Atividades de Ciências da Natureza

Atividade no Museu da Língua Portuguesa Para Auxilio na Alfabetização Científica

Ricardo Tioei Itosu, Fradman Sampaio Bertucci, Juliano Julival dos Santos

Clique para ampliar

Resumo

O Museu Língua Portuguesa, localizada na cidade de São Paulo, especificamente no bairro da Luz, é um espaço vivo que valoriza a nossa cultura e a História como nação.

Esse espaço pode ser utilizado para que o aluno entenda a importância da língua portuguesa como principal ferramenta para compreensão, neste caso específico, do estudo das Ciências da Natureza.

Além da correta utilização das normas gramaticais, a literatura é uma poderosa ferramenta de auxílio para a compreensão da Ciências Naturais.

Objetivos

Provocar interesse do aluno pela língua portuguesa para que o professor de Ciências promova a alfabetização científica.(figura 1)


Figura 1

Estrutura da Atividade

Relacionamento da exposição com o contexto social e com a Ciência atual.

Organização da Classe

Formação de grupos de cinco alunos.

Dois grupos, no máximo, participarão da visita acompanhados por um professor para evitar tumultos durante a visita.

Formas de Registro

Cada grupo anotará as observações interessantes e importantes. Os dados servirão para a produção de um relatório científico, como exemplo, a utilização de uma poesia ou prosa.

Introdução

Museu é um nome que tem origem grega, mouseion, que significa Templo das musas. Transformado o termo para o latim, museum, que tem como significado gabinete de literatos.

O local museu é espaço tem como destino abrigar ou reunir exposições de obras de arte de peças e coleções científicas de objetos históricos antigos.

Existem inúmeros museus pelo mundo, sendo os mais conhecidos:

  • Museu do Louvre (Paris-França)
  • Museu Britânico(Londres-Ingraterra)
  • Museu do Prado(Madri-Espanha)
  • Museu do Vaticano(Roma-Itália)
  • Museu dos Coches(Lisboa-Portugal)
  • Museu dos Oficios (Florença-Itália)
  • Museu de Cera(Londres-Inglatera)
  • Museu de Colônia(Colônia-Alemanha)
  • Museu da Academia de Belas Artes (Veneza-Itália)
  • Museu de Viena(Viena-Áustria)
  • Museu de Haia(Haia-Holanda)
  • Museu do Hermitage(Leningrado-Rússia)
  • Museu de Arqueologia(Cidade do México-México)
  • Museu Metropolitano de Arte(Nova York-USA)
  • Museu Nacional(Rio Janeiro)
  • Museu do Ipiranga(São Paulo)

    A atividade realizada no Museu de língua Portuguesa permitirá que os alunos compreendam a importância da língua para compreender melhor as Ciências.

    Próximo a estação CPTM Luz, o museu foi surgiu da parceria da Secretária da Educação com a Fundação Roberto Marinho.

    Situação-Problema

    É possível compreender Ciências sem o conhecimento da linguagem?

    Hipóteses

    A Ciências não pode ser útil a sociedade caso não haja transmissão do conhecimento. Para isso é necessário que a linguagem utilizada possa interpretar corretamente os sígnos verbais do emissor para o receptor.

    Elementos Para Testar as Hipóteses

    Há obras literárias com conteúdo científico?

    Ações dos Alunos

    Os alunos devem consultar obras literárias em bibliotecas ou na internet.(figura 2)


    Figura 2

    Observações

    • Museu da Língua Portuguesa
    • Praça da Luz, s/nºCentro - São Paulo - SP
    • tel (11) 3326-0775 ou e-mail museu@museudalinguaportuguesa.org.br

      Resultados

      O resultado final será analisado em conjunto na sala pelo professor. Em seguida, a entrega dos relatórios.

      Nas aulas posteriores, conforme correção dos relatórios, o professor efetuará opiniões em relação as dificuldades dos alunos durante o estudo do meio.

      Conclusões Coletivas

      O professor esclarecerá as dúvidas dos alunos e, posteriormente, entregará os relatórios aos grupos com as notas e as observações.

      Discussão Pedagógica

      A língua é usada para transmissão de conhecimento.


      Figura 3

      Dados adicionais

      Autores: Ricardo Tioei Itosu, Fradman Sampaio Bertucci, Juliano Julival dos Santos

      Duração:

      O tempo de visita será estabelecido conforme o período de apresentação do monitor do museu.

      Nível: Ensino Fundamental II

      Enfoques: Desenvolvimento de material

      Material Didático: Vídeos

      Divulgação Científica: Museus

      Artes: Fotografia

      Estudo do Meio: Museus

      Internet: Pesquisa de imagem

      Como Obter

      Baixar Arquivo Pdf

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: