Atividades de Ciências da Natureza

Estudo do Meio: Parque das Neblinas

André Stopa Rankin


Resumo

Tendo em vista fixar e ampliar o conhecimento adquirido pelos alunos em sala de aula, propõe-se uma atividade de Estudo do Meio no Parque das Neblinas. Neste, com o acompanhamento dos monitores, é possível que os alunos conheçam a história do Parque e as diferenças entre as trilhas existentes dentro do parque (solo, vegetação, animais, clima, entre outras). Assim, espera-se que os alunos explorem as características de cada um desses ambientes, bem como percebam as relações entre o ambiente e as espécies que nele habitam.

Objetivos

Promover a integração entre homem e natureza, despertando a consciência crítica dos alunos

Estrutura da Atividade

Após agendamento de visita ao Parque das Neblinas e demais atividades burocráticas (aluguel de ônibus, autorização assinada pelos pais dos alunos para que possam realizar a atividade fora da escola, etc), professores de diferentes matérias (Ciências, Geografia, Biologia, entre oiutros) podem elaborar um roteiro de observações a ser entregue aos alunos no local da atividade (o que devem observar, anotar, desenhar, como por exemplo, animais, planta, paisagens, entre outros).

Em seguida, os monitores devem responder a algumas perguntas que os alunos tenham e dar alguns esclarecimentos referentes à segurança.Durante a caminhada pelas trilhas, professores e monitores chamam a atenção dos alunos para aquilo que devem observar e explicam diferenças de solo, vegetação e presença de animais distintos nas diferentes trilhas.

Ao retornar à escola os alunos socializam com a escola o que observarão e vivenciaram na atividade por meio da confecção de cartazes a serem fixados nas paredes da escola.

Organização da Classe

Turmas com no máximo 30 alunos acompanhados por professores responsáveisOrientação para que os alunos permaneçam sempre em grupo.

Formas de Registro

Os alunos são orientados a fazer anotações no caderno de campo.

Introdução

O principal objetivo das atividades de Estudo do Meio é demonstrar aos alunos a estreita relação existente entre aquilo que se aprende na escola e o que ocorre dentro e fora dela. Assim, a possibilidade de estabelecer essas relações representa um material de trabalho muito importante para alunos e professores de qualquer série e matéria.

Nas caminhadas pelas trilhas na mata, os alunos exploram as características de cada um desses ambientes e vivenciam o conceito de ecossistema, já que, durante as observações, podem ser destacadas as relações entre o ambiente e as espécies que nele habitam. Atitudes individuais e coletivas que promovem a preservação ambiental podem ser valorizadas à medida que os alunos se aproximam de uma área de proteção ambiental.

Os alunos são orientados a levar um caderno de anotações, onde registram as impressões e descobertas por meio de texto e desenhos para que, ao retornarem à escola, socializem as descobertas e constatações por meio de cartazes que podem ser expostos nas paredes da escola.

Material

Caderno de Anotações, boné ou chapéu, Lanche e água.

Ações dos Alunos

Observação e anotações.

Observações

O Parque das Neblinas, localizado em Bertioga (SP), é uma Reserva Ecofuturo com 2.800 hectares. Fica ao lado do Parque Estadual da Serra do Mar – em região declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Foi idealizado para ser um espaço de vivência, onde a grande missão do Parque das Neblinas é ser uma vitrine de práticas sustentáveis para a regeneração de ecossistemas a partir da aproximação do homem com a natureza, por meio do aprendizado e do lazer.

Resultados

Espera-se que a utilização desta atividade auxilie no aprendizado dos alunos.

Questões

  • De onde viemos?
  • Qual foi o primeiro animal a habitar a Terra?
  • Somos todos descendentes dessa criatura?
  • Como explicar a impressionante diversidade de espécies que hoje toma conta do planeta?
  • Entre outras.

Dicas

O site youtube.com contém trechos dos DVDs e pode ser usado pelos alunos para reverem e/ou assistirem assuntos relacionados em suas casas.

Dados adicionais

Autores: André Stopa Rankin

Duração: Dentro do parque: Cinco horas

Nível: Ensino Fundamental II

Área: biologia

Tema: Estudo do Meio

Estudo do Meio: Parques,Centros de pesquisa científica,Espaços educativos não-formais

Como Obter

Baixar Arquivo Pdf

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: