Atividades de Ciências da Natureza

A Química nos Remédios

Bruna de Souza Guarnieri


Resumo

Um homem que está com dor de cabeça compra um remédio e começa a ver vários nomes estranhos. Lembra-se da época em que estava na escola e havia aprendido alguns daqueles nomes, então resolve rever esse assunto. Esta animação é uma ferramenta para auxiliar no ensino de nomenclatura de compostos inorgânicos.

Objetivos

Ensinar funções inorgânicas e nomenclatura compostos inorgânicos.

Estrutura da Atividade

O professor deverá dar uma aula teórica sobre o as funções inorgânicas e sua nomenclatura. No laboratório de informática, os alunos assistirão a animação e responderão às perguntas, anotando as respostas para entregar ao professor.

Organização da Classe

Em duplas.

Formas de Registro

Entrega das questões da animação.

Introdução

A química está em quase tudo que se vê e até em muitas coisas que não dá para ser vistas, ou seja, a Química está não só em nosso planeta, mas sim em todo o universo. A importância da Química é cada vez mais crescente para o meio ambiente e bem-estar humano e é fundamental que os alunos percebam isso para que o conhecimento químico seja realmente significativo. Observando que nossas atividades diárias também dependem da química, como por exemplo ao escovarmos os dentes, nos alimentos, quando utilizamos um meio de transporte e até quando necessitamos de algum medicamento

Os medicamentos são substâncias ou preparações que se utilizam como remédio, elaborados em farmácias ou indústrias farmacêuticas e atendendo especificações técnicas legais. Remédio é, na verdade, um termo amplo, aplicado a todos os recursos terapêuticos para combater doenças ou sintomas: repouso, psicoterapia, fisioterapia, acunpultura, cirurgia, etc. Porém o senso comum nos diz que remédios são somente os compostos químicos comprados na farmácia, fazendo com utilizemos este termo de forma incorreta.

Esta animação é uma ferramenta para aproximar o conteúdo da química com a realidade, pois muitas vezes vemos nas escolas um grande desinteresse dos alunos por considerarem que nunca utilizarão o conhecimento que lhe é apresentado. O vídeo pode ser útil para o processo ensino-aprendizagem, porque promove uma maior participação dos alunos no processo de construção do conhecimento.

Material

Animação A Química nos Remédios disponível gratuitamente em: http://www.labvirtq.fe.usp.br

Procedimento

O professor ministrará uma aula teórica sobre funções inorgânicas e sua nomenclatura utilizando a animação para reforçar o conteúdo e aplicação de exercícios.

Clique para ampliar
Figura 1 - Início da animação

A animação inicia com um homem que necessita de um remédio e ao ver os componentes tenta se lembrar de suas fórmulas moleculares. Para isso, observa os nomes de alguns compostos e verifica as regras de nomenclatura. Neste tópico os alunos podem clicar nos tópicos apresentados para conhecer as regras das funções inorgânicas.

Clique para ampliar
Figura 2 - Nomenclatura dos compostos

Após ler sobre as regras de nomenclatura, os alunos deverão resolver a primeira questão.

Clique para ampliar
Figura 3 - Questão 1 proposta na animação

O aluno somente poderá passar para a tela seguinte depois de responder a questão. Em seguida, a segunda questão é proposta.

Clique para ampliar
Figura 4 - Questão 2 proposta na animação

As questões deverão ser respondidas e entregues ao professor.

Ações dos Alunos

Assistir a animação, responder as questões e entregá-las ao professor.

Discussão Pedagógica

Muitas vezes os professores não encontram meios para diversificar suas aulas afim de manter o interesse dos alunos, por isso o uso de recursos de mídia são importantes ferramentas pedagógicas. Esta animação pode ser utilizada tanto para apresentar o conteúdo quanto para a aplicação de exercícios. Os alunos terão contato com o conteúdo de forma diferente e interessante e poderão praticar a nomenclatura dos compostos.

Noções Científicas

  • Nomenclatura de compostos inorgânicos.
  • Fórmulas de compostos inorgânicos.

    Habilidades

    • Trabalhar em dupla.
    • Sistematização de conteúdo.

      Dados adicionais

      Autores: Bruna de Souza Guarnieri

      Duração: 6 aulas

      Nível: Ensino Médio

      Termos Científicos: Fórmulas de compostos inorgânicos

      Área: química

      Tema: quimica inorganica

      Tópico: funções inorgânicas e nomenclatura compostos inorgânicos

      Enfoques: Uso de material

      Material Didático: Vídeos

      Atividade Experimental: Recursos audiovisuais

      Software: Animação

      Internet: Vídeos online

      Como Obter

      Baixar Arquivo Pdf

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: