Atividades de Ciências da Natureza

Distâncias e Magnitudes de Estrelas

Zaqueu Vieira Oliveira

Clique para ampliar

Resumo

Pretendemos mostrar uma forma de exemplificar aos alunos de Ensino Fundamental II através de uma visualização noturno do céu, como podemos ter uma idéia sobre a distância e magnitude das estrelas. Como em grandes cidades essa visualização fica complicada devido à poluição e iluminação, aqui vamos mostrar como fazer uma aula utilizando um software para tal demonstração.

Objetivos

Ensinar os conceitos de distância e magnitudes de estrelas no universo utilizando o software gratuito Stellarium.

Estrutura da Atividade

Essa aula deve ser somente teórica, mas com a ajuda do Stellarium, pretendemos aproximar esses conceitos da realidade do aluno.

Inicialmente explicamos os conceitos de distância, no que se refere às distâncias astronômicas. Para isso, achamos importante explicar a velocidade da luz e como ela se propaga no vácuo e em seguida, explicar sobre a unidade de medida anos-luz. Também pode-se explicar sobre a unidades de medida Unidade Astronômica (UA) e sua utilidade na medida de distâncias dentro do sistema solar.Tentar fazer uma escala para explicar esses conceitos pode ser uma alternativa para um melhor entendeimento.

Logo depois é a vez de explicar sobre magnitude de estrelas, ou seja, o brilho de uma estrela visto aqui da Terra e que essas magnitudes não tem nada a ver com a distância. Nessa parte é importante falar da história da ciração do conceito magnitude e que antigamente se pensava que o brilho tinha relação com as distâncias de cada estrela.

Em seguida, utilizando o Stellarium, o professor pode especificar para o programa um dia e horário determinado, e mostrar para os alunos como as estrelas são vistas no céu e como estão relacionadas as distâncias e suas magnitudes. O programa mostra a distância de cada estrela em anos-luz e a magnitude.

Organização da Classe

A classe pode estar como o costuma de cada professor. Não é preciso nenhum tipo de organização específica.

Observações

O programa Stellarium é bastante real, o que ajuda na percepção do aluno de como seria o céu visto em um local sem poluição ou iluminação. O download do programa pode ser feito gratuitamnete através do site: http://www.stellarium.org/pt/

Dados adicionais

Autores: Zaqueu Vieira Oliveira

Nível: Ensino Fundamental II

Área: astronomia

Tema: observacional

Software: Simulação

Como Obter

Baixar Arquivo Pdf

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: