Atividades de Ciências da Natureza

Simulação: Efeitos Nocivos do Álcool

Abigail Ferreira Silva


Resumo

Esta aula tem por finalidade demonstrar os efeitos nocivos do álcool, principalmente no fígado que é o maior órgão do corpo humano uma das principais funções do fígado é a síntese de gordura sintetizando lipoproteínas, colesterol e fosfolipídios, que são os componentes essenciais das membranas plasmáticas. As células do fígado também usam colesterol para a produção da bile, substância química com capacidades digestivas.Uma das principais doenças do fígado é a cirrose que é uma doença crônica causada pela destruição das células, sendo irreversível se não for tratada a tempo, o processo leva à falência total do fígado e a morte. A cirrose ocorre mais frequentemente em alcoólatras, especialmene se sua dieta é pobre. O álccol, lesa diretamente a célula hepática, alterando seu metabolismo e provocando sua morte.O O metabolismo do etanol ocorre no fígado por trê enzimas que é responsável por cerca de 10% do metabolismo do álcool, este quando ingerido é absorvido rapidamente no estômago (20%) e intestino delgado (80%). A concentração plasmática máxima ocorre de meia hora até uma hora e meia após a ingestão.Esta aula visa alertar adolescentes do ensino fundamental II de acordo com os parametros curriculares para alunos da 8ª série como conteúdo que aborda sobre efeitos nocivos do álcool e drogas no organismo.

Objetivos

Com a finalidade de propor conhecimento do uso abusivo do álcool no organismo e em especial no fígado, este trabalho visa:- propor o conhecimento das funções do fígado.- despertar os alunos para os efeitos maléficos da bebida alcoólica- conhecer o efeito degenerativos sobre o uso constante do álcool.

Estrutura da Atividade

Antes de começar a atividade é necessário que se tenha uma aula prévia sobre o assunto, através de pesquisa em jornais, revistas, e também na elaboração de cartazes, pesquisa do consumo de álcool por adolescentes.Para a realização da atividade em sala de aula, demonstraremos por analogia o efeito do álcool em uma gema de ovo, que é uma célula macroscópica e rica em colesterol, o álcool agirá diretamente sobre a gema e após batermos com uma colher obsevamos que a gema do ovo fica um pouco endurecida e quanto mais álcool colocarmos mais dura ela fica.

Organização da Classe

Organizada em grupo de até quatro alunos para elaboração de cartazes, debate, e a experiência com a gema e o álcool.

Formas de Registro

Caderno para escrever a pesquisa realizada, cartazes,

Introdução

O tipo de álcool das bebidas é o etanol (ou álcool etílico), cuja estrutura molecular é CH3 – CH2 – OH.Há duas formas de produção dessas bebidas (por fermentação ou destilação), que se caracterizam por diferenças de concentração da substância. Nas bebidas fermentadas, como vinho e cerveja, o teor varia de 4% a 15%, ao passo que nas destiladas (uísque, pinga, vodca etc.) situa-se entre 40% e 90%.Quanto maior esse valor, mais rápida é absorção pelo organismo – ele entra na corrente sangüínea e, de início, provoca uma alteração nas células neurotransmissoras, dando origem a uma sensação de desinibição e euforia.Esse estado dura pouco se a pessoa continua a beber. Nesse caso, costuma ser sucedido por uma fase depressiva com falta de coordenação motora, podendo chegar, em caso de intoxicação grave, ao coma alcoólico e até mesmo à morte por insuficiência respiratória. O fato de atuar no sistema nervoso central explica por que o consumo de álcool pode se tornar um vício, levando a pessoa a procurar cada vez mais bebidas com teor alcoólico elevado, pois são rapidamente absorvidas. Os efeitos da ingestão exagerada estão relacionados à concentração de álcool no sangue (alcoolemia), que depende de como a bebida é tomada, porque o fígado, por onde se dá a eliminação da maior parte da substância, leva horas para realizar essa função. Apenas cerca de 5% a 10% do álcool ingerido são eliminados no ar exalado, na urina e no suor. Assim, beber algumas doses em curto intervalo de tempo ou em jejum produz aumento da alcoolemia sem que se inicie o processo de eliminação.No fígado ocorre a oxidação do etanol graças à ação da enzima álcool desidrogenase, que quebra as ligações eletrônicas do carbono com o hidrogênio produzindo um acetaldeído que depois se converte em ácido acético (vinagre).O consumo freqüente desencadeia a ação de outro sistema enzimático que provoca desequilíbrios metabólicos pela formação de radicais livres, responsáveis por problemas graves no fígado, como cirrose hepática.

Material

Cartolina para fazer cartazes, canetão ou caneta retroprojetor.Para eleboração da experiência:1 gema de ovo1/2 copo de álcool etílico;1 colher (chá) para mexer;1 copo de 200 ml.

Montagem

Cartazes devem se feitos em casa após pesquisa sobre o tema.Para experiência deve-se primeiro colocar somente a gema do ovo no copo e depois colocar o álcool aos poucos e ir mexendo com a colher, até perceber que a gema começou a ficar dura.

Procedimento

Após colocar a gema com o álcool o aluno perceberá o que acontece com a gema ( que é uma célula) é o mesmo que acontece com as células do nosso figado.E após o uso contínuo de bebida alcoólica?

Situação-Problema

O que os alunos pensam a respeito dos perigos inerentes do hábito beber? É possível que muitos mencionem os problemas do álcool ao volante, casos de violência ou coma alcoólico, todos relacionados, principalmente, ao consumo.

Hipóteses

Será que a gema do ovo,volta ao normal,após algum tempo? assim como as células do fígado se regeneram após a ingestão de bebida álcoolica?Será como ficam os outros órgãos com o uso constante de bebidas alcoólicas?

Elementos Para Testar as Hipóteses

Aulas explicativas do professor,livros didáticos de biologia,ciências, revistas científicas que explica todo o processo da digestão e metabolismo do álcool.

Ações dos Alunos

Em relação as ações dos alunos é importante que eles façam a pesquisa sobre bebida alcoólica e seus efeitos no organismo, assim também como os cartazes a fim de quando fizerem a experiência haja um maior questionamento sobre os malefícios sobre o uso do álcool.

Resultados

Espera-se que os cartazes explicativos e o processo com a gema do ovo, produzam neles uma "conscientização" do uso de bebida e que eles consigam imaginar que o fígado gordo(estatose hepática,hepatite, cirrose) é uma doença grave, causada por consumo exagerado de bebida alcoólica, além de outras doenças.

Conclusões Coletivas

Após os cartazes, o debate em sala de aula, as experiências vividas pelos alunos assim como a demonstração sirva para preveni-los dos males do álccol.

Questões

Quais diferenças entre as políticas de restrição ao consumo do cigarro e do álcool. Que motivos podem explicá-las? O que os alunos pensam a respeito dos perigos inerentes ao hábito de fumar e beber? Será que o cigarro também não provoca efeitos prejudiciais ou pior?E as drogas quais efeitos causam no organismo humano?

Discussão Pedagógica

Esta proposta pedagógica de aula está destinada para alunos de 8ª série do ensino fundamental de acordo com os parametros curriculares e proposta curricular a fim do aluno formular questões, realizar observações, descrever situações e até mesmo em intervir em situações reais, relacionando informações e processos com seus contextos e com diversar áreas do conhecimento.

Discussão de Conteúdo

Esta atividade visa propiciar aos alunos além da pesquisa feita por eles, também através de experimentos, busca-se uma maior reflexão deles sobre o organismo que é prejudicado por determinadas ações do próprio ser humano.Ajudando-o fixar melhor o conteúdo dado em aula.

Links

Referências

Dados adicionais

Autores: Abigail Ferreira Silva

Duração: 2 aulas

Nível: Ensino Fundamental II

Área: biologia

Tema: fisiologia

Tópico: bioquímica

Enfoques: Uso de material

Material Didático: Cartazes

Atividade Experimental: Simulação

Divulgação Científica: Revistas,Livros,Programas de TV,Jornal

Modelagem: Analogias

Software: Simulação

Como Obter

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