Atividades de Ciências da Natureza

Filme: Ponto de Mutação

Adriano Ferreira Rocha, Camila Souza, Nathalia Lucas, Elene Souza, Caio Barros, Elaine Buffa


Resumo

O filme aborda um dialogo de três pessoas que embora tenham estilos de vida e pensamentos diferentes, são abertas a novas idéias. O dialogo dos personagens acontece em um castelo medieval na França.

Essas pessoas são americanas e fazem partes de núcleos sociais diferentes. O primeiro ator é um senador e ex candidato a presidência da republica (político). Ele se sente desmotivado com a política, argumentado não ter discurso próprio, tendo que repetir os discursos que seus acessores escrevem ou dizer o que as pessoas querem ouvir. O segundo ator é um professor de literatura e escritor (poeta) que se sente na crise de meia idade. Ele veio para a França para fugir da competitividade das grandes cidades. A terceira é uma cientista especialista em Física que vive uma crise existencial ao ver a intenção do uso militar em sua pesquisa.

O político frustrado com a visão de política dos EUA, liga para o amigo (poeta) que mora na França e seu amigo acaba oferecendo uma estadia para ele, a fim de fazê-lo esquecer um pouco da sua rotina. Ao chegar à França os dois amigos vão visitar um castelo medieval. Lá eles encontram a cientista em uma sala onde se encontra um imenso relógio antigo, que se torna o ponto inicial de toda discussão.

A cientista é convidada a entrar na conversa que o poeta e o político estão tendo sobre o relógio. Logo que ela entra na conversa ela faz uma dura critica sobre a maneira cartesiana em que os políticos de modo geral vêem a natureza. Ela afirma que os políticos descrevem a natureza assim como Descartes descrevia, como um relógio onde é possível reduzir ao monte de peças onde analisado cada parte é possível entender o todo. Ela crítica dizendo que essa idéia é antiga e ultrapassada e que devemos mudar essa visão de mundo. O mundo tem que ser visto como um todo através das relações existentes entre cada objeto que compõem a natureza e que fazemos parte dessas relações. A cientista afirma que se devem abrir os horizontes para modelos sistêmicos, escapando do conforto dos processos, onde temos o controle, mas muitas vezes não a compreensão. Não se pode olhar separado os problemas globais tentando entendê-los e resolve-los separadamente. Devem-se entender as conexões para depois resolver os problemas. Com isso se consegue pensar em um mundo com crescimento sustentável com melhores condições para todos.O político discute e até aceita algumas idéias da cientista, mas a grande questão que ele aponta é: como concretizar essas idéias na política, como fazer com que as pessoas (os eleitores) consigam entender. A resposta da cientista é simples: Mudando nossa maneira de ver o mundo.Nessa resposta se consegue percebe a transversalidade da educação ambiental e a importância de ser discutido em redes de ensino interdisciplinarmente, sendo trabalhada como uma grande teia ligadas a diferentes disciplinas, a fim de analisar um fenômeno.

para assistir o filme:

Objetivos

Trazer aos alunos conceitos de desenvolvimento sustentabilidade.

Estrutura da Atividade

  • Assistir o filme com os alunos
  • Propor que os alunos fassam uma resenha sobre o filme
  • Discutir com os alunos os assuntos envolvidos.

Organização da Classe

A atividade da produção da resenha deve ser feita individualmente. A discursão pode ser realizada na sala de aula com as cadeiras disposta em circulo.

Montagem

O filme tem o tempo de 1h50min, sendo necessário um pouco mais de duas aulas. O tempo restante será dividido entre a atividade dos alunos fazerem a resenha e a discursão do filme.

Procedimento

Com a análise do filme, sugerismo que se inicie uma discursão sobre evolução tecnológica e sutentabilidade.

Situação-Problema

Umas das maiores preocupações do filme é a questão ambiental e o desevolvimento econômico. É possível atender as necessidades da sociedade atual sem comprometer as gerações futuras de atenderam suas próprias necessidades e sem comprometer o desenvolvimento econômico e tecnológico?

Dados adicionais

Autores: Adriano Ferreira Rocha; Camila Souza; Nathalia Lucas; Elene Souza; Caio Barros; Elaine Buffa

Duração:

4 aulas.

Área: física; educação ambiental

Enfoques: Uso de material

Material Didático: Vídeos

Como Obter

Baixar Arquivo Pdf

O CiênciaMão é um repositório de recursos para a educação em ciências produzido pelo grupo de pesquisa Interfaces, da EACH-USP e da UNIFESP Guarulhos e Diadema. Os itens são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes da coordenação do projeto.

Financiamento e apoio:

Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados