Atividades de Ciências da Natureza

Uma Analogia Sobre a Célula

Zaqueu Vieira Oliveira


Resumo

Essa atividade pretende mostrar as funções e organização celular através de um modelo de célula e uma analogia com os funcionários da escola.

Objetivos

Montar um plano de aula sobre a célula, suas partes e suas funções através de uma analogia com os funcionários de uma escola.

Estrutura da Atividade

A aula deve ser organizada da seguinte forma:

  • Primeiro podemos explicar um pouco sobre a estrutura da célula com o auxílio de um texto. Como sugestão de um leitura, pode-se usar a de Biologia - Módulo 1 do cursinho Pró Universitário;
  • Para que as explicações tornem-se mais claras pode-se utilizar um modelo de célula feito com gelatina. A explicação sobre a montagem desse modelo se encontra mais abaixo;
  • Em seguida, explicamos para os alunos as diferentes funções e a organização da escola;
  • Agora cada grupo fará uma atividade relacionando cada elemento da escola com uma parte da célula. Nesse momento deve-se deixar claro o conceito de organela e as funções de cada uma. A atividade proposta está em arquivo pdf anexo.

Organização da Classe

A classe deve ficar organizada em grupos de até 5 alunos.

Introdução

No ensino de ciências há uma distância entre a linguagem cotidiana dos alunos e a linguagem erudita utilizada pelos professores, o que provoca dificuldades na comunicação entre professores e alunos (GALAGOVSKY, 2001 apud SANTOS, 2009.). A explicação de conceitos que estão fora dessa linguagem cotidiana se torna mais difícil quando pretendemos explicar sobre algo que tem tamanho infinitamente grande ou infinitamente pequeno. Mas a analogia pode ser uma das formas de aproximar esses conceitos eruditos da realidade dos alunos.

Material

Para a montagem do modelo de célula devemos utilizar:

  • Um recipiente com forma redonda;
  • Gelatina;
  • Alguns grão, como arroz e feijão ou outros materiais como macarrão, etc. para representar as organelas da célula;
  • O núcleo pode ser representado por uma esfera qualquer.

    Montagem

    Para montar o modelo de célula basta preparar a gelatina como especificado nas embalagens e incluir em seu conteúdo a esfera, o arroz, feijão, macarrão ou outra coisa que achar necessário para a explicação sobre as organelas.

    Resultados

    Esperamos que os alunos entendam suficientemente a analogia para que o professor posa continuar as demais aulas sobre o corpo humano e os seres vivos ou outros conteúdos que possam ter como requisitos uma boa aula sobre células.

    Referências

    SANTOS, D. B., Utilização do Modelo Didático Analógico em Aulas de Ciências: Uma aproximação à prática docente. Projeto de Iniciação Científica. 2009.

    Dados adicionais

    Autores: Zaqueu Vieira Oliveira

    Nível: Ensino Médio

    Área: biologia

    Tema: citologia

    Atividade Experimental: Materiais alternativos

    Modelagem: Analogias

    Como Obter

    Baixar Arquivo Pdf

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: