Atividades de Ciências da Natureza

Estudo do Meio - no Meu Quintal Tem...

Dayana A. Brito dos Santos

Clique para ampliar

Resumo

O ensino de Ciências é capaz de abordar de diferentes assuntos utilizando-se de diversas facetas. A utilização do quintal como ferramenta de pesquisa apresenta uma maneira dinâmica e interessante de ensinar aos alunos noções ecossistêmicas.

Objetivos

  • Estimular o olhar científico ao cotidiano.
  • Estabelecer uma relação entre o conteúdo aprendido em sala e o que encontramos na natureza.
  • Elucidar a pesquisa através de estudo do meio.
  • Classificar animais e vegetais a partir das características de cada um.
  • Relacionar as características dos animais e vegetais ao ambiente em que vivem.
  • Promover habilidades de pesquisa e elaboração de apresentação.

Estrutura da Atividade

  • Estudo do meio e coleta na área externa da escola.
  • Análise de material coletado com auxílio da professora.
  • Estudo do meio e coleta no jardim de casa.
  • Pesquisa e análise do material coletado.
  • Apresentação.

Organização da Classe

Na primeira parte a sala deve ser divida em grupos de 4 a 6 alunos. A segunda etapa é feita de forma individual.

Formas de Registro

Os alunos deverão fazer registros de campo em uma caderneta.

Introdução

O principal objetivo do "estudo do meio" é demonstrar aos alunos a estreita relação que existe entre o que se aprende em sala e o que ocorre fora dela. A possibilidade de estabelecer esta relação representa um recurso didático que foge a metodologia formal e estimula o interesse dos alunos, de qualquer série, pelas Ciências.

A observação seguida de registros possibilita ao aluno a reflexão e divisão tanto dos animais quanto das pantas a partir de aspectos que os aproxima. Desta maneira o aluno cognitivamente acrescentará conceitos classicatórios em sua aprendizagem.

Material

  • Lupas
  • Pinças
  • Potes de coleta
  • Lápis e caderneta

Procedimento

Na primeira aula os alunos divididos em grupos deverão, monitorados pela professora, fazer um estudo do meio na parte externa da escola (jardim ou similar). Cada grupo deve coletar uma amostra animal e uma vegetal de sua escolha, fazendo anotações em suas cadernetas.

Na segunda aula a professora deverá ajudar cada grupo a analisar e classificar suas coletas e orientar quanto ao trabalho que deverão fazer em casa. Nesta etapa cada aluno deverrá fazer o estudo do meio no quintal de sua própria casa (se não for possível, pode ser em um local próximo a sua residência) e também fazer a coleta de uma amostra animal e uma vegetal encontradas neste local; fazer a análise destas amostras conforme a professora demonstrou em aula (podem ainda ser utilizados os conteúdos aprendidos em aulas anteriores, pesquisas bibliográficas e em materiais disponíveis na internet) e por fimim elaborar uma apresentação.

Na terceira aula cada aluno irá fazer uma breve apresentação dos resultados de sua pesquisa.

Ações dos Alunos

  • Realizar pesquisa de campo e coletas.
  • Fazer anotações de campo.
  • Analisar e classificar as amostras coletadas.
  • Elaborar e promover uma apresentação dos resultados.

Noções Científicas

  • Classificar insetos.
  • Classificar plantas.

Habilidades

  • Técnicas de pesquisa e coleta.
  • Trabalhar em grupo
  • Elaborar e realizar apresentações

Dados adicionais

Autores: Dayana A. Brito dos Santos

Duração: 3 aulas

Nível: Ensino Fundamental II

Área: biologia

Atividade Experimental: Atividades Investigativas,Instrumentos de observação

Estudo do Meio: Comunidades

Internet: Páginas de conteúdo,Ferramentas de pesquisa

Como Obter

Baixar Arquivo Pdf

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: