Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Filme Sobre o Uso Racional da Água: Super H2O

Hermom Reis Silva

Resumo

Super H2O é um filme destinado ao ensino do uso racional da água. De classificação livre o filme pode ser exibido para crianças de todas as séries, especificamente para de 5ª e 6ª séries do ensino Fundamental II. Com duração de 15 minutos, o filme conta a história de um menino que aprendeu desde cedo à importância da água para o nosso planeta. Junto com outros personagens ele protege os rios e a qualidade da água potável. Além de ensinar a importância de não desperdiçar. Ou seja, através de um desenho o professor pode iniciar o ensino do uso racional da água. Despertando nas crianças,à partir desta estratégia lúdica, um olhar crítico para a preservação da água potável.


Figura 1 - Filme Super H2O

Objetivos

Introduzir os alunos no estudo do uso racional da água, bem como a importância de sua preservação para a qualidade de vida.

Estrutura da Atividade

Antes da exibição do filme o professor pode questionar os alunos de maneira, a saber, qual é o conhecimento da sala em relação ao o uso racional da água. Em seguida criar algumas questões sobre o uso racional que podem ser respondidas através da reflexão do filme. Em seguida exibir o filme. Após o filme requerer que os alunos respondam as questões. Por fim propor uma discussão em grupo a respeito do uso racional da água e sua importância para a preservação da água potável.

Organização da Classe

A sala pode esta dividida em pequenos grupos que proporcione uma melhor observação do filme, ou em duplas, ou de maneira individual.

Formas de Registro

Um dos registros serão as questões referentes ao uso racional da água respondidas pelos alunos durante a atividade.

Introdução

Como apresentado na estrutura da atividade, o professor pode iniciar a atividade questionando os alunos sobre o que eles sabem sobre o uso racional da água, qual a sua importância para a preservação dos recursos hídricos voltados para o consumo entre outras questões. Após as respostas dos alunos o professor pode criar algumas questões, sendo estas relativas às concepções alternativas, vivenciadas nas respostas dos alunos. O professor deve relacionar as questões com a atividade, ou seja, com a exibição do filme. De maneira que os alunos consigam através da reflexão do filme responder as questões. Logo após o filme o professor deve solicitar que os alunos respondam as questões. E em seguida propor um diálogo entre as respostas concluindo com a mudança conceitual referente ao uso racional da água.

Material

O filme e materiais como folhas e cadernos para que os alunos respondam as questões.

Montagem

Não há.

Procedimento

O professor pode adquirir o filme gratuitamente através da entrega de um DVDR no endereço R. Costa Carvalho, 252, Pinheiros, CEP 0529000, São Paulo. Após entregar o DVDR o professor pode retirar uma cópia do filme Super H2O. Além destes há outros 3 vídeos sobre a água. Para retirada destes o professor deve seguir o mesmo procedimento para cada filme. Maiores informações podem ser adquiridas no email; vídeo@sabesp.com.br ou pelo telefone (011) 3388-8342.

Situação-Problema

Sobre o uso racional;

  • Qual a importância desta ação para a preservação dos recursos hídricos, para o consumo, de sua cidade, estado e de seu país?

    Hipóteses

    Sugiro que crie hipóteses após o questionamento sobre o que o aluno sabe do Uso racional da água.

    Elementos Para Testar as Hipóteses

    Que os elementos para testar as hipóteses possam ser encontrados na leitura do filme.

    Ações dos Alunos

    Realizarem a leitura do filme e responderem as questões sobre o uso racional da água.

    Observações

    Ao criar as questões sobre o Uso racional da água o professor deve desenvolver estratégias que atraia o aluno. De maneira a tornar significativa esta proposta de ensino.

    Resultados

    Os resultados serão as questões desenvolvidas pelos alunos, bem como uma avaliação da atividade e seu aproveitamento para a construção do conhecimento.

    Conclusões Coletivas

    Como uma das etapas conclusivas desta atividade, sugiro que o professor realize um roda de bate-papo com seus alunos e aborde os ponto positivos e negativos desta atividade.

    Questões

    Pode-se pensar em questões como:

  • Qual a importância de se estudar o uso racional para a preservação da água potável?
  • Qual a importância das matas ciliares, e da vegetação para a existência de um rio?

    Discussão Pedagógica

    O professor pode produzir um relatório com uma análise do aproveitamento final desta atividade.

    Discussão de Conteúdo

    O professor pode sugerir, após os resultados, esta estratégia a outros professores.

    Dicas

    Antes de utilizar o filme requerer dos alunos uma pesquisa sobre o uso racional da água.

    Referências

    SILVA, H. R; YNOUE, R. Y. A Importância da Educação nas Escolas do Uso Racional da Água. Programa Ensinar com Pesquisa da Pró-Reitoria de Graduação da USP. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, 2007.

    SILVA, H. R; YNOUE, R. Y. A. Projeto Gota Legal – Educação Ambiental. Programa Ensinar com Pesquisa da Pró-Reitoria de Graduação da USP. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, 2008. SABESP. SUPER H2O O DEFENSOR DA NATUREZA. São Paulo, 2005.

    Noções Científicas

    A distribuição da água doce no mundo, no Brasil e em seu estado. Bem como a definição do uso racional segundo os cientistas e pesquisadores.

    Habilidades

  • Realizar leituras de filmes e correlacionar com o cotidiano;
  • Compreender e praticar o uso racional da água de maneira a preservá-la como um bem de extrema importância.

    Dados adicionais

    Autores:  

    Hermom Reis Silva

    Duração:  

    A durabilidade pode variar entre 1 e 2 aulas, ou mais.

    Nível:  

    Ensino Fundamental II

    Área:  

    Ciências

    Tema:  

    Água

    Tópico:  

    Uso racional da água

    Enfoques:  

    Uso de material

    Material Didático:  

    Vídeos

    Artes:  

    Filmes e Seriados

  •  
     

    O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

     

    EFLCH
    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

     

    EACH
    Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Financiamento e apoio:


    UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
    Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados