Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Recurso de Mídia: Filme-Osmose Jones

Monica Leandro da Silva

Clique para ampliar

Resumo

Osmose Jones (título original: Osmosis Jones) é um longa-metragem do ano de 2001, dirigido por Bobby Farrely e com participação de Bill Murray, Chris Elliot e Chris Rock.

No filme, que intercala cenas de filmagem com atores e animação, Frank (interpretado por Bill Murray) é zelador de um zoológico, e um pai viúvo com sérios problemas de higiene e auto-estima. Ao comer um ovo caído no chão, ele ingere muitas bactérias, além disso um vírus letal chamado Thrax, que pretende matá-lo em poucas horas. Enquanto Frank desenvolve a doença, dentro do seu organismo (mostrado como uma cidade em animações, com seus habitantes) um policial (um glóbulo branco) chamado Osmose Jones e seu parceiro Drix (uma cápsula antigripal) procuram combatê-lo.

De modo lúdico, esse filme ensina alguns conceitos de higiene e de fisiologia humana. Mais tarde este filme se tornou uma série de televisão intitulado Ozzy & Drix, que estreou no Cartoon Network.

Objetivos

  • Conhecer os órgãos do sistema digestivo;
  • Compreender a função dos órgãos do sistema digestivo;
  • Conhecer o processo de digestão;
  • Conhecer normas de higiene do corpo e higiene alimentar.

Estrutura da Atividade

O filme Osmose Jones ajudará o aluno a compreender melhor assuntos do corpo humano, como digestão, mecanismos de defesa, além de chamar a atenção a importância de cuidados com o corpo.

Após a explicação dos conteúdos referente ao corpo humano, a professora pode passar o filme para os alunos, assim estimulando e favorecendo a aprendizagem. Depois os alunos podem fazer uma resenha relacionando o filme com o conteúdo de fisiologia, e colocando o que mais chamou a atenção no filme para ser discutido na sala de aula.

Organização da Classe

Para o filme todos os alunos da sala.

Para a atividade individualmente.

Formas de Registro

Resenha relacionando o filme com o conteúdo estudado.

Introdução

O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida.

Há milhões de anos, o corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser. Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida.

Material

  • DVD do filme Osmose Jones.
  • aparelho de DVD.

Procedimento

  • Explicação do Conteúdo,
  • Filme Osmose Jones,
  • Atividade-Resenha.

Situação-Problema

  1. Por que os alimentos precisam ser digeridos?
  2. Qual a função do estômago na digestão?
  3. Como é possível ter certeza de que microrganismos causam certas doenças?
  4. Lavar as mãos antes de cozinhar é um hábito de elegância ou de segurança alimentar?

Hipóteses

  1. Os alimentos precisam ser reduzidos a partículas muito pequenas para que possam ser absorvidos.
  2. O estômago inicia a digestão das proteínas.
  3. A relação da doença com o microrganismo enm sempre é evidente.
  4. Lavar as mãos antes de preparar ou consumir alimentos é hábito de segurança.

Elementos Para Testar as Hipóteses

As hipóteses serão testadas com a explicação do professor e as observações feitas com o filme Osmose Jones.

Ações dos Alunos

Depois de assistir ao filme os alunos podem discutir os elementos que chamaram mais a atenção relacionando com a explicação do professor.

Observações

O filme Osmose Jones tem duração de 99minutos, está disponivel em VHS e DVD.

Resultados

O principal objetivo desta atividade é estimular e favorecer a aprendizagem dos alunos.

Conclusões Coletivas

A importâcia de conhecer o corpo humano para ter uma vida saudavel.

Questões

  • O que acontece com os alimentos a partir do momento que os ingerimos?
  • Que caminhos são trilhados pelos componentes da nossa dieta cotidiana depois da mastigação?
  • De que forma os mecanismos e recursos de que nosso corpo é dotado, reagem a medicamentos que colocamos em nosso organismo?

Discussão Pedagógica

A partir do filme trabalhar com os alunos a questão da higiene pessoal e os hábitos alimentares,pegando o personagem principal como referência a tudo o que não devemos fazer pode-se propor aos alunos que desenvolvam coletivamente respostas para o que podemos e devemos fazer para nos alimentarmos de forma mais adequada e os hábitos que devemos desenvolver para evitar que tenhamos doenças por falta de higiene.

Discussão de Conteúdo

O professor pode propor aos alunos que identifiquem os personagens do filme, os retratados na "Cidade de Frank", nos livros que falam sobre o corpo humano.

Dicas

Para saber mais sobre o filme:

  • http://www.adorocinema.com/filmes/osmosis-jones/osmosis-jones.htm
  • http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=2781
  • http://us.imdb.com/Title?0181739 (em inglês)

Habilidades

  • Explicar o processo de digestão;
  • Localizar os órgãos do sistema digestivo;
  • Aplicar normas de higiene do corpo;
  • Aplicar normas de higiene alimentar.

Dados adicionais

Autores:  

Monica Leandro da Silva

Duração:  

6 aulas

Nível:  

Ensino Fundamental II

Área:  

biologia

Tema:  

fisiologia

Tópico:  

processos físicos

Enfoques:  

Uso de material

Material Didático:  

Vídeos

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados