Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

A Química nos Remédios

Bruna de Souza Guarnieri

Resumo

Um homem que está com dor de cabeça compra um remédio e começa a ver vários nomes estranhos. Lembra-se da época em que estava na escola e havia aprendido alguns daqueles nomes, então resolve rever esse assunto. Esta animação é uma ferramenta para auxiliar no ensino de nomenclatura de compostos inorgânicos.

Objetivos

Ensinar funções inorgânicas e nomenclatura compostos inorgânicos.

Estrutura da Atividade

O professor deverá dar uma aula teórica sobre o as funções inorgânicas e sua nomenclatura. No laboratório de informática, os alunos assistirão a animação e responderão às perguntas, anotando as respostas para entregar ao professor.

Organização da Classe

Em duplas.

Formas de Registro

Entrega das questões da animação.

Introdução

A química está em quase tudo que se vê e até em muitas coisas que não dá para ser vistas, ou seja, a Química está não só em nosso planeta, mas sim em todo o universo. A importância da Química é cada vez mais crescente para o meio ambiente e bem-estar humano e é fundamental que os alunos percebam isso para que o conhecimento químico seja realmente significativo. Observando que nossas atividades diárias também dependem da química, como por exemplo ao escovarmos os dentes, nos alimentos, quando utilizamos um meio de transporte e até quando necessitamos de algum medicamento

Os medicamentos são substâncias ou preparações que se utilizam como remédio, elaborados em farmácias ou indústrias farmacêuticas e atendendo especificações técnicas legais. Remédio é, na verdade, um termo amplo, aplicado a todos os recursos terapêuticos para combater doenças ou sintomas: repouso, psicoterapia, fisioterapia, acunpultura, cirurgia, etc. Porém o senso comum nos diz que remédios são somente os compostos químicos comprados na farmácia, fazendo com utilizemos este termo de forma incorreta.

Esta animação é uma ferramenta para aproximar o conteúdo da química com a realidade, pois muitas vezes vemos nas escolas um grande desinteresse dos alunos por considerarem que nunca utilizarão o conhecimento que lhe é apresentado. O vídeo pode ser útil para o processo ensino-aprendizagem, porque promove uma maior participação dos alunos no processo de construção do conhecimento.

Material

Animação A Química nos Remédios disponível gratuitamente em: http://www.labvirtq.fe.usp.br

Procedimento

O professor ministrará uma aula teórica sobre funções inorgânicas e sua nomenclatura utilizando a animação para reforçar o conteúdo e aplicação de exercícios.

Clique para ampliar
Figura 1 - Início da animação

A animação inicia com um homem que necessita de um remédio e ao ver os componentes tenta se lembrar de suas fórmulas moleculares. Para isso, observa os nomes de alguns compostos e verifica as regras de nomenclatura. Neste tópico os alunos podem clicar nos tópicos apresentados para conhecer as regras das funções inorgânicas.

Clique para ampliar
Figura 2 - Nomenclatura dos compostos

Após ler sobre as regras de nomenclatura, os alunos deverão resolver a primeira questão.

Clique para ampliar
Figura 3 - Questão 1 proposta na animação

O aluno somente poderá passar para a tela seguinte depois de responder a questão. Em seguida, a segunda questão é proposta.

Clique para ampliar
Figura 4 - Questão 2 proposta na animação

As questões deverão ser respondidas e entregues ao professor.

Ações dos Alunos

Assistir a animação, responder as questões e entregá-las ao professor.

Discussão Pedagógica

Muitas vezes os professores não encontram meios para diversificar suas aulas afim de manter o interesse dos alunos, por isso o uso de recursos de mídia são importantes ferramentas pedagógicas. Esta animação pode ser utilizada tanto para apresentar o conteúdo quanto para a aplicação de exercícios. Os alunos terão contato com o conteúdo de forma diferente e interessante e poderão praticar a nomenclatura dos compostos.

Noções Científicas

  • Nomenclatura de compostos inorgânicos.
  • Fórmulas de compostos inorgânicos.

    Habilidades

    • Trabalhar em dupla.
    • Sistematização de conteúdo.

      Dados adicionais

      Autores:  

      Bruna de Souza Guarnieri

      Duração:  

      6 aulas

      Nível:  

      Ensino Médio

      Termos Científicos:  

      Fórmulas de compostos inorgânicos

      Área:  

      química

      Tema:  

      quimica inorganica

      Tópico:  

      funções inorgânicas e nomenclatura compostos inorgânicos

      Enfoques:  

      Uso de material

      Material Didático:  

      Vídeos

      Atividade Experimental:  

      Recursos audiovisuais

      Software:  

      Animação

      Internet:  

      Vídeos online

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados