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Estudo do Meio: Aula Prática-Teórica do Corpo Humano: Sistema Digestório

Abigail Ferreira Silva, Edson Bastos, Fabiana da Silva Teixeira, Flavio Luiz Correa dos Santos, Hermon Reis

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Autores

Abigail Ferreira Silva, Edson Bastos, Fabiana da Silva Teixeira, Flavio Luiz Correa dos Santos, Hermon Reis

Resumo

A presente proposta de ensino, inicialmente preparada para a 7ª série, sugere a realização de uma aula prática-teórica na Estação Ciências (Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da USP), com o objetivo de, através da exposição de bonecos científicos, ensinar que o corpo humano é um conjunto de sistemas. Nesta aula após uma breve introdução da integração dos sistemas para a composição do organismo, será escolhido um sistema, o digestório, para a realização de uma abordagem mais detalhada. A presença de um monitor da Estação Ciências ajudará o professor. Nesta exposição há dois bonecos de modelos científicos, feitos de pano, de onde podem ser retirados os órgãos. Através destes o professor terá a liberdade de ensinar a função de cada um no sistema. Além de destacar a importância do bom funcionamento de cada órgão para a boa integração, e funcionamento, do sistema. Sendo está aula de orientação do Eixo Temático “SER HUMANO E SAÚDE” o professor também poderá abordar algumas doenças freqüentemente encontradas neste sistema. Desta forma orientar o aluno a cuidar de seu corpo, uma vez que este indivíduo passa a conhecer melhor o seu organismo

Para a realização desta aula o professor deve assistir uma palestra pedagógica de capacitação. Podendo ser agendada por telefone e de duração de aproximadamente 2 horas. Após assistir a palestra a escola pode marcar um horário para a visita com o roteiro incluso a exposição do corpo humano. A visita monitorada tem duração de 2 horas. Um grupo de até 20 alunos compõe uma equipe. Com um número superior a 20 alunos caberá ao professor acompanhar uma equipe e orientar o monitor a acompanhar a outra equipe de alunos. No roteiro pode ser inclusas outras visitas em diferentes áreas do conhecimento. Por esta razão o professor pode acompanhar as duas equipes, apresentando a uma enquanto a outra vista outra exposição. Caso queira ensinar ambas as equipes.

Objetivos

Desenvolver habilidades de leituras e visualizações através de modelos científicos que possibilitem ao aluno uma visão do corpo humano. Além de explorar a habilidade de produção de relatórios que visem atividades em grupos, referente a análise e compreensão do sistema digestório.

Estrutura da Atividade

Esta atividade deve se iniciada e terminada em sala de aula, sendo esta aula prática-teórica uma complementação da proposta de ensino referente ao corpo humano: e uma abordagem mais detalhada de um sistema, na nossa proposta o digestório. Após o ensino dos conteúdos teóricos esta atividade versará a habilidade da elaboração de um relatório abordando o ensino em sala, teórico, bem como o ensino desta atividade, prático-teórico. A seguir a estruturação desta atividade: 1. Inicialmente a proposta desta atividade sugere a divisão em grupos de 4 ou 5 alunos; 2. Para a produção do relatório caberá ao grupo realizar anotações durante a visita e contextualizá-las com as aulas e possíveis pesquisas, após a atividade, sobre o corpo humano: e o sistema digestório; 3. Também será proposta ao grupo a realização de desenhos sobre os órgãos do sistema digestório;4. Podendo ser a divisão do grupo em um desenhista, dois alunos anotando e um observando;5. A atividade a ser avaliada, sugestivamente, é a análise do corpo humano bem como a abordagem do sistema digestório. Sendo as outras áreas do conhecimento a ser visitadas na estação, caso seja interesse do professor, não inclusas na proposta. Um momento de entretenimento.

Organização da Classe

Devida às exigências da Estação Ciências caberá ao professor, caso seu grupo seja superior a 20 alunos, a divisão em equipes de até 20 alunos por equipe. Por esta razão o professor recebera a ajuda de mais de um monitor. Enquanto o professor aborda o ensino a proposta com uma equipe a outra vê outras exposições na estação. Ou o professor pode contar com a ajuda dos monitores. Conseqüentemente caberá ao professor a divisão das equipes em grupos de 4 ou 5 alunos para a realização da atividade proposta.

Formas de Registro

Produção dos relatórios realizados pelos grupos, anotações individuais dos alunos e sugestivamente o professor pode tirar fotos e elaborar um relatório sobre esta atividade e disponibilizá-la para a escola. A fim de que outros professores tenham acesso a este arquivo.

Introdução

O CORPO HUMANO: A anatomia e as funções dos órgãos do corpo humano são representadas por bonecos de modelos científicos e em painéis. Uma enciclopédia multimídia complementa as informações com o atlas da anatomia. Há uma exposição de dois grandes bonecos de pano, cujos órgãos internos podem ser retirados e manipulados pelos visitantes, permitindo a visualização de aspectos e a comparação de tamanhos entre esses órgãos. Há ainda a exposição de lâminas reais com a visão do corpo humano preservado em resina, material muito utilizado no estudo da medicina. A abordagem de um sistema que envolva a integração dos órgãos em questão possibilita ao aluno uma visão sistemática de sua composição. Sugestivamente o professor, com a ajuda do monitor, pode mostrar cada órgão do sistema digestório e explicar a sua função. Além de abordar a importância do cuidado com o corpo e abordar as doenças relacionadas a este sistema.

Material

Para a realização da atividade o aluno necessitara apenas de caderno, ou uma prancheta com folhas para anotações, lápis, caneta e borracha. Entretanto, sugerimos que o aluno leve seu lanche, ou ainda dinheiro para comprar, pois não é oferecido lanche gratuito no local.

Montagem

não há.

Procedimento

Após o encontro pedagógico realizado pelo professor, a escola ganha o direito de realizar visitas por um ano, deve o professor realizar o agendamento e a escolha do roteiro de visita. Neste roteiro deve ser incluso a visita da exposição do corpo humano. Cabendo ao professor solicitar ao monitor uma abordagem mais detalhada sobre o sistema digestório. As visitas podem ser agendadas de terça-feira à sexta-feira, sendo estes os dias letivos de aula. Ou ainda de sábado e domingo. A estação funciona dás 8h00min às 18h00min. E o valor do ingresso é de 2,00R$. O transporte é de responsabilidade da escola.

Situação-Problema

Explorar a habilidade de compreensão da composição dos sistemas para a formação do organismo. Além de destacar que os órgãos devem estar em pleno funcionamento para o bom desempenho do corpo.

Hipóteses

Como sugestão o professor pode fazer uma pergunta como: Cada conjunto de órgãos forma um sistema no corpo humano e qual a importância da composição destes sistemas? Cada órgão deve exercer uma função especifica para que o sistema digestório funcione perfeitamente no corpo?O que acontece se apenas um órgão não funcionar perfeitamente? Devemos cuidar bem do corpo para nos prevenirmos de doenças que prejudiquem os nossos órgãos, no caso os que compõem o sistema digestório?

Elementos Para Testar as Hipóteses

As aulas teóricas realizadas em sala antes desta atividade, as explicações fornecidas pelo professor, bem como a ajuda do monitor da estação, além da atividade experimental de montar e desmontar os bonecos científicos terão por finalidade atingir os objetivo, além de servirem como conteúdos que respondam as perguntas sugeridas como hipóteses.

Ações dos Alunos

Espera-se que os alunos façam as suas anotações para a realização do relatório pós-atividade. Entretanto é muito importante que os alunos assistam às aulas antes da atividade, como um pré-requisito, e após realizem pesquisas sobre a anatomia do corpo humano, bem como pesquisas sobre o sistema digestório: sua composição, seu funcionamento e os cuidados preventivos para evitar possíveis doenças.

Observações

Sugerimos que o professor recomende o material a ser consultado pelos alunos, evitando possíveis constrangimentos, podendo ser sites ou livros onde haja conteúdos didáticos referentes ao tema.

Resultados

A produção dos relatórios, espera-se um bom desempenho da parte dos alunos, uma possível discussão, que envolva os alunos e o professor, como objetivo de avaliar os pontos positivos e negativos da atividade. E por fim uma breve publicação do desempenho dos alunos, avaliando a importância desta atividade extra classe, com a realização desta atividade de ensino complementar.

Conclusões Coletivas

A avaliação dos relatórios, os resultados da discussão pedagógica envolvendo os alunos e o professor e por fim a avaliação da atividade para a contribuição da proposta pedagógica.

Questões

Sugerimos que ao termino desta atividade, contando com as aulas conclusivas realizadas em sala de aula pós-atividade, pode-se responder as seguintes questões: • A atividade trouxe algum aproveito para o ensino da proposta Corpo Humano: Sistema Digestório? • Podemos utilizar a elaboração e experiência desta atividade como exemplo para realização de outras atividades de diferentes áreas do conhecimento ?Outras questões podem ser criadas pelo professor, de acordo como seu objetivo.

Discussão Pedagógica

Levar os alunos para um a exposição do que foi dado em aula,além de estimular as visitas culturais à museus e centros de difusão cientìfica também ajuda eles fixar melhor o conteúdo dado em sala de aula, com demonstrações.

Discussão de Conteúdo

Referente à realização desta atividade para o enriquecimento pedagógico, bem como a inovação de metodologia de ensino, pretende-se tornar esta estratégia, o estudo do meio, um recurso didático a ser explorado com uma freqüência maior. Devido à ausência de laboratórios de anatomia nas escolas públicas, a presente atividade pode ser inserida nas propostas de ensino desta área do conhecimento e de outras áreas.

Dicas

Para o sucesso desta atividade recomendamos que o professor tenha uma média do tempo gasto da escola até a Estação Ciências, e saia com antecedência de pelo menos uma hora. Além de realizar as aulas antes e pós a atividade, pois os conteúdos a serem abordados não podem ser ensinados apenas em uma atividade.

Referências

http//:www.eciencia.usp.br acessado em 26 jum.2009

Habilidades

Como já mencionadas no objetivo às habilidades a serem desenvolvidas são: 1. Desenvolvimento de leituras, questionamentos e observações para a compreensão do corpo humano como um organismo; 2. Fazer o uso do conhecimento teórico para compreender as visualizações dos modelos científicos que possibilitem ao aluno a visão do corpo humano; 3. Explorar a habilidade de produção de relatórios que visem atividades em grupos, referente à análise e compreensão do sistema digestório.

Dados adicionais

Duração:  

A presente atividade terá duração de 2 horas, tendo seu inicio e fim em sala de aula.

Nível:  

Ensino Fundamental II

Área:  

biologia

Tema:  

fisiologia

Enfoques:  

Uso de material

Material Didático:  

Projetos de ensino

Atividade Experimental:  

Recursos audiovisuais

Divulgação Científica:  

Museus

Estudo do Meio:  

Museus

 
 

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