práticas educacionais estejam em consonância com as propostas desses documentos. Uma das razões para isso é a dificuldade de compreender essas noções e implementá-las na sala de aula. A partir disso, o presente trabalho pretende oferecer alguns esclarecimentos acerca dos pressupostos fundamentais presentes nos PCN e PCN+, a saber, a noção de competências, de interdisciplinaridade e de contextualização, sob o ponto de vista dos seus autores, mais especificamente para a área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Para isso, utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas como alternativa metodológica. Defende-se também a tese de que, entre as DCNEM e os Parâmetros Curriculares, há uma ruptura em seus aspectos educacionais, políticos e filosóficos.

Dados adicionais

Autores:  

Elio Carlos Ricardo, Arden Zylbersztajn

Volume:  

13

Número:  

3

Mês:  

Dezembro

Ano:  

2008

Página Inicial:  

257

Página Final:  

274

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados