Atividades de Ciências da Natureza

Estudo do Meio: Zoológico de São Paulo

Ivone Dantas Farias


Resumo

Poucas experiências são tão significativas, para os alunos, quanto uma visita ao Zoológico de São Paulo. Apreciar a diversidade da fauna cria um vínculo poderoso e universal com a natureza. Localizado em uma área de Mata Atlântica original, o Zoológico de São Paulo é o maior do Brasil com área verde e útil para visitação e estudos do meio. Possui mais de 400 espécies animais, aves e répteis. O Parque aloja as nascentes do histórico riacho do Ipiranga e a mata abriga animais nativos de vida livre, formando uma fauna paralela. Seu grande mérito está no tratamento dado aos animais que vivem em recintos e terrários amplos semelhantes ao habitat natural, melhorando a qualidade e expectativa de vida dos mesmos. A qualidade de serviços prestados à população de animais é excepcional, o que auxilia o trabalho da escola no estudo do meio.

Objetivos

Desenvolver a capacidade de observação e pesquisa e o raciocínio científico.

Observar o modo de vida, alimentação e características dos diferentes animais.

Despertar a consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente e do respeito à natureza.

Mostrar o homem como uma das formas de vida do universo.

Estrutura da Atividade

Esta atividade visa complementar um possível trabalho que venha sendo desenvolvido em aula. Portanto, a visita ao Zoológico de São Paulo, seria uma complementação, uma maneira de relacionar o conteúdo teórico com a prática.

Organização da Classe

Grupos de no máximo 15 alunos, acompanhados de um professor ou monitor.

Formas de Registro

Anotações na caderneta

Fotografias

Introdução

Através da exibição de mais de 3.200 animais, representando 95 espécies de mamíferos, 179 espécies de aves, 74 espécies de répteis, 5 espécies de anfíbios e 2 espécies de invertebrados, em recintos e terrários amplos e semelhantes ao habitat natural, o Zoológico de São Paulo promove a conscientização do público sobre a variedade e diversidade das formas de vida sobre a Terra.

"É importante salientar que o espaço de aprendizagem não se restringe à escola, sendo necessário propor atividades que ocorram fora dela. A programação deve contar com passeios, excursões, teatro, cinema, visita a fábricas, marcenarias, padarias, enfim, com as possibilidades existentes em cada local e as necessidades de realização do trabalho escolar.”(Parâmetros Curriculares Nacionais)

Material

Caderneta para anotações, lápis, câmera fotográfica.

Situação-Problema

Como vivem, como se alimentam e quais são as características dos animais observados?

A que grupo(mamífero, réptil, ave, etc) cada animal pertence? Que características podemos usar para identificá-los?

Ações dos Alunos

Durante a visitação os alunos devem registrar, em suas cadernetas, todas as observações referentes ao modo de vida, e das características gerais dos animais, conforme a orientação do professor.

Dicas

Entre em contato com o Zoológico para agendar sua visita.

Endereço:Avenida Miguel Stéfano, 4241 - Água Funda - São Paulo - SP - CEP: 04301-905

Fone: (11) 5073-0811 / Fax: (11) 5058-0564

Horário de Funcionamento- 9:00 às 17:00 horas - de terça a domingo - fechamento da bilheteria: 16:30 h

*Abre as Segundas-feiras somente quando for feriado ou véspera de feriado

Links

Referências

Dados adicionais

Autores: Ivone Dantas Farias

Duração: 1 dia

Nível: Ensino Fundamental II

Área: biologia

Tema: zoologia

Estudo do Meio: Parques

Como Obter

Baixar Arquivo Pdf

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: