Atividades de Ciências da Natureza

Recurso de Mídia: Filme-Osmose Jones

Monica Leandro da Silva

Clique para ampliar

Resumo

Osmose Jones (título original: Osmosis Jones) é um longa-metragem do ano de 2001, dirigido por Bobby Farrely e com participação de Bill Murray, Chris Elliot e Chris Rock.

No filme, que intercala cenas de filmagem com atores e animação, Frank (interpretado por Bill Murray) é zelador de um zoológico, e um pai viúvo com sérios problemas de higiene e auto-estima. Ao comer um ovo caído no chão, ele ingere muitas bactérias, além disso um vírus letal chamado Thrax, que pretende matá-lo em poucas horas. Enquanto Frank desenvolve a doença, dentro do seu organismo (mostrado como uma cidade em animações, com seus habitantes) um policial (um glóbulo branco) chamado Osmose Jones e seu parceiro Drix (uma cápsula antigripal) procuram combatê-lo.

De modo lúdico, esse filme ensina alguns conceitos de higiene e de fisiologia humana. Mais tarde este filme se tornou uma série de televisão intitulado Ozzy & Drix, que estreou no Cartoon Network.

Objetivos

  • Conhecer os órgãos do sistema digestivo;
  • Compreender a função dos órgãos do sistema digestivo;
  • Conhecer o processo de digestão;
  • Conhecer normas de higiene do corpo e higiene alimentar.

Estrutura da Atividade

O filme Osmose Jones ajudará o aluno a compreender melhor assuntos do corpo humano, como digestão, mecanismos de defesa, além de chamar a atenção a importância de cuidados com o corpo.

Após a explicação dos conteúdos referente ao corpo humano, a professora pode passar o filme para os alunos, assim estimulando e favorecendo a aprendizagem. Depois os alunos podem fazer uma resenha relacionando o filme com o conteúdo de fisiologia, e colocando o que mais chamou a atenção no filme para ser discutido na sala de aula.

Organização da Classe

Para o filme todos os alunos da sala.

Para a atividade individualmente.

Formas de Registro

Resenha relacionando o filme com o conteúdo estudado.

Introdução

O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida.

Há milhões de anos, o corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser. Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida.

Material

  • DVD do filme Osmose Jones.
  • aparelho de DVD.

Procedimento

  • Explicação do Conteúdo,
  • Filme Osmose Jones,
  • Atividade-Resenha.

Situação-Problema

  1. Por que os alimentos precisam ser digeridos?
  2. Qual a função do estômago na digestão?
  3. Como é possível ter certeza de que microrganismos causam certas doenças?
  4. Lavar as mãos antes de cozinhar é um hábito de elegância ou de segurança alimentar?

Hipóteses

  1. Os alimentos precisam ser reduzidos a partículas muito pequenas para que possam ser absorvidos.
  2. O estômago inicia a digestão das proteínas.
  3. A relação da doença com o microrganismo enm sempre é evidente.
  4. Lavar as mãos antes de preparar ou consumir alimentos é hábito de segurança.

Elementos Para Testar as Hipóteses

As hipóteses serão testadas com a explicação do professor e as observações feitas com o filme Osmose Jones.

Ações dos Alunos

Depois de assistir ao filme os alunos podem discutir os elementos que chamaram mais a atenção relacionando com a explicação do professor.

Observações

O filme Osmose Jones tem duração de 99minutos, está disponivel em VHS e DVD.

Resultados

O principal objetivo desta atividade é estimular e favorecer a aprendizagem dos alunos.

Conclusões Coletivas

A importâcia de conhecer o corpo humano para ter uma vida saudavel.

Questões

  • O que acontece com os alimentos a partir do momento que os ingerimos?
  • Que caminhos são trilhados pelos componentes da nossa dieta cotidiana depois da mastigação?
  • De que forma os mecanismos e recursos de que nosso corpo é dotado, reagem a medicamentos que colocamos em nosso organismo?

Discussão Pedagógica

A partir do filme trabalhar com os alunos a questão da higiene pessoal e os hábitos alimentares,pegando o personagem principal como referência a tudo o que não devemos fazer pode-se propor aos alunos que desenvolvam coletivamente respostas para o que podemos e devemos fazer para nos alimentarmos de forma mais adequada e os hábitos que devemos desenvolver para evitar que tenhamos doenças por falta de higiene.

Discussão de Conteúdo

O professor pode propor aos alunos que identifiquem os personagens do filme, os retratados na "Cidade de Frank", nos livros que falam sobre o corpo humano.

Dicas

Para saber mais sobre o filme:

  • http://www.adorocinema.com/filmes/osmosis-jones/osmosis-jones.htm
  • http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=2781
  • http://us.imdb.com/Title?0181739 (em inglês)

Habilidades

  • Explicar o processo de digestão;
  • Localizar os órgãos do sistema digestivo;
  • Aplicar normas de higiene do corpo;
  • Aplicar normas de higiene alimentar.

Dados adicionais

Autores: Monica Leandro da Silva

Duração: 6 aulas

Nível: Ensino Fundamental II

Área: biologia

Tema: fisiologia

Tópico: processos físicos

Enfoques: Uso de material

Material Didático: Vídeos

Como Obter

Baixar Arquivo Pdf

O CiênciaMão é um repositório de recursos para a educação em ciências produzido pelo grupo de pesquisa Interfaces, da EACH-USP e da UNIFESP Guarulhos e Diadema. Os itens são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes da coordenação do projeto.

Financiamento e apoio:

Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados