Atividades de Ciências da Natureza

Estudo do Meio: Visita ao Horto Florestal

Aline de Freitas Leal

Clique para ampliar

Resumo

A visita ao Parque Estadual Albert Löefgren, mais conhecido como Horto Florestal, tem por objetivo aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre as relações entre os seres vivos e o ambiente e instigar nos alunos a preocupação com a preservação do meio ambiente.

Objetivos

• Analisar a diversidade animal e vegetal do parque.

• Compreender as relações existentes entre a ação humana e as espécies em extinção da fauna e flora local.

• Conscientização ambiental.

Estrutura da Atividade

Organização da Classe

Grupos de dez alunos acompanhados por monitores.

Formas de Registro

Caderno ou caderneta.

Introdução

O Brasil apresenta grande variedade de plantas e animais, que são extremamente importantes para o equilíbrio da natureza. Entretanto, apesar de tamanha diversidade, não corresponde a abundância de espécies, principalmente pela interferência antrópica, com o desmatamento das florestas, a poluição das águas, o comércio ilegal de animais e a caça predatória são fatores que vêm exterminando muitos animais e diminuindo a riqueza de nossa fauna.

Todas as espécies possuem grande importância para os ecossistemas naturais, quando ocorre a extinção de alguma espécie, está pode resultar em graves desequilíbrios no meio ambiente.

O parque Horto Florestal, apresenta boa diversidade de fauna e flora. Abriga espécies ameaçadas de extinção como o Bugio Aloucatta, Caraya, A. fusca no lado da fauna, e na flora encontramos espécies como o Pinheiro-brasileiro, peroba-rosa, pau-brasil, cedro-rosa, jacarandá-da-bahia, braúna, sassafrás, bolsa-de-pastor, entre outras.

Os pinheiros plantados datam de 1896, são árvores altas e de folhagem escura que, plantadas em charcos, desenvolvem raízes acima do solo, conforme é possível observar nas ilhas existentes nos lagos. Estes, além da beleza na paisagem local, são fontes de água para as aves da região e habitat natural dos peixes.

Material

Caderno ou caderneta, lápis, borracha, caneta, etc.

Procedimento

Agendar visita monitorada para as atividades no Núcleo de Educação Ambiental, pelo telefone 2231-8555 ramal 2028 no horário das 08 às 17h, de segunda a sexta-feira. O parque funciona diariamente das 06h às 19 h. Ingressos gratuitos.

Ações dos Alunos

Anotações no caderno ou caderneta os ambientes observados, assim como desenhar as espécies animais e vegetais do parque.

Observações

O parque está localizado na Rua do Horto, n. 931. Na Zona Norte de São Paulo, CEP: 02377-000. Ocupando uma área de 174 halqueires, ao lado do Parque Estadual da Cantareira.

Resultados

O contato direto com a natureza propicia ao aluno maior interação com a mesma, o que refletirá em um individuo mais consciente, crítico e responsável, comprometido com o futuro da Sociedade.

Conclusões Coletivas

A importância da preservação do meio ambiente.

Dicas

Visitar site do parque no endereço: www.iflorestal.sp.gov.br.

Referências

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-extincao-das-especies/extincao-das-especies.php.

Dados adicionais

Autores: Aline de Freitas Leal

Duração: quatro horas

Nível: Ensino Fundamental II

Estudo do Meio: Parques

Como Obter

Baixar Arquivo Pdf

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: