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Cromatografia de Papel em Laboratório Virtual de Química

Ricardo Tioei Itosu

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Resumo

Utilização para fins didáticos do laboratório virtual de um tutorial desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Temática Educacional da Univesidade de São Paulo - LAPEQ.

O experimento escolhido refere-se ao processo da cromatografia de papel.

Assim, por meio desta multimídia, o professor poderá dar oportunidade aos alunos a serem estimulados e desafiados para a investigação científica sobre o fenômeno observado.

Objetivos

Explorar o fenômeno para compreender as forças intermoleculares (forças van der Waals)

Estrutura da Atividade

Essa atividade será realizada na sala de informática da escola. O professor fornecerá aos alunos o site do LAPEQ a ser trabalhado.

Em seguida, acessar o link cromatografia de papel.

O aluno iniciará o experimento conforme os procedimentos apresentados pela atividade virtual.

Organização da Classe

Se o número de alunos for superior ao de computadores, é necessário dividi-los em dois ou três grupos para que haja, pelo menos, dois alunos por computador.

Formas de Registro

Anotação das observações no caderno para posterior debate em grupo na próxima aula.

Introdução

A cromatografia é uma técnica poderosa de separação de materiais que fornece informações quantitativas e qualitativas. Como exemplos a serem dados, graças a essa técnica, é possível imitar as essências florais com o estabelecimento das identidades e quantidades relativas dos componentes de uma fragrância; comparar amostras de fluidos; detectar drogas; testar a qualidade dos produtos e buscar evidência de vida em Marte.

Material

Micro-computador (PC) com acesso a internet.

Procedimento

Acessar o endereço eletrônico do LAPEQ. Efetuar o experimento no laboratório virtual de cromatografia de papel e registrar no caderno as observações relevantes. Realizar debate entre os alunos sobre os fenômenos observados.

Situação-Problema

Acerca das observações anotadas em aula, investigar o fenômeno em bibliografias específicas ou nos sites de pesquisa na internet e efetuar uma conclusão.

Hipóteses

Há uma força de atração que entre o solvente e os corantes. Enquanto o papel-filtro absorve o solvente, o soluto, que está presente na parte inferior da folha é transportado para o topo. Neste processo, pigmentos de alguns corantes são separados.

Elementos Para Testar as Hipóteses

Para que os alunos comprovem as hipóteses, é necessária investigação. Os alunos poderão efetuar a cromatografia de papel em laboratório tradicional. Além do baixo custo, os componentes são facilmente encontrados no comércio.


Figura 1

Ações dos Alunos

Durante a realização do expermento em laboratório tradicional, observar que, enquanto o papel-filtro absorve o solvente, os corantes são adsorvidos. A velocidade dos corantes dependerá da intensidade da força de atração entre as moleculas denominada forças intermoleculares ou forças de van der Waals.

Após a comprovação das hipóteses, os alunos efetuarão a conclusão.

Resultados

Os resultados dos alunos são comparados e discutidos no debate.

Conclusões Coletivas

Conclui-se a importância das forças intermoleculares na interação entre as moléculas para a separação de materiais.

Questões

As interações van der Waals são utilizadas no processo de descafeinização do café? Explique.

Discussão Pedagógica

Embora o experimento virtual demonstre procedimentos pré-definidos, o aluno tem liberdade em planejar a sua investigação científica com o objetivo de comprovar os resultados observados.

A exposição teórica sobre as forças intermoleculares será dada pelo professor após o debate. Analisar o "feed-back" dos alunos para aprimoramento do método de ensino-aprendizagem aplicado.

Discussão de Conteúdo

O método utilizado proporciona maior interesse do aluno em compreender a teoria e a importância dela nas relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

Dados adicionais

Autores:  

Ricardo Tioei Itosu

Duração:  

45 minutos

Nível:  

Ensino Fundamental II

Termos Científicos:  

Forças intermoleculares (forças van der Waals)

Área:  

química

Tema:  

fisico-quimica

Tópico:  

estrutura molecular

Enfoques:  

Uso de material

Material Didático:  

Projetos de ensino,Apresentações

Atividade Experimental:  

Simulação,Recursos computacionais

Modelagem:  

Simulações

Software:  

Animação

Internet:  

Páginas de conteúdo

 
 

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