Atividades de Ciências da Natureza

Tectônica de Placas

Camila Souza

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Resumo

A Teoria da Tectônica de placas originou se a partir da Deriva Continental e da expansão dos fundos oceânicos. Segundo esta teoria,sobre a astenosfera movimenta se a litosfera,esta é dividida por placas conhecidas como placas tectônicas,que deslizam por causa das correntes de convecção no interior da Terra. Estas movimentações permitiram a formação dos continentes a partir do Pangéia, continente que existiu durante a era Mesozóica.

Objetivos

Permitir com o uso de analogias e simulações que o aluno compreenda a tectônica de placas

Introdução de conceitos geológicos

Compreensão que a Terra apresenta sistema dinâmico interno e externo

Estrutura da Atividade

Divisão dos alunos em pequenos grupos

Apresentação dos materiais

Registro dos conceitos e informações apresentados durante a aula

Divisão em grupos

Cada grupo receberá o material que fará analogia ao sistema Terra e poderá manuseá lo para compreensão da movimentação das placas

Organização da Classe

Pequenos grupos

Formas de Registro

Registro de conceitos no caderno

Introdução

A Terra é formada por várias camadas, as três principais são: núcleo, manto e crosta.A Teoria da Tectônica de Placas apresenta o Planeta dividido em várias placas,de diferentes tamanhos,estas flutuam, movimentam se frequentemente sobre o magma.Esta movimentação deu origem a divisão dos continentes e dá origem aos dobramentos modernos,que são as montanhas mais recentes,além de também poder causar terremotos,derramamento de lava vulcânica etc.

Material

Travessas de vidro transparente

Gelatina de cor vermelha(diluida em pouca água)

Biscoitos de água e sal quebrados de forma irregular e outros mantidos inteiros

Montagem

Dentro da travessa transparente deve ser colocada a gelatina vermelha,e sobre esta distribuidos os diferentes tamanhos de biscoito,boiando sobre este liquido viscoso.

Procedimento

Cada grupo deve possuir os materiais travessa,gelatina vermelha dissolvida em pouca água e pedaços de biscoitos irregulares.A travessa deve ser compreendida como o sistema interno da Terra, o liquido viscoso vermelho representa o magma,e os biscoitos de diferentes tamanhos remetem as placas de diferentes tamanhos que flutuam sobre o magma.O aluno precisa mover a travessa lentamente e depois mais rápido,com esta ação perceberá que os biscoitos se movimentam sobre a gelatina,alguns se sobrepõe,em outros locais formam vãos e a gelatina consegue escorrer sobre os biscoitos.Todos estes fatos podem ser remetidos respectivamente a movimentação das placas tectônicas,o surgimento de montanhas e o extravasamento de magma.

Ações dos Alunos

Montagem dos materiais

Observação,análise e construção de novos conceitos

Registro do tema abordado no caderno

Habilidades

compreender a matéria por analogias

Trabalho em grupo

Dados adicionais

Autores: Camila Souza

Duração: 1 aula

Área: geociências

Atividade Experimental: Materiais alternativos

Modelagem: Analogias

Como Obter

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